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Sumário

Já ficou em dúvida sobre como criar os anúncios para suas campanhas de mídia paga?

Nós também. Aliás, todo mundo que trabalha com mídias pagas já se viu alguma vez nessa situação. 

Pensar no posicionamento, nas palavras chave, no orçamento da sua campanha e tudo mais ocupa bastante seu tempo e a sua cabeça. E aí, na hora de fazer o criativo, a situação fica complicada. 

Nós já buscamos inspirações para nossas próprias campanhas e, por este motivo, sabemos que o que importa mesmo são boas referências. 

Reunimos neste post 100 exemplos de anúncios para suas estratégias de publicidade e de geração de leads através da mídia paga em 2024.

Os primeiros 50 são para qualquer situação. Depois deles, trouxe mais 50 anúncios voltados para o B2B retirados do nosso último material sobre o tema. 

Vamos juntos?

Quais são os principais canais para anunciar?

Mockup de post no Instagram e vídeo no YouTube.

A mídia paga, que envolve anúncios criados para promover uma marca, conta com diversos canais que permitem e estimulam o investimento em publicidade.

Além das mídias mais tradicionais como revistas, TV, rádio e outdoor, existem diversos canais e plataformas online que são hoje as principais opções de marcas de diversos portes.

Canais como Facebook, Instagram, Google, Youtube, Twitter, LinkedIn e tantas outras plataformas oferecem formas para que as marcas possam criar e patrocinar conteúdos e anúncios, para atingir os usuários que as utilizam. 

Facebook e Instagram Ads

No Facebook Ads você pode criar campanhas para Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger, já que todas essas redes sociais pertencem ao mesmo grupo. 

Como comentamos, os anúncios para Instagram (hoje uma das principais redes sociais mundialmente) são criados no Facebook Ads.

Você também pode acessar a plataforma diretamente através do Instagram Ads.

Pode ser que você já tenha ouvido falar da plataforma Google Ads como Google Adwords, antigo nome da mesma.

Uma marca pode anunciar nesta plataforma através da rede de display e da rede de pesquisa.

A rede de display do Google Ads funciona através de banners que são distribuídos entre os milhares de sites parceiros.

Essa é uma forma de aproveitar o grande volume de usuários e pode ser aplicada a diversas opções na plataforma, como Google Display, Google Play e YouTube.

Já os anúncios através de redes de pesquisa são aqueles que aproveitam as buscas realizadas pelos usuários em plataformas de busca, como Google ou Youtube.

A rede de pesquisa do Google abrange Google Search, Google Shopping, Gmail e Google Play.

YouTube Ads

O YouTube Ads, por sua vez, por ser uma plataforma vinculada ao Google Ads, possibilita trabalhar com busca de palavras-chave e incluir anúncios de rede de pesquisa também na plataforma de vídeos.

Sim, também é possível aproveitar a rede de display do Youtube, com banners em diferentes formatos e localizações, dependendo das configurações da campanha, que são exibidos enquanto os usuários consomem conteúdo na plataforma de vídeo.

LinkedIn Ads

O LinkedIn também tem a sua própria plataforma de anúncios que são exibidos na rede.

O LinkedIn Ads é a escolha para quem quer fazer anúncios para atingir o público B2B, já que permite a segmentação do público através de critérios como: função, título, nível de experiência, indústria e tamanho de empresa, por exemplo.

  Saiba mais: 18 Melhores Canais de Mídia Paga para Anunciar na Internet

Quais são os principais objetivos de anúncios?

Dardo acertando bem no centro de um alvo.

A jornada de compras ou jornada do consumidor é todo o caminho que o consumidor percorre entre o despertar de uma dúvida ou necessidade e a compra de um produto ou contratação de um serviço que irá solucionar essa questão. 

Os objetivos dos anúncios estão atrelados a cada uma dessas fases, já que precisa atingir o cliente em potencial com a mensagem certa, no momento certo. 

Reconhecimento

Nesta fase, relacionada ao aprendizado e início do reconhecimento do problema, o visitante ainda tem pouco contato com a marca ou com a solução oferecida.

O foco deve estar nas dores e dificuldades que o visitante enfrenta e não na venda.

Na fase de reconhecimento do problema, os anúncios funcionam como um estímulo para que o consumidor encontre na marca alguém que se coloca no lugar de quem irá ajudá-lo a descobrir qual é o problema que está gerando esses questionamentos. 

Aqui, o foco do marketing e da comunicação está em visibilidade, alcance e impressão.

Consideração

O meio do funil, está relacionado com a consideração da solução.

Já não estamos lidando com visitantes, mas sim com leads, que já tiveram contatos prévios com conteúdos da marca.

Aqui, o foco continua sendo o problema do lead, mas dessa vez já mais direcionado para o tipo de solução que irá resolvê-lo.

É na solução que devemos focar e não ainda na marca que ele escolherá para isso. 

Os anúncios devem focar em gerar essa necessidade da solução, além de começar a trabalhar os diferenciais dos produtos ou serviços oferecidos. 

Conversão

No fundo do funil está a etapa de decisão de compra.

Aqui, o consumidor já entendeu o problema que tem e já sabe como quer solucioná-lo, resta apenas decidir com qual marca ou empresa fará a compra. 

