Sumário
Saber criar textos para chatbots é tão importante quanto a contratação de um para a sua operação de marketing.
A ideia é similar ao Copywriting: escrever um anúncio qualquer pessoa consegue. Crianças escrevem na escola em trabalhos escolares. A diferença está no conteúdo.
É no conteúdo que você ganha. E isso por um motivo simples: os textos para chatbots são uma das formas com que sua marca se comunica.
E existem chatbots, como o nosso aqui na Leadster, que focam na geração de leads. Nesses casos, as mensagens para chatbots são uma questão de performance.
E já que estamos falando sobre esse assunto, bora já começar o texto expandindo um pouco essa ideia de conteúdo, voz da marca e performance?
Vamos lá.
O Que é um Chatbot?
Um chatbot é um software que simula conversas humanas. Isso de forma bem geral.
O ChatGPT é um chatbot de linguagem natural, por exemplo, feito com base em Inteligência Artificial Generativa.
Para a realidade de marketing e da geração de leads, o conceito de chatbot é mais específico. Ele é um software instalado no seu site que consegue abordar visitantes de forma personalizada.
O chatbot traz consigo abordagens personalizadas de acordo com a página e o conteúdo do seu site, aumentando a quantidade de leads que você gera.
Com você desenhando a estratégia, o chatbot consegue abordar o visitante levando em consideração o que ele está lendo em determinado momento.
Por exemplo: se o seu visitante está lendo um texto sobre “Como aumentar a conversão de leads em uma faculdade?”, o chatbot consegue abordá-lo dizendo algo como “Você trabalha em uma universidade? Quer aumentar seus leads?”.
O mesmo vale para quando ele está navegando pela internet, clica em um anúncio e chega em uma página no seu site configurada com um chatbot.
Nesses dois casos, a conversão aumenta pela personalização da chamada de CTA, buscando uma abordagem proativa. Ela acompanha não só a página que o visitante está lendo, mas o próprio canal de origem do qual ele vem.
E a conversão aumenta, afinal, porque o chatbot está conversando diretamente com o interesse daquele visitante, naquele momento em específico.
Mas esse é um tipo de chatbot. Existem outros, sendo que o mais comum junto ao de geração de leads é o de atendimento. Vamos saber um pouco mais sobre as diferenças deles antes de começar o texto?
As Diferenças Entre Chatbot de Atendimento e Chatbot para Geração de Leads
As diferenças são muito claras, e os textos para chatbots também precisam ser diferentes.
Os chatbots para atendimento são instalados para atender demandas de suporte, como ouvidoria, SAC, reclamações, dúvidas sobre o produto/serviço etc.
Sua principal funcionalidade é questionar o problema junto ao solicitante, entendê-lo e, a partir daí, responder aos questionamentos até que o problema seja resolvido.
A Zendesk é uma das líderes em chatbots de atendimento, sendo essa uma das principais funcionalidades da sua plataforma integrada de experiência e gestão do cliente.
Ok, mas e os clientes que você ainda não tem? E aquelas pessoas que estão começando a interagir com a sua marca, tendo seu primeiro contato com o seu funil de marketing e vendas?
É aí que entra o chatbot para geração de leads, a nossa especialidade na Leadster. A experiência do cliente é importante para gerar recompra, recomendações e evangelistas da marca. Mas é a geração de leads que vai gerar, ao longo do tempo, mais vendas.
A diferença entre esses dois modelos está no próprio conceito, e traz consigo também diferentes possibilidades de textos para chatbots.
Para gerar leads, seu trabalho no chatbot é como o de um copywriter misturado com um analista de mídias.
Mais sobre isso agora:
Como Criar uma Estratégia de Geração de Leads com Chatbots?
Trabalhar com textos para chatbots não vai ter o nível de complexidade que você decidir.
Você pode ser simples e configurar a mesma mensagem para todas as páginas do seu site. Um único fluxo, que fala sempre a mesma coisa em qualquer categoria que seu visitante entra.
Ao mesmo tempo, você também pode criar uma estratégia complexa para gerar leads, envolvendo mensagens para chatbots diferentes em cada ocasião.
