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/ / 14 Estratégias de Vendas pelo WhatsApp: Como Vender Mais e Melhor por este Canal

Sumário

A presença de um aplicativo de mensagens instantâneas como o WhatsApp na nossa vida hoje é imensa. E claro: pelo seu uso tão democrático, pensar nas vendas pelo WhatsApp é o próximo passo natural para empresas. 

Utilizamos a plataforma para nos comunicarmos com familiares e amigos, para organizar nossos compromissos, como parte da rotina de trabalho e (porque não?) para comprar produtos e contratar serviços.

Com essa crescente de vendas pelo WhatsApp, as empresas precisam se preparar para aproveitar o máximo oferecido pela plataforma. 

Quer conferir as melhores dicas e práticas para chamar a atenção dos usuários sem ser inconveniente ou inapropriado?

Continue a leitura do post que preparamos.

Por que vender pelo WhatsApp?

Por que vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo que conta hoje com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo

Só no Brasil há 120 milhões de pessoas utilizando o app, ocupando cerca de 91% dos smartphones brasileiros.

Apenas esse fator já é relevante para que as marcas queiram estar presentes nesse ambiente.

É a chance de um contato mais próximo e através de uma plataforma que faz parte da rotina de muitos. 

Prova disso é a sua taxa de abertura das mensagens, que está próxima de 90%, enquanto a média de abertura de e-mails fica em 15%.

Além disso, o próprio consumidor passou a buscar pelo contato através desse canal, pela agilidade e praticidade oferecida por ele.

O WhatsApp já entendeu o potencial da ferramenta como plataforma de venda e investe nesse segmento.

Então os recursos multimídia e funcionalidades da plataforma disponibilizadas para negócios são outros atrativos interessantes.

O mercado também acompanha esse caminho, com diversos softwares de automação e integração de plataformas, que tornam o atendimento ao público e a abordagem comercial através deste canal ainda mais completo.

➡️ Leia também: Como Colocar Botão do WhatsApp no Site? Faça Grátis e em 5 minutos!

14 Estratégias de vendas no WhatsApp

14 Estratégias de vendas no WhatsApp

Pensando em impulsionar ainda mais as suas vendas no WhatsApp, separamos aqui 14 estratégias para você aplicar agora mesmo!

1. Utilize site, redes sociais e anúncios para divulgar seu WhatsApp

Aproveite todos os canais em que está presente para divulgar o WhatsApp do seu negócio. 

Quanto mais pessoas tiverem acesso ao seu contato, maiores são as chances de render resultados.

Por isso, utilize meios do marketing digital e tradicional, como:

  • Tráfego pago;
  • Link na bio e descrições nas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter);
  • Vídeos;
  • Flyers;
  • Embalagens;
  • Fachadas; 
  • Materiais publicitários;
  • Catálogos;
  • Google Meu Negócio;
  • Cartão de visita.

2. Defina uma estratégia de captação de contatos

Existem algumas formas de captar contatos para seu WhatsApp, algumas mais “trabalhosas” do que outras para o cliente. Vamos a elas:

  • Adicionar os contatos no seu WhatsApp e pedir para ser adicionado;
  • Oferecer uma promoção, pedindo para a pessoa mandar um oi (ou seja, ela será obrigada a salvar o seu número);
  • Criar um link direto para que o cliente envie mensagens para seu número;
  • Criar um QR Code
🔎 Leia também: Como Criar Link do WhatsApp Grátis [Gerador Rápido]

3. Dê preferência às listas de transmissão

3. Dê preferência às listas de transmissão

Não confunda: listas de transmissão não são grupos no WhatsApp.

Vamos ser sinceros, os clientes não gostam de grupos de WhatsApp, isso porque não os agrega em nada, com exceção de algumas situações específicas, como falaremos abaixo.

As listas de transmissão são essenciais para você que precisa enviar uma mesma mensagem a vários usuários

Chega de ficar mandando um por um, com esse recurso você precisa apenas criar a lista, selecionar os contatos que deseja colocar nela e, por fim, escrever a mensagem e enviar!

E o melhor de tudo é: caso o usuário responda, será aberta uma janela individual, então você terá total controle de quem respondeu.

4. Se for usar grupos, utilize grupos específicos para compra e venda

Já falamos aqui que os usuários não gostam tanto de grupos para vendas, mas isso não quer dizer que eles sejam proibidos.

Por isso, utilize grupos, de preferência criados por você, que tenham objetivos específicos como; lançamentos, promoções, datas comemorativas etc.

Adicione apenas pessoas que realmente têm interesse em receber este tipo de conteúdo.

Lembre-se também de fechar o canal para mensagens de terceiros.

E tenha cuidado para não enviar mensagens demais ou agir de forma invasiva, pois isso pode levar os clientes a saírem do grupo e ficarem com uma imagem ruim da sua marca.

5. Elabore um cronograma de mensagens

Assim como em outros canais de venda, o WhatsApp também receberá clientes nos mais diferentes estágios, todos eles conforme o funil de vendas de sua empresa.

Dessa forma, é necessário criar abordagens específicas para cada etapa do funil, interesse e tipo de cliente.

6. Tenha templates de mensagens de vendas pelo WhatsApp

Para facilitar e otimizar o trabalho de sua empresa, siga templates de mensagens de vendas para o WhatsApp. 

Isso faz com que você já tenha o texto certo e pronto para enviar aos clientes, mudando apenas as informações específicas.