Os anúncios aqui devem ser mais comerciais, explorar argumentação de venda e ter CTAs já direcionados para essa ação.

Muitas vezes as estratégias também são voltadas para o remarketing e retargeting. 

Quais são os principais formatos de anúncios?

Mockup de celular com posts do Instagram.

Além do anúncio estar adequado à fase do funil, ele também pode ser apresentado de diversas formas.

Separamos aqui os principais formatos utilizados nas plataformas online:

Vídeo

Os conteúdos em vídeo têm ganho destaque e relevância.

Esse tipo de tendência também acaba ditando o que acontece com a publicidade online nas redes sociais.

Se atende aos diferentes formatos e explore vídeos e anúncios animados para envolver e chamar a atenção do público

Imagem

Outra forma de explorar o apelo visual, além dos vídeos, é trabalhar com anúncios com fotos e imagens estáticas.

Esse tipo de anúncio funciona muito bem para mostrar o produto ou humanizar a comunicação.

Carrossel

Se seu anúncio é direcionado para venda, principalmente de produtos, os anúncios de coleção ou carrossel podem ser muito interessantes.

Eles emulam uma loja virtual e mostram ao usuário diferentes opções, tudo em um mesmo layout.

Além disso, são interessantes quando você quer incluir mais informações nas imagens, sem ultrapassar o limite de texto em imagens definido pelas plataformas.

Lead Ads

Leads Ads é uma funcionalidade disponibilizada por algumas plataformas, como Facebook Ads e Instagram Ads.

Como o próprio nome diz, o objetivo desse formato é a geração de leads.

Search Ads

Search Ad ou Dynamic Search Ad é um novo formato oferecido pela Google para anúncios focados em produtos e e-commerce.

Com ele títulos e URLs de destino são gerados dinamicamente pela plataforma, direto com os produtos em estoque em uma loja online.

  Acesse também: Métricas de Mídia Paga: Principais Métricas Para sua Campanha

50 Melhores Exemplos de Anúncios para Usar em 2024

Separei aqui primeiro alguns exemplos bem gerais de anúncios, sem que nenhum deles seja exclusivo para o B2B nem nada disso. 

Também é aqui que você vai encontrar os exemplos de anúncios que usam vídeo, já que os exemplos para o B2B são todos estáticos para caber no nosso material rico que disponibilizamos recentemente. 

Aliás, mais sobre esse material rico — ele é um grande compilado com os 100 Melhores Anúncios do B2B, com muitos detalhes sobre as principais campanhas de grandes empresas, e de outras pequenas também. 
Acesse no banner abaixo, ok?

E agora vamos para alguns exemplos de anúncios validados para 2024: 

1. Ikea para Instagram

Fazer um anúncio, na concepção das grandes marcas, não é só fazer um anúncio. 

Nesse caso, a IKEA estava divulgando sua nova linha de sofás, mas com um extra: ela lançou um mini-concurso sorteando uma viagem para a Bélgica. 

E é aí onde entra o produto: nessa viagem, o participante foi hospedado na casa de alguém com o sofá da linha. 

A ideia surfa na onda do couch surfing, modalidade de viagem internacional super comum entre a geração Y e millenial na Europa. 

2. Inkkas carrossel para Facebook 

Boas ideias são interessantes, mas também caras. Campanhas super elaboradas como a da IKEA são impraticáveis pela maioria dos negócios. 

Por isso, a Inkkas investiu no que ela podia na época: transformar fotos dos seus produtos em GIFs animados. 

O resultado foi ótimo: por conta da interatividade das imagens, a campanha de anúncios conseguiu converter 8x mais que a sua versão estática.

3. National Geographic para Messenger

Imagine um chatbot no seu messenger: normal, né? 

Agora imagine se esse bot tivesse a personalidade do Pablo Picasso. Aí a história vira outra. 

A NatGeo lançou essa campanha se aproveitando da personalização do marketing para engajar sua base de seguidores. 
Com respostas pré-configuradas mas ainda assim uma abordagem conversacional no marketing, a marca inovou e colheu os benefícios da sua ousadia na forma de engajamento total.

4. ORGANICS® by Red Bull para Facebook, Instagram, Messenger

Bem no auge dos jogos para Facebook, a Red Bull lançou o seu próprio para lançar sua linha The Organics. 

Esse é um caso clássico de engineering as marketing. Funciona assim: ao invés de só fazer uma campanha, a marca cria algo de alto valor para a sua audiência e a disponibiliza de graça. 

Grandes agências e marcas proeminentes no marketing pensam assim: primeiro no que é interessante, e depois em como divulgar.

5. Pedigree para Instagram e Facebook

Tem alguns anúncios que praticamente saem sozinhos. Esse é um caso onde o próprio produto já determina como anunciá-lo. 

Olha só: o produto da Pedigree é um bastão para selfies com cachorros, mas com um diferencial — um espaço para petisco para o pet olhar direto para a câmera. 

Fala sério! Que tipo de anúncio fazer? É claro que mostrando o produto em funcionamento. E o melhor é que o resultado é altamente instagramável: fotos com pets têm um engajamento natural. 

