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/ / Gerador de Leads: 19 Melhores Ferramentas de Captação de Leads Qualificados para seu Site

Buscar pelo gerador de leads certo pode ser a chave para o sucesso de sua estratégia de marketing digital.

Você não precisa estourar seu orçamento investindo em todas as ferramentas possíveis, apenas nas certas. 

Por meio delas, será possível criar landing pages, chatbots e tudo o que você precisa para seu cliente em potencial se aproximar de sua empresa.

Pensando nisso, separamos aqui as 19 melhores ferramentas de captação de leads qualificados para o seu site.

Vamos lá!

O que são Leads e o que é Geração de Leads?

O que são Leads e o que é Geração de Leads?

Leads são os usuários que forneceram seus dados de contato e informações pessoais para uma empresa. 

A partir disso, podemos definir a geração de leads como uma estratégia desenvolvida pela empresa visando captar esses contatos, ou seja, os leads.

Leia também: Marketing Leads: O que é Lead e Como Gerar Leads em 2023

Quais são as Principais Formas de Gerar Leads?

Quais são as Principais Formas de Gerar Leads?

Existem diversas estratégias no mundo do marketing digital para aumentar a geração de leads. Vamos a algumas delas:

E, além desses métodos tradicionais, você já deve ter ouvido falar também nas listas de leads ou em aplicativos para gerar leads gratuitamente. A seguir, vamos mostrar porque essas não são as formas ideais de fazer a sua captação.

Leia também: Tráfego Pago e Orgânico: Qual Gera Mais Resultado?

Qual é o Perigo das Listas de Leads?

Como conseguir lista de leads grátis?

As listas de leads são um método que, por mais que possa ser considerado mais fácil, pode trazer prejuízos ao seu negócio.

Vamos por partes para facilitar seu entendimento. 

As listas de leads nada mais são do que planilhas com milhares de contatos de usuários reais captados por outras empresas. Até aí tudo parece perfeito, porém, vamos aos riscos e desvantagens:

  • Não são leads qualificados – os leads dessas planilhas são aleatórios, é muito provável que nem sequer passem perto de precisar do que o seu negócio oferece. 
  • Seu e-mail vira spam – sabe aquele seu primeiro e-mail de contato? Pois bem, ele vai virar spam, porque o lead não faz ideia de como você conseguiu o contato dele.
  • Muitos e-mails sequer existem – os e-mails que estão nesta lista de leads podem ser falsos, inventados apenas para chamar sua atenção.
  • Empresas especializadas não trabalham com isso – não há empresas sérias e especializadas que utilizam lista de leads, porque eles sabem que o retorno é baixo e pode haver prejuízo.

Quais Passos Tomar Antes de Iniciar a Captação de Leads?

Quais passos tomar antes de iniciar a captação de leads

Antes mesmo de investir nas plataformas de geração de leads, você precisa:

  1. Definir o seu objetivo conforme as etapas do funil de vendas;
  2. Determinar as ofertas para geração de leads;
  3. Definir onde a captura dos leads vai acontecer;
  4. Integrar suas plataformas;
  5. Divulgar suas iscas;
  6. Monitorar e ajustar sua captura de leads.

Qual a Importância de Gerar Leads Qualificados?

Qual a importância de gerar leads qualificados?

Ao gerar leads qualificados você:

  • Consegue o contato completo de potenciais clientes;
  • Entende os interesses dos visitantes de seus canais;
  • Cria uma comunicação direta por e-mail ou WhatsApp;
  • Nutre no tempo certo os leads até o momento da venda;
  • Mantém o pipeline de vendas com diversas oportunidades;
  • Vende com mais recorrência e volume.

O que é um Gerador de Leads?

O que é um Gerador de Leads?

O gerador de leads, ou a ferramenta para captação de leads, é um software que automatiza, otimiza e organiza o processo de atração e captação de leads. Com isso, podemos dizer que ela afeta diretamente a estratégia de marketing da marca.

Existem alguns tipos de gerador de leads no mercado, como vamos abordar logo em seguida, então, quando for escolher uma ferramenta, considere os pontos:

  • Quantidade de recursos disponíveis na ferramenta;
  • Potencial de Retorno sobre o Investimento (ROI);
  • Qualidade do User Experience (UX);
  • Casos de sucesso da marca no seu segmento;
  • Capacidade de integração com outros sistemas.

Quais são os Principais Geradores de Leads do Mercado?