Por isso, confira aqui 3 dos 29 Textos Pronto para Vendas no WhatsApp:

  • Lead qualificado: “Recebi aqui a informação de que você tem interesse sobre [produto ou serviço]. Pode me contar mais sobre a sua necessidade? Assim consigo te enviar a melhor proposta”.
  • Responder uma solicitação de orçamento: “Olá! Para [reforçar a demanda ou item solicitado na cotação] nosso valor é de R$ X” .
  • Follow-up após mensagem inicial: “Olá, [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Estou em contato novamente para verificar seu interesse na nossa solução”.

7. Cadastre dúvidas e objeções comuns

É completamente comum que os clientes tenham dúvidas ou objeções durante uma negociação. 

Por isso, cadastre as principais e mais recorrentes para saber como responder melhor seus leads e clientes.

Dessa forma, você já estará preparado – podendo até mesmo criar templates de resposta -, caso o cliente faça alguma objeção ou pergunta, contornando a situação de modo a seguir para o fechamento da venda.

8. Crie um script de vendas pelo WhatsApp

O script de vendas nada mais é do que a combinação de estratégias já determinadas para uma negociação entre o vendedor e o lead.

Vamos a alguns exemplos de script de vendas com abertura especializada:

  • Percebi que você trabalhava na [EMPRESA QUE TRABALHOU], como você percebeu a cultura corporativa de lá?
  • Um amigo meu também foi para [UNIVERSIDADE], o que você estudou lá?
  • Vejo que você mudou de cargo de SDR para gerente de contas na [EMPRESA ATUAL], como funciona o processo interno?

Por meio do script de vendas você terá benefícios como:

  • Compartilhar facilmente as estratégias com o time de vendas;
  • Evitar a perda de informações ou conhecimento;
  • Ajudar a treinar novos vendedores;
  • Aumentar a preparação de todo o time;
  • Ajudar a manter o foco;
  • Aumentar a eficiência da equipe;
  • Reduzir o estresse dos vendedores e SDRs;
  • Melhorar a consistência do time e passa uma única mensagem;
  • Reduzir a chance de desalinhamentos com o cliente;
  • Melhorar o rapport entre vendedores e leads;
  • Aumentar o aproveitamento de leads e as taxas de conversão;
  • Evoluir suas estratégias com o tempo.
🔎 Saiba mais: 23 Modelos de Script de Vendas Prontos para Usar

9. Configure mensagens automáticas de boas-vindas e ausência

Não deixe os usuários esperando, por isso, já tenha prontas as mensagens automáticas para situações de ausência e boas-vindas.

Veja o que você deve colocar nessas mensagens automáticas:

  • Boas-vindas:
    1. Faça as saudações – “Olá! Agradecemos o seu contato. Estamos aqui para atendê-lo da melhor maneira”
    2. Chamada para ação – você pode tanto pedir para o contato te adicionar na agenda, quanto solicitar por mais informações a fim de agilizar o atendimento.
  • Ausência: além de colocar o seu horário de atendimento no WhatsApp Business, você pode programar mensagens para situações em que o cliente faz um contato fora do horário.
    1. Exemplo: “Agradecemos o contato! Lembrando que atendemos de x a y do período a e b. Responderemos sua mensagem assim que possível!”.

10. Utilize o catálogo para mostrar seus produtos e serviços

Você pode otimizar tanto o seu tempo quanto o do cliente ao utilizar o catálogo do WhatsApp para mostrar seus produtos e serviços.

Dessa forma, o cliente chegará até você já sabendo os produtos e serviços que o interessam.

11. Aproveite o status do WhatsApp para divulgar novidades e promoções

O status do WhatsApp funciona como o stories do Instagram, ou seja, é uma publicação disponível apenas por 24 horas, com tempo limitado também de exibição.

Aproveite esse recurso para divulgar as promoções e novidades de sua empresa, invista em métodos que chamem a atenção.

🔎 Leia também: Copywriting para Instagram: 14 Dicas Incríveis para Você Aplicar

12. Utilize etiquetas para organização

12. Utilize etiquetas para organização

As etiquetas de organização são um modo de filtrar os clientes, você pode marcá-los conforme suas especificações, ou seja, você acompanha o status do pedido.

Vamos a alguns exemplos de etiqueta:

  • Novo cliente;
  • Pagamento pendente;
  • Pago;
  • Finalizado;
  • Promoção;
  • Reclamação.

13. Acompanhe as estatísticas com WhatsApp Business

Com as estatísticas do WhatsApp Business você terá à sua disposição dados como:

  • Número de mensagens enviadas;
  • Número de mensagens entregues;
  • Número de mensagens lidas;
  • Número de mensagens recebidas.

Essas estatísticas auxiliam no controle da área de atendimento e vendas de sua empresa.

14. Crie regras e automações entre diferentes softwares com a API do WhatsApp

Ao criar uma API ou contratar de uma empresa fornecedora deste serviço, você pode ter o auxílio necessário para integrar o WhatsApp com outros sistemas, como softwares de CRM, automação de marketing, inteligência artificial etc.

Boas práticas para vender pelo WhatsApp

Boas práticas para vender pelo WhatsApp

Vender pelo WhatsApp é uma oportunidade incrível, mas algumas práticas são recomendadas para não ser invasivo, para passar uma imagem profissional e para não acabar prejudicando a imagem da sua marca. 

Prefira o WhatsApp Business

A primeira dica dessa lista é o uso do WhatsApp pensado para as empresas: o WhatsApp Business.