Há quem diga que as redes sociais foram feitas pra isso, inclusive. 😅

6. Mercado Livre filme “Novos Beijos Icônicos”

Campanhas para o mês do orgulho LGBTQIA+ são sempre cheias de emoção.

Aqui, o Mercado Livre ressignificou cenas icônicas da história e dos filmes, colocando pessoas Queer no lugar dos casais hétero normalmente retratados nos “grandes beijos”. 

Hoje em dia é mais comum ver beijos queer na TV e em anúncios, mas na época que a campanha foi lançada isso ainda era tabu. O Mercado Livre, junto com O Boticário, passaram por ameaças graves de boicote pela sua coragem. 

7. Nike filme “Novas Fadas”

Esse anúncio não tem nem uma única linha de texto. Tudo ficou por conta das manobras e do olhar da Fadinha Rayssa Leal, medalhista olímpica do skate. 

Mas a inspiração está clara: a música da Cinderela e a animação que acompanha a atleta durante sua passagem por Imperatriz no Rio de Janeiro completam perfeitamente o conceito “Novas Fadas”.

8. Avon filme “#AvonTáOn”

Se o seu anúncio vai ter música, a música precisa ser boa. Mas se você vai compor uma música para o seu anúncio, fazer um jingle do zero, aí ela precisa ser excepcional. 

A Avon conseguiu. No lançamento do seu e-commerce próprio, a marca investiu pesado na criação de uma música original que tomou o Brasil justamente no momento mais propício para as compras online: a pandemia.

9. Spotify, “Mano a Mano”, para Youtube

Outro caso em que o anúncio praticamente se faz sozinho. Você tem o Mano Brown anunciando seu podcast, como o anúncio deve ser? 

Simples: com a voz e a figura do Mano Brown, de preferência com as perguntas mais cabeludas que ele faz para os seus convidados. 
Receita perfeita para dar certo. Hoje, o Mano a Mano é um dos podcasts mais escutados no Brasil.

10. Coca-Cola, vídeo “Alfabeto”, para Youtube

A Coca-Cola tem a melhor direção de arte do mundo desde os anos 70. Uma afirmação categórica? Sim, mas seria ótimo receber nos comentários sugestões de marcas que conseguem ultrapassar o nível da Coca. 

A transição dos estilos de imagem e a continuidade do filme estão maravilhosas. E tudo para lançar uma pequena alteração nas latas. 

Aliás, mais sobre isso: o “Alfabeto” da Coca-Cola foi um aproveitamento da sua campanha anterior, dos nomes nas latinhas e nas garrafas. 

Percebendo o valor que a campanha original teve, a gigante resolveu aumentar ainda mais as vendas oferecendo não o nome completo, mas letras individuais para os colecionadores. 

11. Nike para Facebook

Exemplo de anúncios: Nike

O design arrojado nos exemplos de anúncios da Nike não é à toa. 

A marca sempre foi reconhecida por essa ousadia nos seus próprios produtos. Transmitir a mesma estética nos anúncios é só o próximo passo natural da marca. 

Lembre-se sempre disso: produto com bom design merece anúncio com bom design. Você pode até conseguir bons resultados com um anúncio incrível para um produto padrão, mas o contrário nunca vai dar certo. 

12. Mailchimp para Youtube

Quem já trabalhou com anúncios para o YouTube sabe a dificuldade que é acertar os cinco segundos dos vídeos puláveis. 

O Mailchimp conseguiu entregar sua proposta de valor perfeitamente dentro dessa limitação de tempo. E o melhor é que depois, com mais tempo para se desenvolver, o vídeo fica ainda mais divertido e criativo.

13. Oi + Netflix para Youtube

É legal falar sobre essas campanhas para o YouTube porque quem usa a plataforma muito provavelmente já as viu centenas de vezes. 
Esse anúncio não tem nada demais criativamente. Mas seu posicionamento foi fortíssimo justamente no comecinho da pandemia, época em que todo mundo estava trancado em casa e precisando de séries para assistir.

14. Club Social para Youtube 

Bumper Ads são aqueles anúncios não-puláveis de 5 segundos no meio de vídeos. Eles não podem ter informações demais, então várias estratégias são empregadas para chamar a atenção dos usuários.

Aqui vemos uma copy simples e direta ao ponto: “quando a fome bate, Club Social”. Ponto. Não é possível dizer nada melhor em 5 segundos para esse caso. 

E com esse espaço reduzido, o design — inclusive o design do som — precisa brilhar. O anúncio precisa saltar aos olhos e aos ouvidos da sua audiência o mais rápido possível. 

15. Pendo para LinkedIn

Exemplo de anúncios: Pendo

Carrosséis são ótimos para fazer anúncios no estilo mosaico. 

Aqui, a Pendo usou esse recurso para mostrar mais do seu produto. Uma única imagem não conseguiria mostrar detalhes. 

Aliás, uma única imagem não conseguiria mostrar praticamente nada. O carrossel é interessante porque ele permite uma CTA em cada imagem, transformando seu anúncio em basicamente uma série de imagens simples sem perder na taxa de conversão. 