Agora que você já sabe o que é gerador de leads e sua importância, vamos às 19 melhores ferramentas de captação de leads qualificados para o seu site!

Para facilitar, separamos a lista em 6 categorias:

  1. Chatbots;
  2. Botão do WhatsApp;
  3. Construtores de Landing Pages e Formulários;
  4. Criadores de Pop-Ups;
  5. Plataformas de Anúncios;
  6. Ferramentas de Prospecção Ativa.
 Leia também: 18 Exemplos de Plataformas Para Captar Clientes Online – E seus Benefícios

1. Chatbots

Os chatbots são ferramentas com diversas funcionalidades, mas existem tipos de chatbots com a função específica de geração de leads. Essas ferramentas funcionam por meio de textos e roteiros pré-definidos, gerando conversas automatizadas.

E fique atento, porque alguns desses chatbots são novidades que vêm gerando cada vez mais resultados no mercado global. Conheça alguns dos nomes mais proeminentes nesse universo abaixo.

 Leia também: Como Gerar Leads para Corretores de Seguros – Guia completo

Leadster

Leadster

O chatbot da Leadster conta com uma estratégia de marketing conversacional focada em aumentar os resultados das vendas e do marketing. 

Esta ferramenta pode aumentar em até 3x a geração de leads e a taxa de conversão dos seus sites e landing pages.

Como diferenciais podemos falar da abordagem ativa, personalização de conversas, testes A/B, dashboard com métricas de desempenho, qualificação automática de leads e integração com mais de 200 ferramentas. 

  • Avaliação no B2B Stack: 4.9/5
  • Capterra: sem avaliações
  • G2: sem avaliações

Quer ver como funciona? Converse com o chatbot abaixo!

Intercom

Intercom

O chatbot da Intercom oferece suporte, engajamento e marketing conversacional. Algumas de suas funcionalidades além da captação de leads são: live chats e bots de suporte ao consumidor que podem ser aplicados no WhatsApp, Twitter, Facebook e Instagram.

  • Avaliação no B2B Stack: 4.5/5
  • Avaliação no Capterra: 4.5/5
  • Avaliação no G2: 4.4/5

Landbot

Landbot

A escolha de marcas como Uber, LG e L’Oreal, o Landbot também é um chatbot focado em  marketing e vendas.

Fora os textos convencionais, a ferramenta permite o uso de outras mídias, como vídeos, imagens e GIFs.

Lembrando que ela pode ser usada no site, Facebook Messenger e WhatsApp.

  • Avaliação no Capterra: 4.5/5
  • Capterra: sem avaliações
  • Avaliação no G2: 4.7/5

2. Botão do WhatsApp

O Botão do WhatsApp é uma ferramenta para direcionar os visitantes do site para um canal de contato direto.

Algumas de suas vantagens são:

  • Estar presente no aplicativo de mensagens com maior abrangência global;
  • Mais agilidade no contato com o cliente;
  • Construção de sua base de leads para vender mais.
 Leia também: Como Gerar Leads para Energia Solar – Dicas e Estratégias

Leadster

Leadster

Além do chatbot, a Leadster oferece também um botão do WhatsApp interativo e gratuito para seu site.

Com ele, você pode aumentar sua geração de leads, receber contatos no número que desejar e ter resultados em tempo real.

Isso tudo de maneira gratuita, rápida e com facilidade.

  • Avaliação no B2B Stack: 4.9/5
  • Capterra: sem avaliações
  • G2: sem avaliações

RD Station

RD Station

Também de maneira simples e rápida, você consegue criar o botão do WhatsApp com a RD Station.

A empresa promete facilitar o contato com o visitante, aumentar a confiança dos usuários e otimizar o tempo. Avaliações da plataforma como um todo:

  • Avaliação no B2B Stack: 4.7/5
  • Capterra: 4.1/5
  • G2: 4.7/5

Adamante

Adamante

O Adamante disponibiliza a criação do botão de WhatsApp em seu site, para colocar através do código gerado.

Ele explica que a ferramenta é um CSS simples que usa media queries para exibir dois links diferentes: um que abre o WhatsApp Web e outro que usa a API do WhatsApp.

  • Avaliação no B2B Stack: sem avaliações
  • Capterra: sem avaliações
  • G2: sem avaliações

3. Construtores de Landing Pages e Formulários

Nossa próxima ferramenta ou aplicativo para gerar leads são os construtores de landing pages e formulários.