Ênfase em textos diferentes para cada ocasião. Esse é o pilar máximo do Marketing Conversacional. É através dessa personalização completa que a taxa de conversão dá um salto quando você usa um chatbot.
Na Leadster, por exemplo, você consegue personalizar a abordagem por:
- URLs exatas;
- Por palavras na URL;
- Por trecho na URL;
- Por domínio do site;
- Se o site é a página inicial;
- Por origem: Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads;
- Por parâmetro na URL — veja nosso texto sobre o assunto.
A verdade é que a estratégia de geração de leads com chatbots pode ficar tão complexa quanto você desejar. Para maximizar suas taxas de conversão, você precisa não só pensar nos textos, mas ir um pouco além.
O quanto além? Descubra agora:
Passo 1: Atração e Conversão de Visitantes
É um passo importante, mas algumas marcas conseguem saltá-lo porque já estão trazendo uma boa quantidade de tráfego no seu site.
A atração de visitantes vem de duas formas: uma mais rápida e outra a longo prazo. O jeito mais rápido é através de anúncios em diferentes plataformas: Google Ads e Social Ads.
E como o chatbot da Leadster consegue diferenciar diferentes formas de tráfego, você consegue oferecer abordagens personalizadas para cada um deles.
A outra forma de atrair visitantes é através do tráfego orgânico. Essa é uma jornada mais demorada, mas que entrega resultados consistentes no longo prazo.
🤿 Se aprofunde: Tráfego Pago e Orgânico — Qual Gera Mais Resultado?
Se o seu site não tem muita variedade em conteúdo, é necessário produzir mais. Se você não faz anúncios o suficiente, hora de começar. O chatbot para gerar leads também é uma engrenagem da sua estratégia de marketing.
E essa engrenagem precisa de tráfego. Nós temos um estudo que mostra os canais de geração de tráfego e leads mais usados por segmento — é o Panorama da Geração de Leads 2023. Acesse clicando no banner abaixo:
Passo 2: Organizando suas Páginas e Categorias
O primeiro passo da estratégia de geração de leads com chatbots, ainda bem antes de pensar no texto, é organizar os tipos de publicação que você tem no seu site.
Você vai precisar fazer isso porque os textos para chatbot mudam de acordo com a página que o seu visitante está, como conversamos anteriormente, e também de acordo com as fontes de tráfego.
Então, para determinar o texto certo para a página certa, é preciso entender exatamente o que as páginas estão dizendo. E para configurar o texto para chatbot certo para o anúncio certo, também é necessário organizá-los por tipo e canal.
O que é Topo de Funil, o que é Meio de Funil e o que é Fundo de Funil? O que é blog, o que é CTA para contato, o que é Lead Magnet? Quais são suas Landing Pages topo de funil e quais são as fundo de funil?
Eu estou te perguntando de verdade! Você tem suas páginas do site bem categorizadas e organizadas de acordo com a sua finalidade?
Se você não tiver, se não conseguir responder essas perguntas acima com base na sua organização estratégica de páginas, esse é o seu primeiro passo.
Dá-lo é muito simples, mas exige trabalho. Você vai precisar categorizar as páginas do seu site de acordo com o que elas representam na jornada do consumidor.
Fazendo essa organização, é importante copiar os links das páginas e salvá-los em uma planilha bem organizada. Você vai precisar especificamente desses links no próximo passo:
Passo 3: Criando os Fluxos
O terceiro passo é onde você vai realmente colocar sua categorização de páginas do site em prova. Esse é o momento de criar os seus fluxos dentro da plataforma do chatbot.
Vamos supor que, durante sua organização, você encontrou 5 páginas mostrando cases de sucesso da sua empresa. Você agora precisa criar um fluxo dentro do chatbot e inserir os links destas páginas.
É simples assim. Cada fluxo no chatbot de geração de leads reúne uma série de links. A ideia é que, nesses links, o chatbot vai exibir o mesmo texto. E claro: com possibilidade de testes A/B.
Passo 4: Criando os Textos para o Chatbot
Viu como a criação das mensagens para chatbot é a última etapa? Todas essas anteriores são de extrema importância para a sua estratégia.
