Sumário
- 1 Quais são os principais canais de mídia no Marketing Digital?
- 2 Quais são os principais canais de mídia paga?
- 3 Como definir os melhores canais de mídia paga para sua empresa
- 4 Como analisar seus canais de Marketing Digital?
- 5 Por que você deveria criar uma estratégia de marketing unindo mídia paga e marketing conversacional
- 6 Perguntas frequentes sobre canais de marketing e mídia paga
- 6.1 O que são canais de mídia ou canais de marketing?
- 6.2 Qual é a diferença entre canais de mídia e canais de comunicação?
- 6.3 Por que os canais de marketing são tão importantes?
- 6.4 Quais são os canais de divulgação?
- 6.5 Quais são os tipos de canais de distribuição de marketing?
- 6.6 O que são canais de marketing digital?
- 6.7 Qual é a diferença entre canais de marketing direto e indireto?
Você é do time que acha que investir em mídia paga é sinônimo de investir em Google, Facebook ou Instagram?
Pois saiba que existem diversos outros canais de mídia paga que podem ser explorados nas suas campanhas.
Continue a leitura do artigo que preparamos para descobrir quais são eles.
Quais são os principais canais de mídia no Marketing Digital?
Quando falamos em ações de marketing digital, estamos falando de conteúdos pensados para as personas de uma marca, em cada estágio da jornada de compras.
Para atingir o público da melhor maneira, são explorados os canais de mídia online, que possuem diferentes características e funções.
A sua estratégia de marketing digital deve ser completa e com um olhar 360°, que garanta a presença digital completa nos canais de mídia.
Em marketing digital, podemos dizer que os principais canais são:
- Redes sociais;
- E-mail;
- Busca orgânica;
- Referência (referral);
- Tráfego direto;
- e Mídia paga.
Aqui, como queremos abordar os canais de mídia que envolvem investimento, vamos focar em todas as possibilidades e opções dentro da mídia paga.
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Quais são os principais canais de mídia paga?
A parte de mídia paga, que envolve anúncios criados para promover uma marca, acontece através do investimento em canais como Facebook, Instagram, Google, Youtube, Twitter, LinkedIn e tantas outras plataformas.
Existe também a parte de mídia paga offline, com anúncios em rádio, TV, revistas, jornais e mídia externa.
Mas, além dos canais de mídia mais tradicionais, existem diversos canais e plataformas que oferecem opções de investimento.
Vamos explicar cada um deles aqui.
Redes sociais
Hoje grande parte das redes sociais existentes oferecem formas para que as marcas possam criar e patrocinar conteúdos e anúncios, para atingir os usuários que as utilizam.
Confira quais são as opções de canais de mídia em redes sociais:
Facebook Ads
No Facebook Ads você pode criar campanhas para Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger, já que todas essas redes sociais pertencem ao mesmo grupo.
Instagram Ads
Como comentamos, os anúncios para Instagram (hoje uma das principais redes sociais mundialmente) são criados no Facebook Ads.
Você também pode acessar a plataforma diretamente através do Instagram Ads.
LinkedIn Ads
O LinkedIn também tem a sua própria plataforma de anúncios que são exibidos na rede.
O LinkedIn Ads é a escolha para quem quer fazer anúncios para atingir o público B2B, já que permite a segmentação do público através de critérios como: função, título, nível de experiência, indústria e tamanho de empresa, por exemplo.
Twitter Ads
O Twitter também oferece uma plataforma própria de anúncios para quem quer atingir os usuários que lá estão, a Twitter Ads.
TikTok
Como não podia ser diferente, o TikTok Ads também oferece às marcas a possibilidade de inserir anúncios para os milhões de usuários da plataforma.
O investimento costuma ser alto, mas o diferencial é o alto nível de interatividade dos usuários da plataforma.
Você também pode explorar outra rede social bastante visual para introduzir a sua marca.
Através do Pinterest Ads você pode criar anúncios em formato de Pin patrocinado.
Redes de pesquisa
Os anúncios através de redes de pesquisa são aqueles que aproveitam as buscas realizadas pelos usuários em plataformas de busca, como Google ou Youtube.
