Sumário

Melhorar as vendas requer energia e dedicação da equipe de vendas para encaminhar os leads do topo até a boca do funil – mas apenas isso não é suficiente para gerar excelentes resultados. 

O mercado tem se tornado cada vez mais digital nos últimos 10 anos.

A pandemia não apenas acelerou o processo de transição, mas também tornou alguns processos totalmente digitais. 

Sendo assim, capturar leads qualificados e convertê-los em clientes pagos, hoje em dia, requer ferramentas digitais precisas.

Para ter sucesso no processo comercial é imprescindível o uso de um software de vendas para gerenciar informações relevantes em um só lugar. 

Escolher um sistema que se enquadre nas necessidades da empresa pode ser um processo complexo.

É por isso que trouxemos esse post sobre os melhores softwares de venda.

Esperamos que possamos te ajudar nesse processo com o conteúdo que vamos compartilhar aqui. 

Categorias de software de vendas

Categorias de software de vendas

É interessante apontar que existe uma gama de categorias de softwares de venda.

Listamos algumas delas aqui:  

  • Softwares de prospecção de vendas
  • Softwares de geração de leads
  • Softwares de Account Based Marketing (ABM)
  • Softwares de gestão de leads
  • CRMs de vendas
  • Softwares de automação de vendas
  • Software de vendas e estoque
  • Softwares de análise de dados
  • Softwares de gestão comercial
  • Softwares de organização e produtividade
  • Softwares de comunicação

Software de vendas: conheça os melhores

Software de vendas: conheça os melhores

Lembre-se que uma vez sua empresa investe em um software de vendas, é necessário treinar o time para implantar o novo sistema no fluxo de trabalho.

Portanto, é interessante considerar primeiro as necessidades de sua empresa no momento da escolha.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos os principais softwares e os pontos fortes de cada um deles.

Incluímos também, em cada tópico, as notas e avaliações recebidas pelas plataformas nos principais sites de avaliação de softwares e ferramentas: o B2B Stack e Capterra.

1. Exact Sales – O melhor para pré-vendas

1. Exact Sales - O melhor para pré-vendas

Exact Sales é a empresa que desenvolveu o Exact Spotter, uma ferramenta que potencializa o processo de pré-vendas.

Esse software gera dados sobre os leads para que os vendedores possam ter uma abordagem assertiva com aqueles que já estão no banco de dados.

O diferencial dessa ferramenta é uma função que gera perguntas específicas para cada lead e as respostas, quando inseridas no programa, se tornam dados.

Esses dados gerados direcionam estratégias para cada lead, fazendo um “match” entre o perfil específico de cada cliente e os produtos ideais para serem oferecidos. 

Esse software usa inteligência artificial para guiar a tomada de decisão no momento de filtrar os clientes com maior potencial, assegurando eficácia no processo de vendas.

Além disso, esse sistema inteligente aprende com as vendas que foram efetuadas e as que não aconteceram, direcionando futuras abordagens com maior precisão. 

Conta com recursos para geração e enriquecimento de leads, ativação da base, qualificação, gerenciamento e controle.

Avaliação no B2B Stack: 4.2/5

Sem avaliação no Capterra.

Informações atualizadas em 12/04/2022

2. Sales Cloud Salesforce – O melhor para quem deseja uma plataforma all-in-one

2. Sales Cloud Salesforce - O melhor para quem deseja uma plataforma all-in-one

O sistema de CRM mais conhecido do mercado, também funciona como um software de vendas integrado.

O Sales Cloud gerencia a lista de leads, identifica oportunidades promissoras, cria relatórios e tem a capacidade de prever vendas. 

Esse software é perfeito para automatizar diferentes fases do processo de venda.

A empresa oferece soluções para as áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente, concentrando todas as informações em uma única fonte de dados.

Através dele é possível criar alertas de acordo com o estágio de negociação de cada lead.

Também pode-se organizar tarefas, gerenciar calendário e sistematizar aprovações. 

Esse programa foi o pioneiro a utilizar a tecnologia de cloud computing, ou computação em nuvem.

Essa tecnologia hospeda dados, informações, recursos e programas na Internet.

Isso permite conectividade em qualquer lugar, ou seja, é possível que o usuário acesse as informações de qualquer computador, tablet ou celular. 