Com ele, funcionalidades e facilidades podem ser exploradas.

Informações empresariais

Com esse formato da plataforma, você pode adicionar informações como a localização, contato, segmento da empresa, link para site, descrição dos produtos ou serviços, além de imagens que representem seu negócio.

Com isso, quem acessa seu contato já tem uma ideia melhor formada da sua marca e do que você oferece.

Também é possível solicitar a verificação do contato, o que passa mais credibilidade.

Etiquetas

Essa funcionalidade, também disponível apenas no WhatsApp Business, possibilita a organização das conversas e contatos de acordo com etiquetas definidas por você.

Acompanhamento da estratégia

Métricas como número de mensagens enviadas, entregues e lidas são disponibilizadas pela plataforma.

Esses dados auxiliam a entender as taxas e a receptividade das abordagens feitas por lá.

Peça autorização dos seus contatos

Quer evitar problemas e enviar mensagens apenas para aqueles consumidores que estão mais receptivos à sua marca?

Garanta que eles querem receber seu contato. 

Você pode fazer isso na primeira mensagem de abordagem e também pode pedir para que eles se cadastrem na linha de transmissão (já falaremos mais sobre essa funcionalidades) para receberem as ofertas, descontos, novidades e conteúdos.

Dedique tempo para o atendimento

Se você quer trabalhar com vendas pelo WhatsApp, precisa pensar na dinâmica que acontecerá por ali. 

Seja através da divulgação do contato da sua marca ou da abordagem ativa, seu número será conhecido pelo público.

Com isso, é preciso ter um profissional ou um sistema de atendimento, ou então você perderá um dos principais benefícios do WhatsApp para o consumidor: a agilidade nas respostas.

➡️ Confira: O Que é um Pipeline de Vendas, Benefícios e Como Criar um

Automatize os processos

Como comentamos no tópico anterior, o atendimento pode ser feito através de um sistema pensado para tal, para que você não dependa do trabalho de um profissional para isso. 

Através de chatbots, a marca pode criar um roteiro de respostas e interações, que fica disponível o tempo todo e que entrega pelo menos um pré-atendimento para os usuários.

Com isso o retorno é automático, parte das dúvidas são solucionadas ali e sua equipe pode focar em outras tarefas.

Na abordagem ativa, você também pode explorar a funcionalidade de linha de transmissão, para enviar uma mesma mensagem para diversos contatos ao mesmo tempo.

🔎 Saiba mais: Como a Pós PUCPR Digital Dobrou sua Taxa de Conversão Integrando Leadster e WhatsApp

Entenda o estágio do cliente

Para que essas mensagens funcionem, sejam elas enviadas pela sua equipe ou por sistemas de automação, elas precisam estar alinhadas com as necessidades e interesses dos usuários.

Pense no funil de vendas e na maturidade de cada contato em relação à compra.

Caso contrário, você pode acabar prejudicando a relação e afugentando oportunidades.

🔎 Saiba mais: O Que é Funil de Conversão, Quais são as Etapas e Como Criar

Invista em Marketing de Conteúdo

Para os contatos que se interessam por um contato mais frequente, você pode oferecer conteúdos relevantes e do interesse desse público.

Podem ser utilizados os recursos multimídia como fotos, vídeos, áudios, etc.

Lembre-se de checar o interesse do contato em receber esse tipo de conteúdo através desse canal, para não ser intromissivo. 

Seja objetivo

Quando falamos em vendas pelo WhatsApp é importante ter em mente que o conteúdo ali, em qualquer formato, deve ser curto e objetivo.

Caso um contato mais longo seja necessário, agende um contato através de uma ligação ou reunião de vendas para resolver.

Use a linguagem do seu público

O WhatsApp, mesmo quando utilizado por diferentes profissionais, é um canal oficial da marca.

Portanto, a linguagem utilizada por ali deve corresponder a essa identidade de linguagem. 

Essa linguagem também deve levar em conta a identificação e conexão gerada com seu público.

Escute o cliente

Utilize o WhatsApp também como um canal pós-venda.

Pela facilidade das respostas, esse é um canal relevante para pesquisas e feedbacks dos clientes que consumiram com a sua marca.

Esses insights são importantes para identificar pontos de melhoria e de investimentos necessários.

Treine a sua equipe

Todas essas dicas precisam estar não só na sua cabeça, mas de todos os profissionais que farão contato com os consumidores através da plataforma.

Invista em um guia de boas práticas da sua marca e em um treinamento de vendas pelo WhatsApp para a sua equipe comercial.

🔎 Você também pode se interessar: Funcionalidades Leadster: Direcione Leads Qualificados para o WhatsApp

Tenha cuidado com as mensagens automáticas

A mensagem automática é sim recomendada, mas configure de forma a não deixá-la muito impessoal ou fria para o público.

Evite textos muito longos

Como comentamos, o WhatsApp é um canal objetivo.

Portanto, mantenha os textos curtos e apenas escreva o essencial.

Não se preocupe em fornecer todas as informações já no primeiro contato, pois os usuários interessados vão dar abertura para novas mensagens.

Tenha cuidado com envios simultâneos

Tome cuidado com esse tipo de automação, pois isso pode ser considerado um “spam” no WhatsApp e pode até mesmo chegar a bloquear seu número.

Utilize emojis com moderação

Se a comunicação da sua marca é mais descontraída, os emojis são um recurso legal para incluir nos textos, mas não pese a mão.