Leia também: Rede de Pesquisa Google: O que Você Precisa Saber para Começar
Google Ads
Pode ser que você já tenha ouvido falar da plataforma Google Ads como Google Adwords, antigo nome da mesma.
Existem algumas formas de anunciar através do Google — vamos abordar todas elas ao longo do conteúdo — e uma delas é através da rede de pesquisa.
Assim, ao escolher e comprar palavras-chaves, você monta uma estratégia que aproveita as dúvidas e intenções dos usuários.
A rede de pesquisa do Google abrange Google Search, Google Shopping, Gmail e Google Play.
Confira: Google Ads vs Facebook Ads: Qual o Melhor para Geração de Leads?
YouTube Ads
O YouTube Ads, por sua vez, por ser uma plataforma vinculada ao Google Ads, possibilita trabalhar com busca de palavras-chave e incluir anúncios de rede de pesquisa também na plataforma de vídeos.
Bing Ads (Microsoft Advertising)
O Bing, plataforma de busca da Microsoft, apesar de hoje contar com um número menor de usuários do que o Google, também possibilita o anúncio através da rede de busca.
Assim como a concorrente, os anúncios de pesquisa podem aparecer tanto no próprio Bing como no e-mail dos usuários da plataforma, o Outlook.
Redes de display
Já as opções de canais de mídia que oferecem possibilidades de anúncios através de redes de display são aquelas que exibem anúncios visuais em sites e portais parceiros.
Eles também estão relacionados aos interesses e públicos segmentados definidos nas campanhas, mas chamam a atenção por serem mais visuais.
Display (Google Ads)
A rede de display do Google Ads funciona através de banners que são distribuídos entre os milhares de sites parceiros.
Essa é outra forma de aproveitar o grande volume de usuários e também pode ser aplicada a diversas opções na plataforma, como Google Display, Google Play e YouTube.
YouTube Ads
Sim, também é possível aproveitar a rede de display do Youtube, com banners em diferentes formatos e localizações, dependendo das configurações da campanha, que são exibidos enquanto os usuários consomem conteúdo na plataforma de vídeo.
Mídia programática
Outra alternativa ao Google para explorar a rede de display é a mídia programática.
Neste tipo de canal, os anúncios são disputados em um leilão em tempo real e distribuídos em sites e páginas pela internet, sem que seja necessário o contato com cada um desses espaços, no mesmo esquema de sites e plataformas parceiras.
Conteúdo patrocinado
Citamos também outros veículos de comunicação que disponibilizam espaço para conteúdo patrocinado de forma independente, como jornais, revistas e portais de notícias.
No caso dos canais de mídia online, destacamos duas opções:
Taboola
O Taboola é uma plataforma de anúncios menos conhecida e que se destaca das outras por ser do perfil de anúncios nativos. Ou seja, aqueles que não se parecem com publicidade.
No caso do Taboola, os anúncios se convertem em formato de conteúdo de blog.
Outbrain
Já o Outbrain, principal concorrente do Taboola, conta com uma larga rede de parceiros e distribui o conteúdo das publicidades num formato de “recomendações”, com temas de interesse do usuário.
Outros canais de mídia paga
Algumas outras opções de canais de mídia menos tradicionais são:
Waze
Você sabia que é possível incluir anúncios da sua marca no aplicativo Waze?
Se você tem um estabelecimento físico pode incluí-lo no mapa, em formato de Pin, além de também oferecer destaque nas pesquisas no aplicativo.
Você pode conferir todas as opções de anúncio no Waze aqui.
Spotify
Através do Spotify Advertising você pode incluir a sua marca na plataforma em diferentes formatos como áudio, vídeos, playlists patrocinadas e banners.
Plataformas de ABM
ABM ou Account-Based Marketing é uma estratégia que envolve identificar e obter contatos de alto valor comercial, pré-definidos de acordo com os objetivos e personas de cada marca.
Dessa forma, as campanhas são mostradas apenas para aqueles clientes potenciais que realmente são de interesse.