Avaliação no B2B Stack: 4.5/5

Avaliação no Capterra: 4.4/5

Informações atualizadas em 12/04/2022

3. Pipedrive – O melhor para escalar as vendas

3. Pipedrive - O melhor para escalar as vendas

O Pipedrive é um dos líderes do mercado de softwares de vendas porque oferece pacotes para empresas de todos os tamanhos.

Sendo assim, tem um preço bastante flexível o que acaba sendo um ponto muito forte. 

Esse sistema dispõe de uma versão gratuita para teste que possibilita avaliar se ele se encaixa às necessidades de sua empresa. 

Pipedrive é o programa que oferece os melhores relatórios visuais.

Ele disponibiliza métricas detalhadas e categoriza as vendas por produto, permitindo selecionar os próprios filtros para analisar a conversão de vendas. 

Além disso, é possível projetar vendas futuras usando os dados o que contribui para o planejamento das estratégias e o direcionamento da equipe de vendas. 

Avaliação no B2B Stack: 4.4/5

Avaliação no Capterra: 4.5/5

Informações atualizadas em 12/04/2022

4. EngageBay – O melhor para uma visão holística do consumidor

4. EngageBay - O melhor para uma visão holística do consumidor

Essa ferramenta oferece uma interface intuitiva que facilita a visualização do pipeline de vendas.

Também é possível criar quantos pipelines você desejar, categorizando por produtos, serviços, localidades e qualquer outro parâmetro que se encaixe na realidade da sua empresa. 

Esse sistema se diferencia dos outros por oferecer um módulo chamado de Sales Bay.

Através dele é possível ver detalhadamente cada interação feita com os leads, possibilitando acompanhar o andamento das negociações em tempo real. 

O EngageBay pode ser sincronizado com Gmail, Office365, calendário e outras ferramentas de vendas.

Desse modo, é possível ter um painel comercial integrado, facilitando uma rotina de trabalho organizada.

Sem avaliação no B2B Stack.

Avaliação no Capterra: 4.6/5

Informações atualizadas em 12/04/2022 

5. Freshsales – O melhor CRM orientado por contexto

5. Freshsales - O melhor CRM orientado por contexto

Os recursos do Freshsales são similares aos do EngageBay.

O que diferencia esse do anterior é um sistema de ligação integrado e o rastreamento de e-mails, o que gera atualizações das interações em tempo real.

Outro destaque desse programa é o Lead Score.

Esse recurso permite dar uma pontuação para cada lead, classificando-o entre os mais quentes (que estão mais propensos a fechar negócio) e os mais frios (esses que talvez ainda estejam no topo do funil de vendas).

Essa ferramenta calcula automaticamente a pontuação dos potenciais clientes de acordo com as interações e o engajamento delas.  

Esse programa separa os clientes potenciais por segmento de acordo com suas características, e por conseguinte, projeta campanhas futuras de geração de leads específicas para cada segmento. 

Avaliação no B2B Stack: 5/5

Avaliação no Capterra: 4.6/5

Informações atualizadas em 12/04/2022

6. Pipeliner – O melhor para integrar com as redes sociais

6. Pipeliner - O melhor para integrar com as redes sociais

O Pipeliner é considerado um programa de CRM que também funciona como automação de vendas.

Ele fornece recursos de interações com os leads, gerenciamento de tarefas, visualização de oportunidades e relatórios específicos para cada estágio do pipeline. 

O grande diferencial dessa ferramenta é o contato com os leads através das redes sociais.

É possível visualizar Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ou qualquer outra rede social no mesmo programa e interagir com os leads por meio de curtida ou comentário.

Vendas nas redes sociais traz uma dinâmica para o processo de negociação e aproxima o relacionamento com o cliente. 

Sem avaliação no B2B Stack.

Avaliação no Capterra: 4.7/5

Informações atualizadas em 12/04/2022

7. Bitrix24 – O melhor para unificar diversas áreas da empresa

7. Bitrix24 - O melhor para unificar diversas áreas da empresa

Esse programa também se classifica como uma plataforma de CRM e disponibiliza a visualização através de uma linha do tempo.

É possível constatar em ordem cronológica todas as atividades em cada estágio do funil de vendas, além de facilitar a revisão do histórico de vendas de cada lead.  

No Bitrix24 você pode segmentar o público de acordo com o volume de vendas, perfil de compra e características específicas de cada lead.

Isso facilita desenvolver estratégias assertivas para movimentar os leads dentro do pipeline de vendas. 