Emojis demais desviam a atenção e passam uma imagem errada.

Evite imagens no pitch inicial

O primeiro contato sempre deve ser em texto.

Se você enviar uma imagem já nessa primeira mensagem, as chances do usuário abrir a conversa é menor.

🔎 Leia também: Pitch de Vendas: 8 Dicas para Criar um Discurso que Vende

Não aposte todas as suas fichas no WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta de apoio para as vendas da sua marca, mas você não deve apostar todas as fichas em um só canal.

Você precisa oferecer alternativas de atendimento ao cliente também, para aqueles que preferem entrar em contato através de outros canais, como e-mail e telefone.

Lembre-se também que o app pode sofrer instabilidades, como já ocorreu, prejudicando diretamente as empresas que o utilizam.

Como receber pagamentos pelo WhatsApp?

Despertador com ícones de moedas e notas

Tudo isso que mostramos até agora te permite criar uma estratégia bem redondinha de vendas no WhatsApp.

Mas só está faltando um último ponto que é bastante importante: receber pagamentos pelo WhatsApp. 

Esse trabalho não é muito difícil, mas ele vem com algumas particularidades que vale a pena a gente conversar sobre. 

Esse é um dos recursos menos usados nas vendas pelo WhatsApp. A maioria das empresas prefere enviar um link de pagamentos para cartões ou uma chave PIX. 

A questão é que usar chaves PIX para o pagamento é um pouco inseguro para o cliente em alguns casos. Podem haver desentendimentos, erros de digitação e vários outros problemas que atrapalham o cliente a pagar e você a receber. 

O WhatsApp Payments permite que você receba pagamentos através de uma conta cadastrada direto no app, aumentando a segurança e até facilitando o trabalho. 

Vamos saber um pouco mais sobre ele agora, e já te mostro também como configurá-lo como parte da sua estratégia de vendas no WhatsApp: 

O WhatsApp Payments já está liberado no Brasil?

Sim! Demorou bastante, mas o WhatsApp Payments já pode ser utilizado por qualquer empresa brasileira hoje. 

O recurso foi inaugurado lá atrás, em 2021, mas o Banco Central não permitiu que o recurso fosse utilizado por empresas, apenas por pessoas físicas. 

Em fevereiro de 2023, porém, o Banco Central liberou o uso do WhatsApp Pay para qualquer empresa, que podem agora cobrar e receber dos seus clientes direto da plataforma. 

O que está impedindo o uso dessa ferramenta, então? Por que não estamos vendo os brasileiros, que usam tanto o WhatsApp, aderindo? 

O motivo é bem simples: o WhatsApp Pay só permite pagamentos com cartão de débito, cartão de crédito ou cartão débito/crédito. Ele não permite PIX pelo WhatsApp. 

Então, o recurso é interessante de oferecer pela facilidade de configurar, mas aqui no Brasil, por conta do PIX, ele acabou não pegando. 

É mais fácil pegar um código, abrir o app do banco e pagar? Não necessariamente. Mas não é todo mundo que tem cartão de crédito e menos pessoas ainda estão dispostas a colocar suas informações na mão do tio Zuckerberg 😅

Configurando o WhatsApp Pay

Mas ainda assim é interessante oferecer essa forma de pagamento para os seus clientes, caso eles queiram. 

Muita gente acaba não tendo dinheiro em conta para fazer um PIX, por exemplo. Outras pessoas têm regras de segurança bem restritas, e preferem pagar tudo com cartão de débito ou crédito. 

Oferecer o WhatsApp Pay para os seus clientes é uma questão de experiência. Eles podem até usar pouco, mas quando precisarem e você oferecer, seu negócio passa a ser mais atrativo. 

A configuração é bastante simples, mas envolve uma pequena burocracia com a plataforma de pagamento. O procedimento é similar a quem tem um e-commerce e precisa contratar um gateway para pagamentos online. 

Ou quem tem um negócio físico e precisa contratar uma maquininha para passar cartão. 

Os parceiros de pagamento do WhatsApp Pay são: 

  • Cielo
  • Getnet
  • Mercado Pago
  • Rede
  • SumUp
  • Stone

E esses são os cartões aceitos para pagamento na plataforma: 

  • Banco do Brasil (Visa)
  • Banco Inter (Mastercard)
  • Bradesco (Visa)
  • Itaú (Mastercard)
  • Mercado Pago (Visa)
  • Next (Visa)
  • Nubank (Mastercard)
  • Sicredi (Mastercard e Visa)
  • Woop, a conta digital da Sicredi (Visa)

E agora um passo a passo rápido para ativar o WhatsApp Pay através do WhatsApp Business: 

  • Com a conta da sua empresa, clique em “Configurações”; 
  • Depois, clique em “Ativar parceiro de pagamentos”; 
  • Escolha o parceiro que você tem conta (veja lista acima); 
  • Coloque os dados da sua conta; 
  • Faça a verificação de duas etapas do WhatsApp; 
  • Pronto! Para receber, você precisa selecionar a opção “Receber pagamentos de vendas” pelo WhatsApp Business. 

Simples, não é? Para quem já trabalha com os parceiros de pagamento aceitos pelo WhatsApp, o processo não vai levar mais que 10 minutos. 

A leve burocracia é para o caso de você não ter uma conta nesses parceiros. Se esse for o caso, você vai precisar abri-la para depois cadastrá-la no WhatsApp. 

Tudo certo até aqui então? Já conversamos sobre todos os pormenores técnicos para você conseguir ligar sua máquina de vendas no WhatsApp e faturar muito por esse canal. 