A criação dos textos agora vai ser de uma forma muito mais assertiva. Você não está criando nada no escuro e rezando pra dar certo. Houve todo um preparo antes para que o texto certo encontre a pessoa certa no momento certo.
A questão aqui é principalmente sobre como criar esses textos. A criatividade precisa falar alto, mas você também precisa conhecer o seu público-alvo como a palma da sua mão.
Mas olha só: isso são recomendações para ter os melhores resultados possíveis usando um chatbot para gerar leads. Você vai aprendendo enquanto usa a plataforma quais são os melhores textos para o seu segmento e para o seu site.
É um processo. Quem quer acelerá-lo e otimizá-lo vai continuar comigo na leitura: vamos conversar sobre alguns exemplos bem específicos para entender o papel do texto para chatbot na geração de leads.
Começando agora:
5 Textos para Chatbot Divididos por Estratégia
Por enquanto vamos só ilustrar a estratégia de um jeito bem simples. Vamos pensar em exemplos hipotéticos para entender como todo esse processo, da organização até o texto para chatbots, funciona.
Mas pode ficar tranquilo: perto do final do texto, trouxe uma lista com 30 exemplos de chamadas de sucesso para chatbots. Muitas delas nós usamos aqui mesmo na Leadster.
Por enquanto vamos dar uma passada geral para entender o funcionamento estratégico dos chatbots. E, ao longo do tópico, trouxe também alguns cases de empresas que seguiram esses passos e tiveram sucesso.
Vamos lá?
Mensagens para Chatbots Fundo de Funil
O primeiro exemplo: você fez toda a sua organização de páginas e separou todas as do seu site de acordo com a etapa no funil de vendas — tem topo, meio e fundo de funil tudo organizado.
Ok! E agora? Simples: vai ser necessário configurar o chatbot para uma mensagem personalizada no fluxo Fundo de Funil.
Mas claro, você também pode ter várias mensagens diferentes para essa etapa, considerando a natureza da página que seu visitante está.
Se é um artigo no blog Fundo de Funil, por exemplo. Você pode usar um texto assim:
🤖 Quer conversar sem compromisso com um especialista?
Esse é o trabalho que você vai ter para configurar textos para chatbots. Uma linha para uma pergunta, e mais algumas outras relacionadas com o tipo de informação que você precisa.
E é só fazer uma vez que todas suas páginas Fundo de Funil selecionadas vão exibir a mesma mensagem e captar mais leads.
Frases para Chatbots com Foco em Geração de Leads
E no Topo do Funil? Vamos esquecer por um momento qualquer estratégia Meio e Topo para entender como exatamente os textos para Chatbots conseguem trabalhar a conversão de visitantes para leads.
Todos os seus textos, páginas, categorias e Landing Pages falam diretamente sobre algum assunto interessante para o seu leitor, mas fazendo sua organização, você percebe que colocar sempre a mesma mensagem para todos os textos é contraproducente.
Por exemplo: você tem três Landing Pages, cada uma sobre um assunto diferente. A maior parte das pessoas as acessa através de anúncios no Google Ads — ou seja, elas podem nunca ter tido contato com a sua marca.
Nesse caso, a personalização dos textos para chatbots aumenta as conversões porque o visitante vê coerência desde a copy dos anúncios até o momento da sua conversão.
Um exemplo. Vamos supor que ele está lendo sobre a escolha de carreira:
🤖 Saiba mais: baixe o Guia de Carreiras UniB grátis hoje!
Ainda no exemplo da faculdade: um fluxo para falar sobre saúde mental. Outro para falar sobre escolha de carreira. Mais um falando sobre morar sozinho. E por aí vai. Esses fluxos vão combinar com o que o seu visitante está lendo — crie um por Landing Page 😉
Textos para Chatbot para Qualificação de Leads
E se os leads que você quer trabalhar precisarem ser bem específicos?
Por exemplo: quando falamos da estratégia Fundo de Funil, alguns leads não são adequados para o seu comercial — não são parte do seu Perfil Ideal de Clientes, ou ICP.
Como um chatbot poderia resolver esse problema? Fazendo uma qualificação de leads rápida através de perguntas selecionadas e abordagem conversacional.