Outra característica desse programa é a interação com a equipe.

Existem recursos de comunicação que permitem bate-papo individual ou em grupo, além de ser possível levantar enquetes e enviar arquivos dentro do programa. 

A plataforma ainda conta com soluções para as áreas de Marketing, RH, Gerenciamento de Projetos e Atendimento ao Cliente.

Avaliação no B2B Stack: 4.7/5

Avaliação no Capterra: 4.1/5

Informações atualizadas em 12/04/2022

8. Agendor – O melhor para vendas consultivas B2B

8. Agendor - O melhor para vendas consultivas B2B

Agendor é uma plataforma de CRM brasileira com uma interface limpa de fácil entendimento e utilização.

O programa apresenta um painel que facilita a visualização detalhada de cada etapa do processo de vendas, sendo possível prever a eficiência das estratégias aplicadas. 

Um dos pontos fortes desse software é que possui API (Application Programming Interface) aberta para desenvolvedores.

Isso significa que é possível integrar sistemas facilitando a troca de informações e centralizando rotinas. 

Avaliação no B2B Stack: 4.8/5

Avaliação no Capterra: 3.5/5

Informações atualizadas em 12/04/2022

9. Zoho – O melhor para unir marketing e vendas

9. Zoho - O melhor para unir marketing e vendas

Zoho é uma plataforma de CRM estruturada na web, pensada e construída para empresas de todos os tamanhos.

A principal função desse sistema é gerenciar leads, classificando-os em abas que permitem visualizar quem são os prospects e quem são os clientes existentes. 

Esse programa também oferece uma automação de vendas extremamente eficiente e complexa, facilitando o fluxo de trabalho e a adaptação dos processos já existentes.

Na questão de comunicação com os leads, esse software também permite a integração com as redes sociais, e-mail, telefone, SMS, além de conectar com o aplicativo do Outlook.  

Avaliação no B2B Stack: 4.7/5

Avaliação no Capterra: 4.3/5

Informações atualizadas em 12/04/2022

10. Ploomes – O melhor para vendas complexas

10. Ploomes - O melhor para vendas complexas

Ploomes é um programa completo que integra muitos processos em uma só plataforma.

Dentro desse sistema é possível controlar o andamento das vendas, estabelecer um fluxo de trabalho e gerenciar base de dados de clientes (CRM). 

Um ponto forte dessa plataforma é que dentro dela é permitido fazer orçamentos e pedidos de venda, facilitando o trabalho dos vendedores.

Essa característica favorece a operação, deixando o fluxo de venda mais coerente, consequentemente, gerando resultados eficientes. 

Avaliação no B2B Stack: 4.7/5

Avaliação no Capterra: 4.8/5

Informações atualizadas em 12/04/2022

11. HubSpot Sales – O melhor para crescer e escalar

11. HubSpot Sales - O melhor para crescer e escalar

Esse sistema é perfeito para construir processos relevantes de venda.

A melhor parte dessa plataforma inteligente é que não demanda habilidades de codificação para saber utilizar efetivamente esse software.

Isso ajuda a poupar tempo na hora de automatizar operações vitais de vendas. 

Uma vantagem desse software é lembretes e e-mails de follow-up personalizados, que transformam a comunicação em uma abordagem extremamente próxima e pessoal.

Também possui integração com o Outlook e Gmail, e um recurso interessante: gera uma notificação se o prospect realiza ações como abrir um e-mail ou clicar em algum link. 

O HubSpot Sales conecta bem com as soluções de marketing, criando uma sinergia de informações possibilitando o monitoramento do funil de vendas e da performance dos vendedores.

Se sua empresa tiver um processo simples de vendas, você pode usar a versão gratuita por tempo indeterminado.

Avaliação no B2B Stack: 4.5/5

Avaliação no Capterra: 4.5/5

Informações atualizadas em 12/04/2022

12. Zendesk Sell – O melhor para uma experiência do cliente de ponta a ponta

12. Zendesk Sell - O melhor para uma experiência do cliente de ponta a ponta

Zendesk é uma plataforma com ênfase no atendimento ao cliente, que oferece também uma solução de CRM de vendas.

Essa empresa oferece uma solução para suporte em qualquer canal de comunicação e fidelização dos clientes. 

Esse software é ideal para uniformizar e padronizar a qualidade do atendimento, mantendo a personalização da experiência de cada cliente. 