Agora vamos nos aprofundar em alguns detalhes aí na sua operação. Vem comigo: 

Como treinar a equipe para fazer vendas pelo WhatsApp?

Duas mãos se cumprimentando.

Esse é um passo bastante importante naquelas empresas que nunca usaram o WhatsApp para vendas. 

A experiência online é bastante diferente do atendimento comercial em uma loja física. Existem pormenores no WhatsApp, tanto no operacional quanto na própria interação com os clientes, que exige um trabalho bem mais organizado. 

A organização das informações dos clientes, o jeito de conversar, o uso ou não de chatbots para WhatsApp: tudo isso precisa ser considerado antes de você fazer a sua primeira venda. 

Aliás, antes de você conversar com um potencial cliente pela primeira vez. 

As vendas pelo WhatsApp podem causar problemas em uma empresa sem uma organização completa do seu estoque, no caso de produtos físicos. 

Ou até problemas em atender as solicitações no caso de uma empresa de serviços. 

E muito além: se a desorganização e a falta de tato ficarem evidentes para os seus clientes, você também vai perder vendas. Vendas que você não deveria perder. 

Separei aqui uma listinha rápida de alguns recursos que vão te ajudar a organizar sua estratégia de vendas pelo WhatsApp. Vem comigo?

Inserindo o WhatsApp na rotina dos vendedores

O primeiro passo é fazer um treinamento rápido com os vendedores para inaugurar essa funcionalidade. 

Isso é bom por dois motivos: o primeiro deles é que você está delegando a responsabilidade de fazer as vendas pelo WhatsApp para quem já trabalha com vendas. 

Não é raro encontrar empresas em que o time comercial faz as vendas pelos canais padrão e outra equipe, normalmente a de atendimento, fica a cargo de passar as solicitações de orçamentos e vendas. 

A equipe comercial que você já tem é quem deve, por padrão, seguir com as vendas no WhatsApp. 

Isso vai garantir uma agilidade maior na hora de conversar com seus clientes em potencial, o que aumenta as chances da venda acontecer. Ninguém quer pedir um produto em um WhatsApp de uma loja e ouvir um “vou te passar para o vendedor”. 

O segundo motivo é o próprio treinamento. Monte uma listinha de boas práticas e repasse para que elas sejam padrão em toda a equipe. Essa lista deve conter: 

  • Gramática e ortografia; 
  • Tempo de resposta; 
  • Formas padronizadas de enviar produtos e orçamentos; 
  • Melhores práticas de follow-up
  • Compliance em negociações; 

E outros pontos específicos da realidade da sua empresa e segmento. 

Com isso, você garante que o atendimento vai ser sempre padronizado e o melhor possível, o que aumenta as chances de vender. 

Vendedores não devem usar seu próprio número

Outro ponto bastante comum em empresas brasileiras é o caso dos vendedores que usam seu próprio número no WhatsApp para conduzir negociações representando a empresa. 

Isso é bastante errado. Para RCAs — Representantes Comerciais Autônomos — a prática até pode ser válida, já que os Representantes têm CNPJ e estão prestando um serviço autorizado para a empresa. 

E mesmo assim é uma boa prática oferecer telefones corporativos para que você tenha um controle maior sobre o que está sendo negociado e conversado. 

Mas para vendedores que trabalham representando diretamente a sua empresa — ou seja, eles são contratados pela sua empresa — o WhatsApp pessoal deve passar longe das vendas. 

Isso por uma série de motivos, incluindo a falta de controle sobre o que está sendo dito, a informalidade da negociação, a falta de segurança que a empresa tem no caso de empregados de má fé etc. 

A equipe comercial que trabalha com o WhatsApp deve usar somente números de telefone da empresa, de preferência em um WhatsApp Business compartilhado — ele funciona concomitantemente em até 4 dispositivos diferentes. 

E falando nisso: 

Use somente o WhatsApp Web ou o app do WhatsApp

Se a maior parte das vendas está acontecendo dentro da sua empresa — ou seja, não há representantes rodando a cidade o dia todo fechando novos contratos — o ideal é que as conversas sejam conduzidas através do WhatsApp Web. 

Apesar de não ser possível quebrar a criptografia do WhatsApp, é plenamente possível que um gestor acompanhe as mensagens em tempo real, caso ele esteja com o app aberto no mesmo número cadastrado. 

A questão é que o WhatsApp no telefone só pode ser usado por um único número — ou seja, um único chip. 

Se você não usar o WhatsApp Web, cada vendedor precisa de um smartphone próprio, o que inviabiliza esse trabalho de checagem e gestão. 

Com o app do WhatsApp ou o próprio WhatsApp Web, os gestores podem checar todas as mensagens caso eles estejam conectados ao número “mestre” que divide o número com até 4 dispositivos diferentes. 

Integre o CRM ao WhatsApp

Metas, informações cadastrais, informações de estoque, preços, SKUs, disponibilidade da equipe de instalação, feedbacks anteriores dos clientes: tudo isso fica reunido em um software conhecido como CRM de vendas. 

Trabalhar sem essa integração é uma péssima ideia. De repente, departamentos que deveriam estar se ajudando para atingir os objetivos de negócio da empresa começam a competir. 

Pense nessa situação: uma empresa que trabalha com instalação de ar-condicionado em empresas. Você faz uma venda por WhatsApp e informa um horário para uma visita técnica. 