Apesar de ter custos mais altos do que campanhas tradicionais, a eficácia é maior, já que não atrai um público desqualificado para a sua solução.
Para se aprofundar ainda mais no assunto, dê uma olhada nesse e-book que a Leadster fez em parceria com a Surfe: Marketing conversacional + abm: a conversa personalizada começou!
Plataformas de e-commerce
Grandes plataformas de e-commerce, como Mercado Livre, OLX, Amazon e Enjoei também, disponibilizam espaços publicitários para as marcas, cada uma com diferentes opções de formato.
Como definir os melhores canais de mídia paga para sua empresa
As campanhas de tráfego pago fortalecem a presença digital da marca, oferecem possibilidades de segmentação de público e atingem um grupo de consumidores muito diverso, relevante e presente, que em sua maior parte acessa as plataformas diariamente.
Alguns fatores determinam quais são os melhores canais de mídia para atingir os resultados esperados.
Definir sua persona e seus objetivos, entender e pesquisar o mercado de atuação e os concorrentes, definir a etapa do funil do público que você deseja atingir, tudo isso irá orientar a escolha dos canais certos.
Além disso, determine qual é o ROI ou ROAS esperado e o orçamento disponível.
Recomendamos que você foque em poucos canais, principalmente se tem um baixo conhecimento ou baixo orçamento disponível.
Melhor aprofundar os conhecimentos no canal que tem mais a ver com a sua persona e criar campanhas bem sucedidas lá, do que tentar abraçar o mundo e fazer o insuficiente só para estar presente em todos os canais.
Leia também: 8 Motivos para você começar a Investir em Anúncios Online
Como analisar seus canais de Marketing Digital?
Já falamos aqui quais são os melhores canais de marketing digital, mas você sabe como analisá-los?
Essa parte é essencial para você conseguir saber quais estão dando resultados e quais precisam de otimização, além de possibilitar um maior conhecimento de seu público.
Por isso, separamos aqui três formas de analisar seus canais de marketing, confira!
Utilize UTMs para mapear as conversões
Os UTMs ou Urchin Traffic Monitor são um conjunto de parâmetros, responsáveis por rastrear as visitas de uma página específica.
Ou seja, com essa ferramenta você consegue:
- Rastrear as fontes de tráfego;
- Otimizar os anúncios;
- Conhecer seu cliente;
- Economizar investimento;
- Lucrar mais.
Monte um funil por canal
Como o CMO da Leadster, Gustavo Luby, diz:
“Ao montar um funil específico para cada canal, você conseguirá entender mais facilmente a eficiência daquele canal em relação aos demais, auxiliando na tomada de decisão sobre os investimentos”.
Utilize um modelo de atribuição
Lembre-se que a jornada do consumidor está cada vez menos linear, então há mais pontos de interação.
Por isso, utilizar um modelo de atribuição – conjunto de regras que auxilia a descobrir qual foi o caminho percorrido pelo cliente até fechar negócio – ajuda a mapear os diferentes pontos de contato do usuário até a compra ou conversão.
Por que você deveria criar uma estratégia de marketing unindo mídia paga e marketing conversacional
Com tráfego melhor qualificado, as chances de conversão também aumentam.
Se você souber criar ganchos de conversão interessantes e as ferramentas certas para tornar seus visitantes em leads, vai conseguir ter sucesso depois de atraí-los para as suas páginas.
Para a geração de leads e para aumentar os retornos sobre investimento em anúncio (ROAS/ROI), a combinação de mídia paga e marketing conversacional funciona muito bem,
Isso porque esses visitantes de tráfego qualificado terão atendimento personalizado e, de quebra, a sua marca pode conquistar informações relevantes logo no primeiro contato deles com a sua empresa.
Saiba mais sobre a junção dessas estratégias no post: Por que Você Deveria Criar uma Estratégia de Marketing unindo Mídia Paga e Marketing Conversacional.
Perguntas frequentes sobre canais de marketing e mídia paga
Para fechar nosso conteúdo estratégico, vamos às perguntas frequentes quando o assunto é canais de mídia paga!