16. Amazon Web Services para LinkedIn 

Exemplo de anúncios: AWS

As linhas representando o caminho a ser seguido pelos pássaros têm um sentido duplo para os programadores que trabalham com a ferramenta, o que gera um nível extra de reconhecimento. 

Para além disso, o design simples e direto ao ponto, junto com a copy que segue o mesmo estilo, é absolutamente apropriado para o B2B. O anúncio é elegante, informativo e diz exatamente qual é o próximo passo.

17. Western Union Business Solutions para LinkedIn

Exemplo de anúncios: Western Union

Vamos tirar um tempinho para falar sobre gifs no Meta Ads? 

Não é todo mundo que sabe, mas você pode usar um arquivo .gif na modalidade “Vídeo” do Meta Ads. 

A veiculação do anúncio não sofre alterações pelo formato do arquivo. Mas produzir um .gif é infinitamente mais simples do que um vídeo .mp4. A renderização é mais rápida e a construção em geral é feita em poucas horas. 

18. Drop para LinkedIn

Exemplo de anúncios: Drop

Também é possível fazer carrosséis no LinkedIn. 

Esse formato é perfeito para a plataforma, já que a grande maioria dos anúncios por lá são B2B. 

Com um carrossel, você tem mais espaço para mostrar o seu produto e ganha pontos fáceis com um design bonito e sem elementos muito truncados. 

19. Facebook for Business para LinkedIn

Exemplo de anúncios: Facebook

O melhor jeito de fazer anúncios B2B é tentando se aproximar o máximo possível da sua audiência. 

O Facebook for Business, hoje Meta for Business, é notório por fazer esse tipo de trabalho. 

Desde sempre seus anúncios são exemplares em mostrar as rotinas atuais e verdadeiras de pessoas reais. Isso é o que move o B2B e esse é um dos motivos pelos quais a Meta concentra a maior parte dos anúncios online hoje. 

20. Mackenzie Investments para LinkedIn 

Exemplo de anúncios: Mackenzie

Mais um caso de um videozinho curto e simples mas com uma ótima ideia por trás. 

A mensagem é simples: seu negócio precisa de força e constância para vencer. Outros negócios podem até sair na frente, mas o longo prazo é o que conta. 

Ter uma interpretação tão profunda de um anúncio tem nome: storytelling. Você aplica nos seus anúncios? 

21. Avaya para LinkedIn

Exemplo de anúncios: Avaya

Outro anúncio bem simples e com recursos de banco de imagens. É importante destacar, porém, que embora a copy não esteja muito bem trabalhada nesse fundo preto, ela ainda é bastante criativa e o anúncio merece uma menção honrosa por isso. 

É muito comum que anúncios B2B sejam econômicos assim, alguns a ponto de ficarem sem graça. Nem todos são assim, porém, como vamos ver ao longo do texto e principalmente na parte específica para o B2B. 

A copy também fala sobre espaços, “cada coisa no seu lugar”. A escolha de deixá-la em um bloco ao lado de dois outros blocos também trabalha essa ideia de uma forma criativa. Apesar do anúncio ficar um pouco blocado, essa ideia merece bons aplausos.

22. Pipedrive para LinkedIn

Exemplo de anúncios: Pipedrive

Copy concisa e clara, integração exemplificada por imagem e copy objetiva: tudo nesse anúncio está trabalhando para mostrar as qualidades do Pipedrive especificamente na sua relação com o Trello. 

Alguns anúncios não precisam ser ultracriativos. A simplicidade fala alto, especialmente quando você está querendo impactar diretamente um segmento do seu público. 

Aqui, o Pipedrive está mirando nos usuários do Trello. Uma campanha super criativa leva tempo para criar. Por que não fazer um anúncio em uma tarde e colher o resultado por meses?

23. Santander Brasil para LinkedIn 

Exemplo de anúncios: Santander

Você vai encontrar vários exemplos de anúncios assim no LinkedIn, seguindo o conceito básico que a Meta sempre empregou no B2B: filmes pequenos mostrando a rotina do empreendedor. 

Aliás, se você entrar em bancos de vídeo como Envato Elements você vai encontrar centenas, senão milhares, de vídeos exatamente assim. 

Use, com criatividade, na sua próxima campanha B2B!

24. Adobe Photoshop para Instagram

Exemplo de anúncios: Photoshop

Alguns exemplos de anúncios a gente fica com vontade de só admirar, né? 

Esse é um desses casos. O Photoshop está mostrando perfeitamente suas funcionalidades. Tão perfeitamente que ele até dispensa texto na imagem. Está tudo aí.

25. Moo para Instagram 

Exemplo de anúncios: Moo

Mostrar produtos também é arte. 

Seguindo no mesmo estilo do Photoshop, a Moo empregou uma direção de arte belíssima para apresentar os principais detalhes dos seus cadernos sem perder a elegância. 

26. UP Express para Instagram Stories 

Exemplo de anúncios: Up Express

Veja o poder de uma animação bem feita. É quase impossível pular esse vídeo! 

E o melhor é que essa animação nem é tão difícil de fazer. Claro, aí temos algumas dezenas de frames, mas com a ajuda do Illustrator isso pode ser feito em um único dia dedicado.

A lição que esses exemplos de anúncio nos dão é nunca ignorar o diretor de arte, e sempre investir na sua melhoria contínua. 