Ótimo uso do WhatsApp para fazer a venda! Mas aí alguém liga na loja 20 minutos depois e outro vendedor acaba marcando o mesmo horário para a visita, e você não tem mais técnicos disponíveis. 

Isso é simples de resolver com um CRM de vendas. Você pode alocar recursos e fechar vendas sem medo: tudo vai estar registrado, e o que está no sistema é Lei. 

Concentre o atendimento e suporte também pelo WhatsApp

O WhatsApp, como vimos, é o queridinho do brasileiro. Quase todo mundo com smartphones usa o WhatsApp. E quem não usa sabe o quanto ele é necessário. 

Então, aproveite para fazer a transição também para o atendimento e suporte da sua empresa.

Faça um treinamento similar com sua equipe de suporte e busque plataformas de atendimento que ofereçam esse suporte também. 

Seus clientes vão te agradecer muito. Um WhatsApp, mesmo com atendimento automatizado com chatbots, é muito melhor do que um atendimento telefônico com uma URA. 

😉 Leia também: 10 Melhores Ferramentas de Chat Online para Sites em 2023

Como criar um chatbot no WhatsApp?

Mock-up de computador com ícones de pessoas e do WhatsApp

Bom, agora que a gente conversou bastante sobre tudo relacionado ao WhatsApp para vendas, precisamos conversar também sobre um outro assunto bem importante: o chatbot para WhatsApp. 

O chatbot te permite uma escalabilidade muito maior, já que ele vai respondendo aos clientes automaticamente e só depois de entender quais são suas necessidades ele os envia para a equipe comercial. 

Aliás, ele só faz esse envio caso a pessoa esteja interessada em comprar alguma coisa ou fechar um novo contrato. É a qualificação de leads feita de forma instantânea. 

Isso te garante respostas rápidas e, em muitos casos, uma resolução da maior parte das solicitações sem envolver ninguém na equipe. 

Com essa ajuda, a equipe comercial fica livre para vender e a equipe de atendimento fica livre para resolver casos mais complexos e garantir o sucesso do cliente. 

🔎 Leia também: Retenção de Clientes — 12 Dicas Essenciais para Medir Resultados

Existem três maneiras de criar um chatbot para WhatsApp; Duas delas são bastante avançadas, mas grátis. Uma delas — nossa recomendação — é paga, mas é mais simples. 

Temos um texto específico sobre isso que vale muito a pena você ler caso essa seja a sua dúvida: 

➡️ Como criar um chatbot do WhatsApp? 3 maneiras + exemplos

Vamos dar uma olhada nas três agora: 

Como criar um chatbot do WhatsApp com plataformas de Chatbot

Esse é o jeito mais simples de criar um chatbot do WhatsApp: com a ajuda de uma plataforma de atendimento que já oferece esse serviço. 

São plataformas como a Zendesk, por exemplo, que têm módulos específicos para a criação de chatbots já inclusos na plataforma. 

Nesses casos, o processo é simples e passa por 4 passos fundamentais: 

  • Criação do WhatsApp Business com um número de telefone válido; 
  • Escolha do provedor adequado; 
  • Introdução da API pelo provedor; 
  • Criação dos fluxos e publicação no WhatsApp.

Existem várias outras plataformas de atendimento que fazem esse trabalho hoje em dia. A vantagem de trabalhar assim é que você não precisa saber códigos nem nada disso. 

E a sua própria equipe, quando treinada, já consegue criar fluxos, publicá-los e começar a atender, sem precisar envolver a área de T.I.

O único problema é que esses recursos são normalmente pagos. Mas é um investimento que você está fazendo, e o retorno vai vir na diminuição da carga do atendimento e no aumento das vendas. 

Como criar um chatbot do WhatsApp com o Google Dialogflow

O Google Dialogflow é um recurso avançado do Google, voltado para a criação de fluxos inteligentes de conversa para aplicação em aplicativos de marketing conversacional

Basicamente, ele te permite criar algoritmos simples, editar texto e testar a conversação em tempo real. 

Por conta disso, existem desenvolvedores que usam o Google Dialogflow para criar as condições de diálogo, e depois usam a API do WhatsApp para fazer a integração. 

Esse é um tipo de trabalho de back-end, inclusive, que compõe alguns aplicativos simples disponíveis no mercado hoje. 

Logo abaixo você vê um vídeo tutorial ensinando a trabalhar com o Dialogflow. Mas já adianto: é para usuários com conhecimento prévio em programação, ok? 

Como criar um chatbot do WhatsApp com programação

Você também pode criar um chatbot do WhatsApp do zero se souber programar bem. 

Mas esse trabalho é bastante difícil e vai requerer no mínimo um desenvolvedor com conhecimentos em Python.

Fazer esse trabalho é só para quem tem conhecimentos o suficiente para não precisar nem pagar nem usar uma tecnologia proprietária do Google. 

Mas como tudo o que envolve a criação de uma ferramenta, esse trabalho vai exigir conhecimento no momento da criação e depois também, na implementação e manutenção. 

No vídeo abaixo você confere como esse trabalho pode ser feito: 

Quais são as melhores métricas para as vendas via WhatsApp?

Também é importante a gente conversar um pouco melhor sobre como medir a eficiência do seu trabalho no WhatsApp. 

Isso é bem simples de planejar: é só você estipular algumas métricas básicas que vão ser suas guias para identificar gargalos no futuro, e para medir o sucesso da sua estratégia de vendas no WhatsApp como um todo. 