As Landing Pages são ótimas aliadas para o lançamento de campanhas e para a captação de leads. Para ter sucesso em sua LP, confira essas dicas:

  • Destaque o CTA;
  • Vá direto ao ponto;
  • Mostre os benefícios;
  • Crie páginas responsivas;
  • Utilize o marketing conversacional.

Os formulários, por sua vez, mesmo sendo ainda utilizados para captar dados, são ferramentas que datam da origem da internet, e já não chamam mais a atenção do visitante no site, além de serem estáticos e muitas vezes gerarem leads desqualificados. Entenda 4 motivos do porquê formulários estão mortos.

Assim, confira agora algumas das melhores ferramentas de landing pages!

Unbounce

Unbounce

O foco da Unbounce são Landing Pages otimizadas e com possibilidade de testes A/B.

A ferramenta possibilita a construção das páginas através do editor “Smart Builder”, prometendo melhorar as taxas de conversão.

  • Avaliação no B2B Stack: 5/5
  • Capterra: 4.6/5
  • G2: 4.4/5

Instapage

Instapage

Por meio do editor drag-and-drop, o Instapage possui cerca de 70 templates para criação de Landing Pages. Além disso, a ferramenta oferece funcionalidades como testes A/B, otimização de página e integração com plataformas de marketing e vendas.

  • Avaliação no B2B Stack: sem avaliações
  • Capterra: 4.5/5
  • G2: 4.3/5

Leadpages

Leadpages

Além das landing pages, a Leadpages possibilita a criação de sites, pop-ups e barras de alerta.

  • Avaliação no B2B Stack: sem avaliações
  • Capterra: 4.6/5
  • G2: 4.2/5

4. Criadores de Pop-Ups

Os pop-ups são janelas que se sobrepõem ao site ou página visitada, com linguagem objetiva e com um CTA forte.

Essa ferramenta serve para:

  • Divulgar publicações, eventos e novidades sobre a marca;
  • Promover conteúdos exclusivos;
  • Fazer ofertas de produtos e serviços;
  • Manter o usuário na página por mais tempo;
  • Despertar sensação de urgência no visitante;
  • Captar dados e gerar leads;
  • Direcionar para uma página específica.

Vamos agora às melhores ferramentas de pop-up no site!

OptinMonster

OptinMonster

OptinMonster é um plugin que permite o gerenciamento diretamente pelo dashboard do WordPress, além de proporcionar a criação e monitoramento de pop-ups para conversão de leads no site.

  • Avaliação no B2B Stack: 4.2/5
  • Capterra: 4.2/5
  • G2: 4.2/5

ConvertFlow

ConvertFlow

Definido como uma ferramenta de conversão para websites, o ConvertFlow oferece a criação de pop-ups, formulários, landing pages, sticky bars e pesquisas com usuários.

  • Avaliação no B2B Stack: sem avaliações
  • Capterra: 4.5/5
  • G2: 4.4/5

Popt.in

Popt.in

O Popt.in é uma plataforma de captura de clientes potenciais que auxilia na conversão de visitantes em leads por meio de pop-ups e widgets inteligentes.

  • Avaliação no B2B Stack: 4.5/5
  • Capterra: 4.5/5
  • G2: 4.4/5

5. Plataformas de Anúncios

A mídia paga vem ganhando cada vez mais espaço no mundo do marketing. Ao contrário do alcance orgânico, o tráfego pago apresenta resultados mais rápidos, agindo como um “empurrãozinho” inicial na geração de leads.

Algumas das principais plataformas de anúncios contam ainda com o formato “Lead Ads”, em que a captação dos contatos pode ser feita na própria ferramenta, sem necessidade de direcionar o usuário até o site.

O Google Ads possibilita a criação de anúncios online em diferentes formatos.

Ele aproveita a rede de pesquisa, rede de display, YouTube, Google Shopping e outros aplicativos.

Não é  à toa que é a estratégia que dá mais resultado para muitos segmentos, conforme vemos em nosso Panorama de Geração de Leads.

Taxa de conversão por canal - oogle Ads

Essa ferramenta é interessante para atingir usuários que já têm alguma intenção de compra.

  • Avaliação no B2B Stack: 4.6/5
  • Capterra: 4.5/5
  • G2: 4.3/5

Facebook Ads

No Facebook Ads você pode criar campanhas de mídia paga para Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger, já que todas essas redes pertencem ao grupo Meta.