Um exemplo rápido do início de um fluxo para você saber mais:
🤖 Pronto para falar de negócios?
🙂 [SIM]
🤖 Ok, vou te colocar em contato com nosso departamento comercial. Só preciso saber algumas coisinhas antes…
E depois disso, você faz as perguntas de qualificação do lead. Assim, ele chega no comercial já pré-qualificado e com informações que não precisam ser perguntadas de novo, agilizando a reunião.
Frases para Chatbots para Recebimento de Orçamentos
Páginas Fundo de Funil também têm variações entre si. Algumas delas são ainda mais profundas no Funil de Vendas. Por exemplo: um texto comparando preços dos concorrentes é Fundo. Mas uma página de Categoria com todos os seus produtos é ainda mais.
Nesse caso, os chatbots conseguem trabalhar direto nas páginas, funcionando como um ponto acessível e simples para conseguir um orçamento rapidamente.
Isso é ainda mais válido com anúncios Fundo de Funil. Eles costumam ter palavras-chave mais caras por terem características comerciais, e por isso precisam de mais proatividade no atendimento.
Imagine alguém clicando em um anúncio que fala sobre o preço de um produto específico. Esse anúncio leva o visitante para a página de categorias do seu site. Lá, ele encontra vários outros produtos além do anunciado, todos relacionados.
É nesse momento que um chatbot entra em cena oferecendo um orçamento simples e com uma abordagem personalizada. Veja o exemplo:
🤖 Olá, vi que você está interessado no Produto X. Quer fazer um orçamento rápido?
🙂 [SIM]
🤖 Primeiro, me diga seu nome, telefone e e-mail!
🙂 [INFORMAÇÕES]
🤖 Obrigado. Você prefere fazer o orçamento por e-mail ou WhatsApp?
🙂 [ESCOLHA]
🤖 Obrigado: clique no link para ser redirecionado.
Essa estratégia é ainda mais eficaz em empresas B2B, especialmente em indústrias que não divulgam o preço dos seus produtos no site, apenas por cotações.
Isso acelera o atendimento e resolve tudo com alguns cliques, sem o visitante precisar ir para uma página de contato e ficar mudando de aba para anotar o nome dos pedidos para enviar através do formulário.
Chatbots para Teste de Produtos SaaS
Tem mais um exemplo específico que eu gostaria de trazer aqui. Ele é bem interessante porque lida diretamente com uma necessidade gigante de empresas SaaS: levar mais pessoas a testar seus produtos.
Em empresas SaaS, a demo é valorizada como uma das principais formas de qualificar um lead como Oportunidade — levá-lo ao status de MQL ou SQL.
O desafio aqui está em saber quais páginas do seu site são mais adequadas para a inserção de textos oferecendo o teste grátis. E depois, criar um texto nesse estilo:
🤖 Ler sobre ajuda. Mas conhecer é só testando. Faça a demonstração grátis hoje!
Técnicas de Copywriting para Aplicar nos Chatbots
Copywriting e chatbots combinam bastante. Principalmente porque os chatbots operam através de texto, e esse é o reino inteiro do Copywriting.
A questão é que as técnicas de Copywriting precisam ser adequadas para a realidade do chatbot. Muitas delas foram desenvolvidas ainda no século XX, quando havia muito mais espaço para as mensagens saltarem aos olhos.
A grande maioria das técnicas que a gente conhece hoje vêm de publicitários que as criavam para comerciais de TV, revistas, jornais, outdoors e embalagens.
Os mesmos princípios, aplicados sem alteração em um chatbot, não vão ser tão eficazes. Adequar é preciso! Mas como? Veja uma lista rápida de 5 técnicas de copywriting para aplicar nos chatbots:
Técnica A.I.D.A.
A sigla significa “atração, interesse, desejo e ação”. Esse modelo de Copywriting foi muito usado ao longo de todo o século XX, especialmente em anúncios escritos — revistas, jornais e mala direta.
A ideia da técnica é evocar cada um desses sentimentos em ordem. Algo que atraia a atenção do leitor, algo que o faça sentir interesse no produto, algo que o faça desejá-lo e por fim um incentivo para a compra — na época, era um cupom.