27. Pic Pay para Twitter 

O PicPay investiu pesadíssimo nas últimas edições do BBB. Para fazer valer esse investimento e conectar com a sua audiência, nada melhor do que usar a Isa, sua embaixadora, e filmagens direto de dentro da casa. 

28. Bis para Twitter 

Junto com algumas outras marcas, a Bis foi uma das primeiras a se personalizar no Twitter. 

Ou seja, ao invés de ser uma empresa com funcionários usando a conta, a própria conta é o Bis. 

Essa estratégia fez muito sucesso e continua fazendo até hoje. E ela funciona melhor ainda para marcar super reconhecidas, como é o caso que estamos vendo aqui, porque a maior parte do seu trabalho no Twitter acaba sendo orgânico. 

29. Boticário para Youtube

O Boticário é campeão em fazer propagandas emocionantes. E em muitos casos, elas nem estão falando nada sobre o produto, mas sim sobre a data. 

Esse vídeo de Dia dos Pais é um excelente exemplo. A mira não está em apresentar os melhores produtos da marca, mas sim em ilustrar o amor de um pai por uma filha, e de uma filha por um pai. 

Isso aumenta o valor da marca consideravelmente nessa época do ano, e com certeza também liga o modo turbo nas vendas. 

30. McDonald’s para Facebook

Exemplo de anúncios: McDonalds

Três palavras: em tradução livre, “receba McDonald’s grátis”

Isso é música para os ouvidos de quem come sempre nos restaurantes dos arcos dourados. E tudo o que você precisa fazer é usar um app. 

A estratégia se popularizou tanto que hoje você encontra milhares de restaurantes pelo Brasil fazendo exatamente a mesma coisa: oferecendo recompensas grátis por compras no app.

31. HeadSpace para Facebook 

O HeadSpace dá um show no design e no branding dos seus anúncios. 

A plataforma trabalha seus anúncios sempre da mesma forma, que também combina com o seu app, gerando identificação instantânea e sem quebras para sua audiência e seus usuários. 

32. Amaro para Facebook 

Exemplo de anúncios: Amaro

Quem trabalha no varejo não tem tanto espaço assim para a criatividade na hora de produzir seus anúncios. 

O importante é fazer igual a Amaro: boas fotos e todas as vantagens de comprar na loja. Nesse caso, cupom de desconto, promoção, cashback e frete grátis. 

Se você gostou da roupa e tem todas essas vantagens, o que te impede de comprar?

33. Starbucks para Facebook

Exemplo de anúncios: Starbucks

Mesmo caso do McDonald’s: a oferta sempre em primeiro lugar. 

Mostrando o produto e o aplicativo em funcionamento, a Starbucks conseguiu uma ótima adesão de usuários no seu app. Inclusive, esse é um dos cases clássicos de gamificação no marketing. 

34. Mobly para Instagram

Exemplo de anúncios: Mobly

“Qual dos dois você prefere?” é uma das táticas mais garantidas de trazer grandes resultados em anúncios e até posts comuns, com foco no orgânico. 

Isso gera mais engajamento porque prende a atenção de quem está vendo. Mesmo sem querer, a pessoa naturalmente faz uma escolha. 

E para isso ela precisa analisar a imagem e, com isso, analisar também a qualidade da Mobly. 

35 – Breadcrumbs para Facebook

Esse anúncio é mais um caso onde uma marca resolve criar algo bem além do anúncio. 

Nesse caso, a Breadcrumbs lançou uma série no estilo desenho animado para mostrar as principais funcionalidades do seu produto. 

Criatividade assim exige tempo. Então, minha sugestão para quem quer fazer igual é não sacrificar seus anúncios do dia a dia. Leve o tempo que for necessário para criar esses mais complexos, mas mantenha o seu pão de cada dia na mesa.

36. Oreo para Facebook 

Exemplo de anúncios: Oreo

“Dramas sérios exigem um lanche sério”. E uma copy assim exige um design belíssimo. 

A animação feita em computação gráfica é bastante cara, mas olha esse resultado final. Deu água na boca aí? 

37. Spotify para Facebook 

Exemplo de anúncios: Spotify

O Spotify faz centenas desses anúncios com artistas diferentes, segmentados de acordo com as preferências musicais dos usuários do Facebook. 

Esse é um trabalho bem complexo de fazer. Não produzir o anúncio, que é padronizado, mas encontrar o público certo e fazer as configurações no Meta for Business não é a tarefa mais fácil do mundo. 

Você deveria fazer o mesmo com seus produtos. Eles têm muita variação? Use e abuse da segmentação!

38. Airbnb para Facebook 

Exemplo de anúncios: Airbnb

Uma copy simples: imagine um mundo sem viagens. 

E a legenda ainda completa: “Viajar é andar pra frente. É abrir mentes. É ver o mundo como uma casa para todos nós”. 

O AirBnB está apelando diretamente para sua base, composta principalmente de pessoas jovens, nômades digitais e apaixonados por viajar.

39. GetNinjas para Facebook

Exemplo de anúncios: GetNinjas

Às vezes um anúncio criativo demais não vai atingir um determinado público muito bem. 