Avaliação no B2B Stack: 4.7/5

Avaliação no Capterra: 4.4/5

Informações atualizadas em 12/04/2022

Quais são as principais funcionalidades de um software de vendas

Quais são as principais funcionalidades de um software de vendas

Antes de escolher qual software atende melhor às necessidades da sua empresa, é preciso entender o propósito de ter um sistema de vendas integrado com o processo comercial.

Um software de vendas ideal pode ser decisivo na eficiência dos resultados de vendas porque otimiza e acelera o processo de vendas.

Algumas das funcionalidades mais comuns de um software de vendas são:

Cadastro de Clientes

Registrar novos clientes, manual ou automaticamente, e atualizar suas informações em tempo real.

Pipeline de vendas

Visualizar com clareza o pipeline de vendas, possibilitando um maior controle da jornada do consumidor e a abordagem dos contatos que estão mais avançados no funil.

Lead scoring

Classificar e priorizar leads utilizando um sistema de lead scoring.

Previsão de vendas

Prever e projetar negócios com fechamento próximo, auxiliando na definição de metas e KPIs.

 Leia também: Dicas para Não Errar na sua Previsão de Vendas

Histórico do relacionamento/compras

Ter acesso a um histórico detalhado de compras e do relacionamento com cada cliente.

Orçamento de Vendas

Realizar orçamentos e encaminhar propostas de vendas com mais facilidade.

Gerenciamento de estoque

Gerenciar entradas e saídas de produtos, especialmente necessário para e-commerces e PDVs.

Ferramentas de pagamento

Possuir integração com as principais plataformas de pagamento, ou oferecer uma opção embutida.

Alertas personalizados

Criar alertas automáticos para oportunidades no funil, follow-ups, reuniões etc.

Relatórios

Gerar relatórios com dados detalhados que ajudam a direcionar e aperfeiçoar as estratégias de venda.

O que procurar nos melhores softwares de vendas?

O que procurar nos melhores softwares de vendas?

Devido à grande variedade de softwares de vendas, às vezes eleger o melhor para a sua empresa pode se tornar uma tarefa complexa.

Por isso vamos salientar alguns pontos para você levar em consideração no momento da decisão.

Interface amigável, facilidade de implementação e de uso

É interessante perceber se o sistema tem uma interface amigável e intuitiva, para que seja fácil usar e implementar na rotina de trabalho. 

Visualização clara dos processos e resultados

Também é importante que tenha um design limpo que permita visualização clara dos processos e dos resultados. 

Notificações instantâneas

Sabemos o quanto pode ser corrida a rotina de um analista de vendas, portanto é relevante ter notificações instantâneas para facilitar a fluidez da rotina de trabalho.

Integração com outras ferramentas de marketing e vendas

Notar se o software possui integração com outras ferramentas de marketing e vendas evita confusão desnecessária entre os processos.

É extremamente importante que todas as ferramentas “conversem entre si” para criar coesão entre as equipes. 

Automação de processos

Para facilitar o dia-a-dia da equipe de vendas e agilizar o andamento das negociações, é imprescindível que o software da sua escolha auxilie na automação de processos

Acesso remoto por celular

Nessa realidade digital que estamos inseridos, é fundamental que a plataforma tenha acesso remoto por celular para que seja possível lidar com demandas de qualquer parte do mundo. 

Suporte técnico e solução de dúvidas

Considerar o suporte técnico e a solução de dúvidas pode ser chave para o sucesso da implementação do sistema nos processos da empresa. 

Como escolher o melhor software de vendas para implementar na sua empresa?

Como escolher o melhor software de vendas para implementar na sua empresa?

Agora que você já sabe quais pontos se atentar no momento de pesquisar o melhor software de vendas, considere alguns detalhes significativos que podem influenciar na sua decisão:

Escolha as funcionalidades de acordo com as suas necessidades

Primeiro reconheça as necessidades da sua empresa, e então escolha as funcionalidades que correspondem a elas.

Certifique-se de que o software venha para facilitar a rotina

Certifique-se de que o software vai facilitar a rotina e não torná-la mais complexa e trabalhosa. 

Tenha a adesão de quem vai utilizar a ferramenta no dia-a-dia

É importante que o programa tenha adesão de quem vai utilizá-lo no dia-a-dia. 