Para chatbots isso é bastante complicado. Você tem menos espaço que um tweet! É preciso condensar sua mensagem ao máximo para deixar esses 4 pontos funcionando bem.
Veja como no exemplo abaixo:
🤖 Esse texto não usa ChatGPT (atenção). Nosso produto é igual (interesse): os melhores do Brasil que criaram (desejo). Agende uma reunião e converse com os especialistas (ação).
Técnica P.A.S
A técnica Problema – Agitação – Solução existe desde o final do século XIX, e foi bastante popular no mesmo período da técnica A.I.D.A.
Ela foi desenvolvida para lidar com um dos maiores problemas de usar negativas no marketing: os retornos sempre eram menores quando o produto aparecia para resolver um problema, não para melhorar a vida do consumidor.
Por exemplo: cremes dentais vendiam muito mais quando focavam no “hálito refrescante” ao invés de “proteção contra a cárie”.
Mas no marketing digital, especialmente no B2B, a técnica encontrou um grande ressurgimento, sendo uma das mais conhecidas junto com a A.I.D.A., principalmente pela grande quantidade de produtos que competem hoje no mercado e com a especialização das indústrias.
Alguns produtos ou serviços realmente precisam focar no problema. E nesses casos, a fórmula P.A.S. é a melhor solução.
Veja um exemplo de como ela funciona:
🤖 Poucos leads (problema) = poucas vendas (agitação). Transforme sua estratégia hoje com um chatbot de geração de leads (solução).
Gatilhos Mentais
Os Gatilhos Mentais são técnicas de persuasão popularizadas por Robert Cialdini no seu livro “As Armas da Persuasão”.
Esses gatilhos são estratégias de neuromarketing — ou seja, buscam impactar os leitores através de respostas a situações instintivas de todos os seres humanos.
Por exemplo: se você chega em um lugar para comprar sabonetes e percebe que só tem um, imediatamente esse sabonete fica mais valioso, e você até pagaria a mais por ele.
As formas de trabalhar os Gatilhos Mentais nos chatbots são várias. Por isso, ao invés de trazer exemplos detalhados, veja uma lista rápida de quais são eles:
- Gatilho da Escassez;
- Gatilho da Prova Social;
- Gatilho da Autoridade;
- Gatilho da Novidade;
- Gatilho da Urgência.
🤿 Se aprofunde: 13 Gatilhos Mentais para Vendas que Ainda Funcionam em 2023
27 Textos para Chatbots por Segmento
Até agora trabalhamos com a estratégia de chatbots e mostramos como ela pode funcionar na prática, certo?
A última coisa que precisamos conversar aqui nesse texto é sobre que tipo de textos para chatbots dão certo. E isso se faz com bons exemplos.
Mas primeiro, é importante você perceber que a grande maioria dos textos para chatbots precisam ser curtos, com no máximo 50 ou 60 caracteres.
A janela dos chatbots é pequena, então muito texto vai acabar te atrapalhando na hora da conversão.
Outro ponto importante é entender as diferentes variações dos seus textos para chatbots. Em muitos casos eles vão ser bem específicos. Em outros, mais gerais. E há ainda algumas mensagens que são específicas para alguns segmentos e só.
Pensando nisso, separei aqui 27 chamadas diferentes, separadas por segmento, usadas pelos nossos clientes e com comprovação de geração de leads.
Essas chamadas estão presentes nos nossos textos que se aprofundam sobre o tema. Leia mais clicando nos links:
➡️As 27 Chamadas que mais Convertem na Leadster (e Por que Funcionam)
➡️Funil de Vendas e Chatbot: Como Usar e 3 Exemplos de Textos
Segmento Jurídico
Segundo o Panorama da Geração de Leads 2023, o segmento jurídico é o que tem a maior taxa de conversão de todo o mercado brasileiro: 5,12% 🤯
Por conta disso, quem trabalha os chatbots na captação dos leads tem mais chances de chegar nessa média e ir além dela. Mas quais são os textos para chatbots com melhores taxas de conversão do segmento?