No caso da GetNinjas, a empresa apostou em dizer exatamente quais são seus maiores diferenciais: negociar com os clientes diretamente.

As hashtags, porém, não estão combinando com o criativo. Ele está direcionado 100% aos motoristas, sendo que esse é apenas um dos serviços que a GetNinjas oferece. 

Um anúncio mais segmentado e direcionado teria resultados ainda melhores.

40. Snickers para Facebook

Exemplo de anúncios: Snickers

Os anúncios do Snickers sempre giram em torno de uma premissa simples: com fome, você não é você. 

Nesse caso, a marca apresenta uma situação difícil para um trabalhador (happy hour da empresa é só um dia mais longo de trabalho) e a solução: seu novo brownie. 

41. Klarna Facebook 

Exemplo de anúncios: Klarna

Outro gif super simples de fazer mas com um efeito ótimo. 

Usando o recurso autocomplete do Google, a Klarna responde às principais dúvidas sobre pagamento a prazo. E ao mesmo tempo as responde com uma CTA simples: com a gente você pode!

42. Nike para Facebook 

Exemplo de anúncios: Nike

Um anúncio que parece simples, mas o grande “pega” está no serviço oferecido: a Nike te permite customizar o seu tênis. 

Nesses casos, ir direto ao ponto é sempre a melhor ideia. Se o seu produto ou serviço já tem um nível de comunicação próprio, não tem porque você inventar a roda de novo com um anúncio, certo?

43. Méliuz para Facebook

Mais um ótimo exemplo do produto funcionando na prática, aqui com um gif. 
Anúncios assim raramente performam mal. Ele demonstra o produto para quem tem interesse, unindo um trabalho simples de segmentação de público com excelente design.

44 – Hello Blooms para Facebook

Exemplo de anúncios: Hello Blooms

Esse anúncio da HelloBlooms não foca especificamente no produto, mas na reação de quem o recebe.
Essa é outra tática bem comum do marketing.

Falar sobre o produto todo mundo fala. Quem tem sucesso fala de pessoas, sentimentos e vontades.

45. Méliuz para Facebook

Exemplo de anúncios: Méliuz

Mais um ótimo exemplo do produto funcionando na prática, aqui com um gif. 

Anúncios assim raramente performam mal. Ele demonstra o produto para quem tem interesse, unindo um trabalho simples de segmentação de público com excelente design.

46. Monday para Facebook

Exemplo de anúncios: Monday

Esse anúncio poderia ser um pouco mais criativo, na minha opinião. 

Tudo bem que a proposta de valor está bem descrita e o design está unindo elementos da logo da Monday com a da Apple, mas ainda assim o texto poderia ser melhor trabalhado para combinar com a peça.

46. Coca-Cola para Facebook Canvas

O Facebok Canvas não decolou, mas isso não impediu a Coca-Cola de marcar presença nele. 

E o design arrojado de sempre também veio junto, dessa vez com um vídeo super bacana em stop motion. 

47. Enjoei para Facebook

Exemplo de anúncios: Enjoei

O Influencer Marketing junto com o Marketing de Conteúdo foram fortes nesse anúncio, que em plena época de Black Friday trouxe dicas para fazer uma renda extra. 

Mas claro, com muito bom humor. Algumas sugestões incluem dominó e carteado 😅

48. Petz para Facebook 

Exemplo de anúncios: Petz

Mais uma vez o anúncio sendo uma plataforma para mostrar o verdadeiro valor do produto: ofertas personalizadas de acordo com a sua compra. 

Como você percebeu ao longo do texto, esses tipos de anúncios são bem direto ao ponto, sem perder muito tempo com uma copy muito elaborada e focando no principal: mostrar as qualidades do produto.

49. Xiaomi Brasil para Facebook 

O vídeo traz o melhor do marketing de conteúdo por uma das melhores montadoras de celular e outros eletrônicos do mundo. A autoridade vai nas alturas. 

E o mais interessante é que esse anúncio não está tentando vender nada: só chamar mais pessoas para seguir a Xiaomi no Instagram, onde eles disponibilizam mais dicas como essa.

50. Ben & Jerry’s para Facebook 

Exemplo de anúncios: Ben n' Jerry's

A Ben & Jerry’s não só não teve medo de posicionar como colocou esse posicionamento em um anúncio. 

E tudo muito bem explicado em um longo carrossel com bastante conteúdo, mostrando a responsabilidade da marca e gerando mais engajamento. 

Uma última dica antes da gente passar para o próximo assunto: você pode espionar os anúncios de qualquer marca através da Biblioteca de Anúncios da Meta

É só clicar nesse link e iniciar suas buscas. Você pode pesquisar por segmento, por tema ou até pelo próprio nome da marca. Vale a pena! 

Mas agora precisamos virar o disco: 

50 exemplos dos melhores anúncios para o B2B

Agora que vimos bastante exemplos de anúncios para todos os públicos, precisamos focar um pouco mais no B2B. 

Esse foco é importante porque o B2B é uma categoria muito competitiva. Trabalhar anúncios nele não é nem nunca foi fácil, e as campanhas precisam de bastante investimento para se destacar. 