Consulte outras equipes que podem ser impactadas

Vale a pena também consultar outras equipes que podem ser impactadas com a mudança no processo para que a transição seja tranquila. 

Perguntas frequentes sobre softwares de vendas

Perguntas frequentes sobre softwares de vendas

O que é software de vendas?  

Um software de vendas é uma aplicação digital que ajuda potencializar, otimizar e acelerar o ciclo de venda de produtos ou serviços. 

Também assegura que a equipe de vendas tenha acesso a ferramentas e recursos que vão ajudá-los a alcançar resultados satisfatórios. 

Além do mais, trabalhar com um software de vendas aumenta as chances de converter prospects em clientes pagantes. 

Qual a diferença entre software livre e software comercial?

Um software livre tem licença liberada para todos os usuários. O uso e a distribuição são permitidos sem restrições.

Geralmente, as versões gratuitas são um pouco limitadas, mas funcionam bem para processos simples de vendas. 

Enquanto isso, um software pago só pode ser usado se tiver uma licença comercial.

As versões pagas tem vantagens que os gratuitos não oferecem.

Um grande benefício de contratar um software pago é ter poder fazer backup e restauração dos dados.

Ademais, é possível personalizar em conformidade com seus processos internos. 

A decisão de obter um software gratuito ou pago vai depender muito da realidade da sua empresa e das necessidades específicas do time comercial.

Considerar a produtividade pode ser um bom parâmetro de decisão.

Existe algum software de vendas gratuito?

No início desse artigo listamos os melhores softwares de vendas e alguns deles disponibilizam a versão gratuita, como o Bitrix24, HubSpot CRM e o Pipedrive.

Aqui no Brasil, a RD Station, uma das startups mais famosas do país, também disponibiliza um CRM gratuito

Outro software brasileiro de automação comercial que também oferece uma versão gratuita é o Meets

Quais são os softwares mais utilizados nas empresas?

A implementação de novas tecnologias impulsiona negócios promissores.

Existem dois tipos principais de sistemas que podem ajudar a sua empresa a aprimorar os processos internos: o CRM (Customer Relationship Management) e o ERP (Enterprise Resource Planning).

Outros tipos de softwares mais utilizados são:

Software de gestão financeira

Esse sistema vai basicamente controlar a entrada e saída de dinheiro da empresa. Também é através dele que a empresa vai emitir notas fiscais e gerar boletos, além de gerenciar pagamentos e cobranças. 

Software de controle de estoque

Controlar estoque é fundamental para a eficiência na produção. Saber se há muita demanda ou se existe algum item em desfalque são panoramas vitais que devem ser monitorados. Ter um software que faz isso automaticamente vai acelerar os processos e consequentemente, trazer melhores resultados. 

Software de gestão de projetos

Saber gestar projetos demanda atenção para planejar, executar e documentar cada etapa minuciosamente. Ter um sistema para auxiliar esse processo pode ser bastante vantajoso dependendo do tamanho do projeto que está sendo gerido dentro da empresa. 

Software de gestão de marketing

Dependendo do tamanho da empresa, pode ser bastante interessante investir em uma ferramenta que facilita as campanhas de marketing. Ferramentas que analisam e cruzam dados, identificam oportunidades e ajudam na execução de tarefas podem ser úteis para a equipe de marketing. 

Software de gestão de vendas e de relacionamento com o cliente

Não apenas auxiliam no relacionamento com o cliente, mas também ajudam a reconhecer cada etapa a jornada de venda, além de disponibilizarem análises sobre o perfil comportamental do público-alvo, trazendo uma visão 360 graus sobre os prospects e os clientes. 

Software de gestão empresarial

Esse tipo de sistema vai organizar e melhorar processos básicos de administração de empresas integrando várias áreas como recursos humanos, logística, contabilidade, entre outras. 


Vale ressaltar que os melhores softwares são aqueles que atendem às necessidades específicas da sua empresa. 

Portanto, quando você estiver pesquisando e escolhendo uma ferramenta que seja mais adequada aos processos da sua empresa, procure focar naqueles que se adaptem melhor ao seu negócio. 

Esperamos que as dicas que trouxemos nesse artigo tenha trazido clareza para seu processo de decisão. 

Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de perguntar aqui no campo dos comentários! 

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Categorias: EstratégiaVendas

Rafaela Soares

Sales Manager at Leadster - apaixonada pela área de inteligência comercial e comunicação com clientes.