🌊 Vamos mergulhar:
🤖 Procurando Advogado Trabalhista? — 2,14% de taxa de conversão média, ótima para a etapa de descoberta por ser mais geral.
🤖Vamos descobrir como podemos ajudar no seu caso? — 2% de conversão média. Funciona bem para a etapa de interesse do Funil, por ser mais direcionada.
🤖Vamos dar andamento no seu divórcio? — 2% de conversão média. Funciona melhor sabendo o que o lead estava lendo ou acompanhando um anúncio via Google Ads, por exemplo, por ser um texto para chatbot mais específico.
Segmento de Seguros
Também temos ótimos resultados com o segmento de Seguros. E quem trabalha na área sabe a importância de um apoio extra na conversão: as palavras-chave dos anúncios são bem caras e o setor é bastante competitivo.
Vamos ver as melhores mensagens para chatbots do segmento Seguros:
🤖 Quer falar com nosso consultor agora mesmo? — 6,2% de média de conversão, um resultado altíssimo! Ótimo para pessoas que caem no site através de anúncios mais gerais, esse texto usa a análise consultiva como tema principal, oferecendo uma experiência ao visitante do site.
🤖 Vamos descobrir qual é o plano ideal pra você? — 6,6% de média de conversão, mostrando que uma variação no texto, mas não exatamente no tema da mensagem — a mesma análise consultiva — faz uma diferença bem grande.
🤖 Vamos consultar o Preço para a sua Cotação em 5 min? — 6% de média de conversão, agora aliando a análise consultiva à praticidade (5 minutos).
Segmento B2B
O segmento B2B é bastante competitivo. Segundo dados do Panorama 2023, ele é terceiro pior na taxa de conversão média: 2,64%.
O segmento é notório por negociações longas e sérias objeções de vendas pelos clientes. Difícil lidar, mas não impossível.
Com os textos para chatbots certos, você consegue sair na frente da sua concorrência e gerar mais leads. Essa é a resposta para uma negociação longa: ter mais oportunidades de vendas.
Veja as mensagens para chatbots com maior conversão do segmento:
🤖 Quer saber como (insira o principal benefício que seu produto entrega) — 3,6% de média em conversão.
🤖 Está precisando (insira a principal necessidade dos clientes) — 3,2% de média em conversão.
🤖 Gostaria de ter acesso ao nosso catálogo com preços? — 3,2% de média em conversão.
🙋 Eu quero mais: As 9 Melhores Estatísticas de Mercado B2B no Brasil
Segmento Imobiliário
Se o B2B é concorrido, o segmento imobiliário é ainda mais. Segundo o Panorama, o setor é o que tem a menor taxa de conversão do mercado: apenas 1,53%.
Como prova de que os textos para chatbot fazem bastante diferença, você vai perceber que muitos deles inclusive têm uma taxa média de conversão bem maior que a geral, do segmento inteiro.
Acompanhe:
🤖 Quer receber mais detalhes desse imóvel no seu WhatsApp? — 2,6% de média de conversão. Para muita gente, isso é uma novidade enorme. Até pouco tempo, ter mais detalhes era só falando direto com o corretor, e quem precisava ligar atrás era o próprio cliente.
🤖 Quer ajuda para encontrar o imóvel ideal? — 2,4% de conversão. Veja mais uma vez a abordagem consultiva em prática.
🤖 Temos uma condição especial pra você. Quer saber qual é? — 2,6% de conversão. Destaque para o gatilho da curiosidade sendo usado aí de forma brilhante.
🙋 Eu quero mais: Geração de Leads Imobiliários — 9 Estatísticas para 2023
Segmento de Softwares
Segundo o Panorama, o segmento de Softwares (especialmente SaaS) tem a segunda menor taxa de conversão no Brasil.
Mais um motivo para trabalhar bastante seus textos para chatbots. Eles vão te ajudar a ter taxas mais altas. Um dos indicadores disso é que, como no segmento imobiliário, várias CTAs têm uma taxa de conversão maior até que o próprio segmento.
Veja a lista completa:
🤖 Quer saber como (insira o principal benefício que seu produto entrega) — 4,2% de conversão. Ótimo trabalho com o gatilho da curiosidade e até mais do que ele: esse texto mostra o que realmente importa para quem trabalha com software.