A ferramenta pode ser explorada especialmente para produtos que não possuem um alto volume de buscas no Google

  • Avaliação no B2B Stack: 4.2/5
  • Capterra: sem avaliações 
  • G2: sem avaliações

LinkedIn Ads

Por fim, com o LinkedIn Ads você utiliza diferentes formatos de anúncios, segmentações e formas de pagamento, otimizando campanhas na rede. 

Lembre-se que esse canal possui um público mais influente, maior segmentação e maiores conversões no setor B2B.

  • Avaliação no B2B Stack: 4.5/5
  • Capterra: 5/5 
  • G2: sem avaliações
 Leia também: Como Gerar Leads B2B? As Estratégias Mais Atuais

6. Ferramentas de Prospecção Ativa

A prospecção ativa envolve a pesquisa, a identificação e a construção de um relacionamento com consumidores que correspondem ao perfil de cliente ideal

Alguns especialistas levantam desvantagens como: contatos incompletos e desatualizados, leads desqualificados, pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa, baixa probabilidade de fechar negócio, além de muitas dessas ferramentas irem à contramão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Porém, em certos casos, onde você pesquisa sobre o cliente e o qualifica conforme a necessidade de sua empresa, pode funcionar muito bem – ainda mais utilizando as ferramentas certas, como veremos abaixo!

LinkedIn Sales Navigator

LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn Sales Navigator é uma ferramenta para prospecção de vendas e relacionamento com possíveis clientes.

Ele permite que o usuário crie campanhas de segmentação, acompanhe atualizações de leads e empresas, além de fazer o primeiro contato e interagir com clientes em potencial.

  • Avaliação no B2B Stack: 4.5/5
  • Capterra: 4.7/5 
  • G2: 4.3/5

Ramper

Ramper

A Ramper é uma plataforma de e-mails que automatiza várias etapas da prospecção de leads

Através da plataforma também é possível automatizar processos de outbound e integrá-los ao inbound, ativar inbound leads e resgatar leads perdidos do CRM.

  • Avaliação no B2B Stack: 4.7/5
  • Capterra: sem avaliações 
  • G2: 4.8/5

Speedio

Speedio

A Speedio é uma plataforma de geração de leads B2B, também indicada para prospecção ativa, na qual são disponibilizados dados de mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil através de big data e inteligência artificial.

  • Avaliação no B2B Stack: 4.8/5
  • Capterra: sem avaliações 
  • G2: sem avaliações

Econodata

Econodata

A Econodata é uma plataforma de pesquisa e segmentação de leads, com base em big data e dados disponíveis online. 

A ferramenta tem a funcionalidade de buscar por leads em ações de prospecção ativa, principalmente no mercado B2B

Essa busca pode ser feita com filtros, como região, setor, porte da empresa e palavras-chave.

  • Avaliação no B2B Stack: 4.4/5
  • Capterra: sem avaliações 
  • G2: sem avaliações

Algumas Dicas Bônus  

Sobre Prospecção Ativa

Abordar leads que já tiveram contato com a marca e forneceram seus dados de contato espontaneamente sempre trará mais resultado que as ferramentas de prospecção ativa.

Assim que definir estes pontos, você estará preparado para iniciar sua captação de leads qualificados junto às ferramentas escolhidas.

Leia também: Como Fazer a Captura de Leads Qualificados para Vendas em 2022

O que Fazer para Gerar Mais Leads?

Foi o que dissemos, gerar leads no cenário digital está cada vez mais desafiador, mas fique tranquilo, pois trazemos aqui três estratégias para gerar mais leads!

1. Produzir Conteúdo para Diversas Etapas do Funil

Cada etapa do funil de vendas, seja topo, meio ou fundo, é importante para a sua captação de leads. Dessa forma, você oferece uma experiência completa ao usuário.

No Topo de Funil (ToFu), primeiro passo da jornada do comprador, é a hora de atrair e despertar o interesse de seu possível cliente.

Já no Meio de Funil (MoFu), podemos dizer que é o momento de conversão do usuário. Ou seja, é a ponte que conecta o interesse inicial (topo) com a etapa final, a venda (fundo).

Por fim, o Fundo de Funil é a última etapa do Funil de Marketing e Vendas. É o momento que o seu lead decide realizar a compra do seu produto ou serviço.

2. Utilizar o Marketing Conversacional

Já falamos aqui que a Leadster utiliza o marketing convencional, mas você sabe do que se trata?