Mas como conversamos lá no comecinho do texto, posicionamento e boa estratégia vão te levar até a metade do caminho. Um bom criativo é que vai te levar além até a linha de chegada. 

Mas sem mais metáforas e analogias: sei que você está atrás é de dados. Vamos ver alguns exemplos de anúncios B2B?

Lembrando que todos os 50 que vamos mostrar aqui estão no nosso grande compilado dos 100 melhores exemplos de anúncios B2B, um material grátis e super completo que você pode baixar agora clicando no banner abaixo. 

1 – Wiza 

Exemplo de anuncios: Wiza

Esse exemplo de anúncio é bastante interessante pelo poder da sua copy. No nosso material dos 100 melhores anúncios B2B ele está nessa categoria, inclusive, de copys e imagens conversando perfeitamente. 

O interessante aqui é como a proposta de valor está bem explícita logo nas primeiras palavras — exporte resultados de pesquisa do Linkedin. Em um espaço tão curto para impactar leitores, essa é uma necessidade urgente nos anúncios para o B2B. 

Você vai ver algo similar ao longo de todos os exemplos de anúncios que vou te mostrar aqui, e não é à toa: uma boa copy sempre traz mais conversões. 

Vamos para o próximo: 

2 – UpViral

Exemplo de anuncios: Upviral

Aqui temos um ótimo exemplo de copy trabalhando em conjunto com a imagem. 

O texto não está te dizendo para fazer nada: ele só está mostrando um comparativo dos resultados que você teria com uma campanha de marketing simples e com os obtidos com a UpViral. 

Muito se diz no copywriting sobre mostrar números, mas é claro que esses números precisam dizer alguma coisa. Por isso, a máxima deve ser mostrar resultados. 

Comparativos assim funcionam muito no B2B por conta do mindset de quem está vendo o anúncio. Empresas precisam de boas soluções que vão aumentar seus resultados, e ver isso acontecendo na prática é fundamental para um anúncio de impacto. 

3 – Airtable

Exemplo de anuncios: Airtable

A criatividade funciona melhor quando sabemos quem é nossa persona, nosso ICP e temos um bom público-alvo definido. 

Esse exemplo de anúncio funciona bem porque ele se coloca no lugar de quem o está vendo. Um processo criativo caótico e cheio de distrações é uma das maiores dores de profissionais da área do marketing, publicidade e arte no geral. 

Com essa dose extra de conexão, o anúncio chama a atenção imediatamente de quem está lendo. E com isso, ele performa mais e o CRO aumenta. 

 ➡️ Leia também: 7 Dicas para Turbinar suas Campanhas de Mídia Paga com CRO

4 – Leando Ladeira

Exemplo de anuncios: Leandro Ladeira

Primeiro preciso elogiar essa belíssima arte. Só de olhar pra ela já dá vontade de clicar! 

Esse anúncio do Leandro Ladeira é voltado para empresas que querem melhorar seu posicionamento online, oferecendo um curso que busca trazer mais vendas pelos stories. 

O interessante é que o próprio anúncio já é um atestado de sucesso da marca. Com uma arte tão bonita, quem vê sente que o produto é oferecido por um bom profissional e que o investimento vale bastante a pena. 

Mas fazendo um over analyzing rápido, o único ponto que eu trocaria é essa fonte pequena embaixo do texto principal. Ela está difícil de ler, e “Transforme seus Stories” sozinho assim acaba parecendo uma copy voltada para o B2C. 

Tirando isso, o anúncio está perfeito. 

5 – Mailchimp

Exemplo de anuncios: Mailchimp

Outro grande exemplo de um copy direta ao ponto é esse anúncio do Mailchimp. Veja como ela diz exatamente o que o leitor precisa e ainda apresenta um resultado. 

E mais sobre esse resultado: 39x é um número quebrado. Não é 30x, 35x ou 40x. Ele imediatamente desperta a curiosidade de quem está lendo. Por que exatamente 39? 

Essa é uma estratégia antiga, que vem lá das lojas de R$ 1,99 e que sempre consegue despertar a curiosidade de alguém. Mas a mensagem além disso é clara: aumente seu ROI com a Mailchimp. 

Também é necessário mencionar o belíssimo trabalho de design do Mailchimp. A imagem está perfeitamente enquadrada, as cores estão combinando e o texto está bastante destacado. 

6 – Sua Imprensa

Exemplo de anuncios: Sua Imprensa

Belíssimo trabalho em copy da Sua Imprensa, mas só um probleminha: um pouco de texto demais. 

O texto superior e o texto dentro do mock-up do celular estão falando praticamente a mesma coisa. Quando você for fazer seus anúncios, sempre tente editar pelo menos 30% do texto antes de finalizar. 

Tirando esse ponto, o uso da logo do Google trabalha muito bem para esse anúncio. Através dele, a marca está comunicando imediatamente qual é a sua especialização, já que todo mundo olha para essas cores e entende imediatamente do que se trata. 

7 – Floriani Media

Exemplo de anuncios: Floriani Mídia

Nada muito elaborado no design, mas essa copy vai direto na ferida. Esse é um ponto que faz todo mundo pensar. Até eu mesmo.

Sua empresa realmente aguenta mais um ano sem anunciar no Google Ads e nos Social Ads? 