🤖Quer ver uma Demonstração Personalizada para a sua empresa? — 4,3% de média de conversão. Veja como o segmento Software é mais direto ao ponto. Isso é necessário porque a maior parte das pessoas entra no site para conhecer o produto e fazer a demo.
🤖 Quer saber quanto vai custar o seu Projeto? — 3,9% de conversão.
🙋 Eu quero mais: 8 Estatísticas do Mercado Brasileiro de Software
Segmento de Comunicações (Telefonia e Internet)
Telefonia e Internet estão relacionadas com provedores e serviços de telecomunicações.
As diferentes regiões do Brasil têm serviços diferentes.
Segundo a Pesquisa TIC de Provedores realizada em 2021 e divulgada pela EXAME, já temos mais de 12 mil provedores no país, a maioria deles de pequena escala, atuando em poucos municípios.
O cenário, então, é bem competitivo. Empresas do segmento precisam de uma ajuda extra para gerarem mais leads e fecharem mais planos.
Veja quais são os textos para chatbot com maior conversão no segmento:
🤖Posso ajudar você a encontrar o melhor plano de internet? — 4,5% de conversão.
🤖 Deseja uma internet fibra óptica de alta velocidade com suporte local? — 4,5% de conversão.
🤖Que tal um desconto especial? — 4,4% de conversão.
Segmento Financeiro
Segundo o Panorama, o segmento Financeiro é o terceiro melhor na taxa de conversão geral — 4% em média.
Ao mesmo tempo, mesmo com esse ótimo indicador, ainda é fundamental trabalhar textos para chatbot que vão te levar cada vez mais longe nela.
Mais uma vez, o foco aqui está na abordagem consultiva e personalizada, com foco no consumidor. Isso é o que gera cada vez mais leads e cada vez mais vendas.
Vamos ver os exemplos de textos para chatbot do segmento financeiro:
🤖 Vamos descobrir qual é o serviço ideal para sua necessidade? 🙂 — 6,6% de conversão média. Veja o uso do emoji aqui. Sempre recomendamos usá-los, pois eles transmitem mais personalização e aumentam a taxa de conversão.
🤖 Descubra se você está pagando juros abusivos em 5 minutos — 6,5% de conversão. Mais uma vez a praticidade aliada com um serviço específico.
🤖 Gostaria de realizar seu orçamento em 5 min? — 6,6% de conversão.
Segmento Educacional
O segmento educacional é intermediário na geração de leads: segundo o panorama, sua taxa de conversão média é de 3,76%.
Aqui estamos analisando escolas primárias e secundárias, universidades, cursos técnicos e profissionalizantes, escolas de idiomas etc.
Mais uma vez, os melhores textos para chatbots foram os que apresentaram as características de sucesso que estamos vendo até agora: abordagem personalizada, consultiva e direto ao ponto.
Vamos ver os textos para chatbot que mais convertem nesse segmento?
🤖Quer conhecer o Curso Ideal pra você? 😀 — 5,7% de conversão média.
🤖Quer saber mais sobre o método? — 5,5% de conversão média.
🤖Quer receber uma proposta personalizada para matrícula? — 5,4% de conversão média.
🙋 Eu quero mais: Mercado Educacional Brasileiro — 9 Dados Sobre Geração de Leads
Segmento de Venda de Bens e Serviços
Aqui estamos tratando de empresas que produzem seus próprios produtos personalizados ou que vendem serviços também feitos sob medida para empresas e pessoas físicas.
Esse é o setor mais popular no Brasil hoje. A maioria dos negócios se encontra aqui nesse segmento. Ele também é o segundo melhor em termos de conversões: 4,02% de média.
O foco aqui, como em todos os outros exemplos, está no consumidor em primeiro lugar. Oferecer uma experiência consultiva e personalizada é fundamental.
A abordagem personalizada em si, como você viu ao longo do texto, está em encontrar seu visitante onde ele está. Se ele chegou ao site por um anúncio de produto, por exemplo, mencione esse produto no seu fluxo.