Essa estratégia nada mais é do que conversar em tempo real e de forma personalizada com seus visitantes. O objetivo de ajudá-los em seu processo de decisão de compra. 

Ou seja, estaremos ajudando os leads, ao mesmo tempo que, pensamos em sua experiência.

Leia também: Tipos de Marketing: 39 Estratégias Para Sua Empresa

3. Participar e Organizar Eventos

Por fim, o marketing de eventos vai ser o seu aliado.

Por meio dessa estratégia, você vai promover a empresa, utilizando o contato presencial ou à distância com os clientes em eventos como conferências, feiras, seminários ou palestras

Com isso, você conhece novas empresas, cria futuras parcerias, além de captar novos leads.

Por Fim, Qual o Melhor Gerador de Leads?

Qual o melhor gerador de leads do mercado?

Além das ferramentas que apresentamos neste texto, antes de escolher uma ferramenta de captação de leads, é necessário entender quais são os objetivos de sua empresa, em quais canais atuam, quais estratégias vão seguir e qual o seu público-alvo.

E sempre recomendamos que você faça um teste com a ferramenta que escolher.

Assim, não poderíamos deixar de recomendar a Leadster, pois somos especializados na captação e na qualificação de leads.

Somos a primeira plataforma de marketing conversacional do Brasil e utilizamos dessa metodologia para proporcionar a melhor experiência ao cliente, resultando em mais leads qualificados e, consequentemente, maior taxa de conversão.

Podemos parecer convencidos, mas apresentando algumas de nossas funcionalidades você vai entender porque a Leadster é o melhor aplicativo para gerar leads.

Vamos lá!

3x Mais Leads

Nosso chatbot possui uma abordagem proativa e personalizada (além de instantânea), aumentando em até 3x o volume de leads qualificados.

Qualificação 24 Horas por Dia

Você vai coletar as informações mais importantes de forma automática, garantindo que sua equipe de vendas receba apenas leads qualificados.

Distribuição Inteligente

Com a Leadster, você direciona cada lead gerado para a pessoa e plataforma correta conforme as respostas coletadas por seu chatbot.

Resultados em Tempo Real

Nós oferecemos uma dashboard de métricas para acompanhar seu desempenho, sem depender de planilhas ou trabalho manual. 

Além disso, você pode integrar suas campanhas com um clique e aumentar a performance de seus anúncios.

Fora isso, lembre-se que a Leadster também oferece:

  • Criação de estratégias e campanhas de marketing;
  • Segmentação dos leads por campanha, por página ou por perfil;
  • Testes A/B;
  • Localização de seus leads;
  • Agendamento de reunião.

Case de Sucesso – Como a Pós PUCPR Digital Dobrou sua Taxa de Conversão de Leads

Lançar um curso em plena pandemia, logo em uma crise econômica e distanciamento social, não é nada fácil. Principalmente para serviços de educação, incluindo os serviços de pós-graduação, vendo seus alunos deixarem suas salas de aula.

Até que a Pós PUCPR Digital inovou, desafiou a tradição e lançou seu produto: um programa de pós-graduação digital

Mas, havia outro problema: muitos visitantes para poucos vendedores; não dariam conta.

“Um dos nossos principais gaps era a ativação dos usuários em contatos efetivos, para podermos trabalhar toda nossa régua de relacionamento e, consequentemente, todos os contatos de vendas”, disse a Head de Marketing, Jhieizer Santos.

Foi então que a Pós PUC PR Digital conheceu a Leadster e integrou nosso software e o botão do WhatsApp. 

Logo de cara, o principal problema foi resolvido por meio da abordagem proativa e instantânea dos chatbots da Leadster; a partir dos leads já qualificados, os usuários direcionados ao WhatsApp já poderiam ser adicionados a uma régua de relacionamento.

“A Leadster caiu como uma luva na nossa estratégia, trazendo para gente o assistente virtual e as ativações via WhatsApp, onde conseguimos dobrar a nossa taxa de conversão de usuários para leads”, concluiu Jhieizer.

Esse é apenas um exemplo dos diversos cases de sucesso que a Leadster já construiu, você pode acessar mais deles em nossa página de resultados!

Mas, se ainda está em dúvida, convido você a fazer um teste gratuito de 14 dias da plataforma e comprovar por si mesmo os resultados. 😁

Categorias: Geração de Leads

Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

1 comentário

Marcelo · 3 de abril de 2024 às 17:34

Ótimo conteúdo

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Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster


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