A parte estratégica é um pouco mais simples do que a própria implementação e acompanhamento dessas métricas, porém. 

Infelizmente o WhatsApp não oferece suporte nativo para o acompanhamento dessas métricas. O máximo que ele faz é entregar estatísticas sobre quantas mensagens são enviadas, recebidas e lidas. 

Se você quiser ter esse controle avançado das métricas do WhatsApp, você vai precisar trabalhar com plataformas de chatbots — elas normalmente vêm com Analytics próprios. 

Separei aqui algumas delas pra gente conversar melhor sobre como manter uma estratégia de vendas no WhatsApp sempre funcionando bem e alinhada com os seus objetivos de negócio. 

Vamos ver? 

Tempo de resposta

Em média, quanto tempo seus comerciais levam para atender uma solicitação? 

Essa é uma das métricas mais importantes nas vendas pelo WhatsApp. É ela que vai te ajudar a identificar gargalos na sua operação, por exemplo. 

Você precisa saber quanto tempo leva até seus comerciais responderem uma solicitação porque, quanto mais tempo passa, menos chances você vai tendo de fechar as vendas.

Essa mensuração não é feita direto pelo WhatsApp, infelizmente. Ela precisa ser feita com uma outra ferramenta, normalmente uma de chatbots para WhatsApp. 

Temos um texto publicado aqui no blog que fala justamente sobre como medir e reduzir esse tempo. Vale bastante a leitura: 

➡️ Como Reduzir o Tempo de Resposta ao Lead para Aumentar as Vendas

Tempo do primeiro contato

Essa é uma métrica que vai envolver a sua plataforma de marketing — as mais conhecidas hoje no mercado são a ActiveCampaign, RD Station e a HubSpot. 

Essa métrica é “do cliente”, não medindo a sua equipe diretamente. Ela vai te informar quanto tempo em média seu cliente leva para sair da conversão em lead e fazer a sua primeira compra. 

Medindo essa métrica e estabelecendo uma média, você vai conseguir acompanhar alterações que indicam gargalos na sua operação. 

Por exemplo: você determina que, em média, um lead se torna cliente dentro de 45 dias. 

Em um mês, ela passa para 47 dias. Em outro, para 32. E em outro, para 60. Nesse terceiro mês, você está tendo uma queda de performance bem óbvia. 

O problema é que isso só é óbvio para quem acompanha a métrica. Sem medir, você só vai ver as vendas caindo sem saber o motivo. 

Por isso, acompanhe o desenvolvimento dos seus leads e entenda quais foram os caminhos que os levaram da primeira conversão até a venda pelo WhatsApp. 

Isso é feito analisando a conversão inicial na plataforma de marketing e comparando com o momento em que a venda é feita no CRM. 

As plataformas de marketing e os CRMs, inclusive, têm integrações nativas umas com as outras justamente para oferecer esse tipo de métrica sem maiores dificuldades. 

Canais de origem

Como seus clientes estão encontrando seu WhatsApp para fechar uma venda? 

Essa métrica é importante porque ela determina pontos de oportunidade e melhoria para o seu site e sua presença digital como um todo. 

Por exemplo: se você percebe que está fazendo muitas vendas através da busca do Google — ou seja, as pessoas estão te encontrando por lá — é interessante incluir mais informações sobre a sua empresa no Pacote Local. 

Ao mesmo tempo, se você está investindo pesado em um canal específico e percebe que ele não está trazendo vendas, é possível redirecionar esse investimento para onde as conversões estão acontecendo mais. 

Duração da negociação

Também é importante medir quanto tempo mais ou menos a negociação pelo WhatsApp está durando. 

Meça principalmente as negociações que terminam em vendas, ok? Isso é importante porque você consegue entender melhor qual deve ser o dimensionamento da sua equipe. 

Por exemplo: se suas negociações normalmente duram alguns dias e seu fluxo de clientes é alto, sua equipe vai precisar ser maior e você vai precisar de números múltiplos para fazer as vendas pelo WhatsApp. 

Mas ao mesmo tempo, se sua negociação duram no máximo alguns poucos dias, você precisa de técnicas de vendas e softwares de gestão comercial para deixar o processo cada vez mais eficiente e evitar erros custosos. 

Isso é feito principalmente por outras ferramentas, especialmente um CRM de vendas. 

Aliás, se você vai começar a vender pelo WhatsApp, o melhor é que você tenha no mínimo um CRM de vendas para te acompanhar, ok? 

Outras dúvidas comuns sobre vendas no WhatsApp

Outras dúvidas comuns sobre vendas no WhatsApp

Para fechar com chave de outro nosso conteúdo estratégico sobre vendas pelo WhatsApp, vamos às dúvidas mais comuns sobre o assunto!

Quais as diretrizes de vendas no WhatsApp?

Um tópico importante para quem quer vender pelo WhatsApp é conhecer a política de uso da própria plataforma.

As empresas que utilizam o WhatsApp Business devem aderir a essa política e seguir regras, não utilizar para fins proibidos, cumprir as leis de proteção de dados, etc.

Você pode conferir todas as diretrizes na página “Política do WhatsApp Business”.

Qual a diferença entre WhatsApp, WhatsApp Business e WhatsApp API?