Vamos ver os exemplos de textos para chatbots no segmento Bens e Serviços:
🤖 Quer saber mais sobre as soluções indicadas pra você? — 4,1% de conversão.
🤖 Gostaria de saber mais sobre o (nome do produto)? — 4,2% de conversão média.
🤖 Gostaria de uma negociação especial de preços? — 4,2% de conversão média.
30 Textos para Chatbots de Marketing que Nós Usamos na Leadster
Você merece um bônus por me acompanhar até aqui, né? 😅
Por isso, separei mais 30 exemplos de textos para chatbot do segmento SaaS, que é o nosso próprio.
Esses são textos que nós mesmos usamos aqui na Leadster: todas foram retiradas de fluxos que estão no ar hoje ou já estiveram em algum momento do nosso trabalho.
Para deixar a lista maior e te dar uma ideia mais aprofundada de como nós criamos nossas copys, trouxe uma listona mas sem especificar quais são os melhores em relação a conversão.
‼️Importante: essas são chamadas nossas, portanto estão falando especificamente dos serviços que nós oferecemos. Elas funcionam como modelo, então você deve adaptá-las para o seu segmento.
Veja agora 30 exemplos comprovados de textos para chatbots:
🤖 Quer ver uma demonstracão gratuita da Leadster no seu site?😄
🤖 Precisa melhorar seus resultados com copy? Aqui você aprende como!
🤖 Ei, psiu! Quer aprender a Criar Textos que Vendem?
🤖 Quer Aumentar os Resultados dos clientes da sua Agência?
🤖 Quer ver uma Demonstração Personalizada para a sua empresa?
🤖 Gostaria de uma negociação especial de preços?
🤖 Vamos descobrir qual o serviço ideal para a sua necessidade?
🤖 Que tal um desconto especial?
🤖 Quer saber como (inserir o principal benefício de seu produto/serviço)?
🤖 Olá! Quer ter mais Leads chegando até o Fundo do Funil? 🔥
🤖 Quer aumentar os resultados da sua franquia? 📈
🤖 Quer aumentar o resultado da sua pequena empresa? 📈
🤖 Oi! Quer aproveitar melhor o tráfego do seu site? 💸
🤖 Quer baixar o Infográfico [NOME] gratuitamente?
🤖 Quer conhecer uma estratégia para aumentar a Geração de Leads? 👀
🤖 Quer conhecer uma nova estratégia para aumentar as vendas na Black Friday? 👀
🤖 Olá! Quer melhorar suas Métricas e Indicadores de Marketing? 📊
🤖 Quer ver como é fácil conversar com um chatbot? 😄
🤖 Oi! Gostaria de Otimizar a Conversão do seu site? 🚀
🤖 Quer gerar mais leads com Marketing Conversacional? 😃
🤖 Poderia responder uma pesquisa rápida?
🤖 Quer falar com nossa equipe e saber mais sobre a Leadster? 🚀
🤖 Quer um Botão do WhatsApp Flutuante Gratuito para seu Site?😄
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🤖 Quer receber um lembrete quando a função de Agendamento estiver disponível?
🤖 Quer descobrir que tipo de profissional de Marketing é você?
🤖 Quer receber mais conteúdos sobre Geração de Leads?
🤖 Quer acessar o Panorama de Geração de Leads 2021 gratuitamente?
🤖 Está com dúvida e quer saber porque a Leadster é a melhor escolha para o seu site gerar mais leads?
No fim das contas, não existe fórmula mágica para criar textos para chatbots. Tudo depende do seu público.
Os modelos que mostramos acima funcionam dentro dessa perspectiva. É o que funciona pra gente porque nós aprendemos como nosso público-alvo através de muitos e muitos testes.
Para ter uma ideia melhor de como é o comportamento do seu segmento, baixe hoje o Panorama da Geração de Leads no Brasil 2024!
É um estudo que lançamos em parceria com a HubSpot, a V4 Company e a Rock Content, mostrando estatísticas importantíssimas sobre o comportamento dos consumidores de vários segmentos.
Para fazer o download grátis, é só clicar no banner abaixo. E assim terminamos a conversa 🥲 Muito obrigado pelo seu tempo e a gente se vê no próximo texto!
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