O que são canais de mídia ou canais de marketing?
Bom, canal vocês sabem que é um meio de distribuição ou transmissão de algo, ou seja, ele é a ponte entre dois caminhos.
No caso do marketing, os canais de mídia ou canais de marketing digital nada mais são do que os caminhos que levam o produto até o cliente final.
Esses canais são a ponte entre o público e sua marca, por meio deles irão passar as mensagens, lançamentos, informações, produtos etc.
Qual é a diferença entre mídia paga, orgânica e própria?
Vamos destrinchar cada uma dessas mídias:
- Mídia paga: envolve o sistema de anúncios de plataformas ou canais terceiros, possibilitando o investimento e inserção de anúncios de outras empresas. Esse é o caso dos anúncios online, inserções em TV e rádio.
- Mídia orgânica: é toda mídia que não envolve investimento monetário da marca. Os compartilhamentos de publicações através dos perfis de clientes ou empresas parceiras são exemplos de mídia orgânica.
- Mídia própria: caso sua marca detenha controle sobre qualquer tipo ou formato de mídia, ela se enquadra em mídia própria. Esse é o caso dos perfis da sua empresa nas redes sociais, sites e blogs.
Leia também: Plano de Mídia Paga 2022: Guia para Criar Anúncios Online
Qual é a diferença entre canais de mídia e canais de comunicação?
Enquanto os canais de comunicação são utilizados de forma mais abrangente, exemplo disso é o contato com o consumidor via e-mail, telefone ou WhatsApp, os canais de mídia estão focados nas formas de atrair novos consumidores ou divulgar ações e produtos da empresa.
Por que os canais de marketing são tão importantes?
Além de poder ser utilizado como meio de comunicação, tornando-a mais direta, os canais de marketing digital são os intermediários.
Ou seja, eles serão o caminho pelo qual os consumidores vão chegar ao seu produto.
Quais são os canais de divulgação?
Os principais canais de divulgação são:
- Redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn etc);
- Marketplaces;
- E-mail marketing;
- Sites;
- Blogs.
Quais são os tipos de canais de distribuição de marketing?
Vamos os 8 canais de distribuição de marketing:
- Canal de Distribuição Direto – aqui a empresa é responsável por toda a cadeia de distribuição do produto até o cliente final, sem intermediários.
- Canal de Distribuição Indireto – oposto da distribuição direta. A entrega é feita por intermediários, ou seja, atacadistas, varejistas e distribuidores.
- Canal de Distribuição Híbrido – junção entre o canal direto e indireto. É mantida a relação com o cliente, enquanto há parceiros que realizam o serviço logístico de entrega.
- Canal de Distribuição Reverso – acionado quando o cliente precisa devolver um produto para a fabricante.
- Distribuição Exclusiva – responsabilidade do gerente de vendas, que precisa levar os produtos para um posto de venda específico.
- Distribuição Seletiva – um grupo específico de intermediários são os responsáveis por vender o produto para o público final.
- Distribuição Intensiva – objetivo é fazer com que o produto esteja no maior número de pontos de venda possível. Para isso, é importante contar com uma equipe de vendas e representantes comerciais.
O que são canais de marketing digital?
Os canais de marketing são meios de captar novos clientes.
Aqui estamos falando de qualquer recurso online a serviço de um negócio cujo propósito é atrair novos consumidores, conquistá-los e fidelizá-los.
Qual é a diferença entre canais de marketing direto e indireto?
Vamos entender cada um deles, confira:
- Marketing direto: conjunto de estratégias focadas em promover produtos ou serviços, por meio de ações diretas, tal qual o e-mail marketing.
- Marketing indireto: meios de divulgação de uma empresa de forma sutil, fora de um contexto publicitário. Exemplo disso é quando uma logo aparece de forma quase “natural” na cena de um filme, série ou novela.
Se você curtiu esse artigo e quer se aprofundar ainda mais no quesito mídia paga, confira esse material estratégico que a Leadster preparou: Mídia Paga: O Guia Completo! 🚀💙
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