Nós temos três tipos de conta do WhatsApp, vamos às suas diferenças:

  • WhatsApp (comum): não possui muitas opções empresariais, é mais voltada para uso pessoal.
  • WhatsApp Business: ferramenta direcionada para negócios, ou seja, para área profissional. Nele você consegue colocar as informações comerciais, conectá-lo com a fanpage, criar anúncios do Facebook para o WhatsApp, criar catálogo de produtos ou serviços, mensagens automáticas etc. Ou seja, ele é ideal para aqueles que querem fazer comércio pela internet. Atenção: ele possibilita apenas um único login.
  • WhatsApp API: o WhatsApp Business API é uma versão paga da ferramenta, com ele você pode ter múltiplos logins em um mesmo número, pagando por interação. Seu diferencial também é o selo de verificação.

Como configurar o WhatsApp Business?

Vamos ao passo a passo de como configurar o WhatsApp Business:

  1. Baixe o WhatsApp Business e abra o aplicativo no seu celular;
  2. Leia os Termos de Serviço, em seguida, clique em “CONCORDAR E CONTINUAR” para aceitá-los;
  3. Confirme seu número – adicione o código de país correspondente e insira seu número de telefone em formato internacional. Clique em “AVANÇAR” ou “OK” e, em seguida, toque em OK para receber o código de confirmação de seis dígitos por SMS ou ligação. Para concluir, insira o código de seis dígitos;
  4. Permita que o app acesse seus contatos e suas fotos;
  5. Crie uma conta, para isso, insira seu nome comercial, selecione uma categoria de empresa e adicione uma foto de perfil;
  6. Crie seu perfil comercial – toque em “CONHECER”, seguido de “Perfil comercial”. Adicione informações importantes, como seu endereço comercial e horário de atendimento.

Para facilitar ainda mais o seu entendimento, confira o vídeo abaixo:

Como configurar a API do WhatsApp?

Confira o passo a passo de como configurar o API do:

  1. Encontre um provedor de solução de negócios (BSPs);
  2. No site de seu BSP, faça o login com a conta do Facebook;
  3. Por fim, configure sua conta:
    1. Cria uma conta empresarial no Facebook (caso já exista, os dados aparecerão automaticamente) ou WhatsApp Business;
    2. Crie seu perfil do WhatsApp Business;
    3. Verifique seu número.

Caso você não queira contratar um BSP, sua empresa precisará de um desenvolvedor para fazer esse processo.

Qual é o melhor sistema de vendas por WhatsApp?

Existem diversos sistemas de vendas por WhatsApp no mercado. Listamos aqui alguns dos melhores para você explorar:

  • Wati;
  • Kyte;
  • Messenger people;
  • Omnichat;
  • Aivo.

Para facilitar ainda mais a sua busca, a Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, tem uma página de parceiros para você filtrar as especificações dos provedores, a fim de chegar ao melhor para o seu negócio.

👀 Leia também: Gerador de Leads: 19 Melhores Ferramentas de Captação de Leads Qualificados para seu Site

Como chamar atenção do cliente no WhatsApp?

Para chamar a atenção dos clientes, você deve apostar no copywriting, gatilhos mentais e CTAs, além de investir em modelos de frases que já dão certo.

Vamos a alguns exemplos:

  • A melhor opção disponível no mercado!
  • Aqui está o produto ideal para resolver o seu problema!
  • Oferta válida apenas pelas próximas 24 horas!
  • Nós queremos te ouvir: o que está achando do nosso produto?
  • Compre o produto X e ganhe de brinde o produto Y!

Lembre-se de utilizar personalização, algo inesperado e até mesmo perguntas provocativas.

Como fazer fechamento de vendas por WhatsApp?

A Leadster traz aqui 5 das 20 Técnicas de Fechamento de Vendas para Fazer Negócios como um Profissional, confira!

  • Fechamento pela suposição: assumir que já está tudo certo pode induzir o futuro cliente a focar no aspecto que ainda precisa de resolução.
  • Fechamento instigando as objeções de compra: o representante comercial indaga o consumidor sobre possíveis objeções para a compra, para solucioná-las rapidamente.
  • Fechamento com foco na necessidade: estratégia que coloca o consumidor em primeiro lugar.
  • Fechamento com foco no pós-venda: exalta investimento de tempo, trabalho e expertise do produto para a melhor experiência do cliente.
  • Fechamento “você já é meu cliente”: o representante comercial coloca o consumidor na situação de já ter fechado a compra, a fim de mostrar os impactos positivos.

Como a Leadster te ajuda a vender mais pelo WhatsApp 

Só um adendo: tudo isso que conversamos até agora está a seu alcance. E não é para o futuro — é agora. 

Crie o Botão do WhatsApp Interativo Gratuito para seu Site com a Leadster e comece hoje mesmo a fazer essa captação.

Mas ainda é possível ir bem além. Você também pode fazer um teste da Leadster agora — já! 

Acredite: muita gente entra no seu site, quer conversar com você mas, por não conseguir, simplesmente te abandona e vai para o concorrente. 

E mesmo com você tendo Landing Pages para orçamentos, formulários de contato e tudo mais. 

Isso é simples de entender: não é que o brasileiro gosta de WhatsApp — o brasileiro gosta de conversar. Conversar pra tudo: inclusive comprar. 

Então, o ideal é que você tenha um chatbot instalado no seu site para gerar cada vez mais leads.

Mas se você ainda não tem, comece simples: faça um teste grátis da Leadster e veja seus resultados aumentando. 

Veja como fazer agora, e grátis, clicando no banner abaixo. 

Obrigado pela leitura e até o próximo texto! 


Fernanda Andreazzi

Especialista de Marketing na Leadster

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