Esse questionamento é válido porque esses canais são inteiramente dependentes de investimento constante. Sem investir, os resultados desaparecem. 

Copy é importante demais. Lembre-se sempre disso. Uma boa copy carrega um design ruim. Mas um ótimo design deixa uma copy ruim no máximo medíocre. 

8 – Cultura Dobra 

Exemplo de anuncios: Cultura Dobra

Mais um exemplo de anúncios B2B onde a copy concentra dados reais para impactar o leitor. 

Outro ponto importante de ressaltar aqui é a objetividade do anúncio. Ele não enrola, cada palavra parece estar no lugar que ela nasceu para estar. 

Mas preciso ressaltar um ponto aqui que também mencionei lá no material com 100 exemplos de anúncios B2B: onde está a CTA? 

Nenhum anúncio pode ser veiculado sem CTA. E se ela não estiver na imagem, você acaba convertendo menos. Sempre pense nisso ao calcular o espaço disponível para o seu texto e a sua arte, ok? 

9 – Myopolis

Exemplo de anuncios: Myopolis

Arte belíssima, com ilustração original e texto que casa perfeitamente com o que ela está representando. 

Além disso, esse exemplo de anúncio B2B ainda trouxe alguns dados para motivar o leitor, o que é sempre uma ótima ideia. 

A lebre saltando a tartaruga gera reconhecimento instantâneo de quem está lendo. Você quer ser a lebre, e nunca a tartaruga, no cenário altamente competitivo que as empresas vivem. 

10 – Adriano Giannini

Exemplo de anuncios: Adriano Gianinni

Dizem por aí que “o brasileiro já nasce formado em marketing”. Mas não é bem por aí: o brasileiro é extremamente comunicativo e isso se transmite perfeitamente em ótimas copys para vendas

Esse exemplo é bem claro nesse sentido. A copy é objetiva e muito direcionada para o público-alvo do Adriano. Ela desperta a curiosidade de quem está caindo exatamente nesse erro. 

Mas vamos virar o disco? Estamos falando bastante sobre copy por enquanto. Que tal nos aprofundarmos agora em exemplos de anúncios que colocam o produto em evidência? 

11 – Pareto 

Exemplo de anuncios: Pareto

Além de uma copy forte, objetiva e que mostra a proposta de valor do produto, demonstrar o próprio produto no anúncio é uma ótima ideia. 

A partir de agora, vamos mostrar alguns casos onde isso acontece com perfeição, começando pela Pareto. 

Seu produto, uma plataforma de criação de anúncios com Inteligência Artificial, não é completamente original. 

Nesse caso, mostrar o produto te ajuda a se diferenciar um pouco dos concorrentes e atrair leads qualificados — eles se interessaram diretamente pelo que você está vendendo, não por uma copy descritiva. É mais que curiosidade. 

12 – Pipefy 

Exemplo de anuncios: Pipefy

A Pipefy é uma startup que nasceu aqui no Brasil e conquistou o mundo. 

Esse anúncio reuniu perfeitamente as qualidades que estamos abordando até agora: copy direta e objetiva, design muito bonito e uma pequena demonstração real de um fluxo criado dentro da própria plataforma. 

Tudo bem que a demonstração do produto poderia ser muito mais elaborada, mas é sempre bom lembrar que os anúncios não podem ficar poluídos demais, ok? 

13 – Boomerang for Gmail

Exemplo de anuncios: Boomerang

Esse é um ótimo exemplo para mostrar como colocar o produto em evidência é necessário. Nesse e em outros exemplos de anúncios para o B2B, a imagem do produto fala mais que mil palavras. 

Literalmente. Eu poderia escrever um texto de 1000 palavras sobre como o Boomerang permite agendamentos no Gmail e como isso é importante para qualquer negócio. Mas uma única imagem mostrando a funcionalidade basta. 

Vale lembrar que o Boomerang faz muito mais do que simplesmente isso. A melhor saída para empresas B2B que querem mostrar seu produto (principalmente produtos complexos) é fazer uma campanha com vários anúncios, cada um demonstrando uma funcionalidade diferente. 

14 – Drip 

Exemplo de anúncios: Drip

Pra fechar essa parte dos exemplos de anúncios, a Drip trabalhou mostrando uma parte muito importante do seu produto: a criação de e-mails para automação de marketing. 

Só esses três retângulos já chamam muito a atenção de quem trabalha na área. E com a copy objetiva acompanhando, fica fácil perceber não só o valor que o produto entrega, mas como ele funciona na prática. 

Agora que conversamos mais sobre a apresentação dos produtos, que tal a gente virar o disco de novo e começarmos a falar sobre outro ponto muito importante: os anúncios para Lead Magnets e materiais ricos? 

15 – ClickMinded

Exemplo de anúncios: ClickMinded

Não é fácil trabalhar com anúncios para materiais ricos. Eles precisam ser bastante criativos porque não estão exaltando necessariamente uma funcionalidade do seu produto. 

Conhecer o público-alvo nesse caso é fundamental, mas também é preciso ir além e demonstrar conhecimento e autoridade no assunto que você está discutindo no seu material. 

Nesse caso, a ClickMinded demonstrou conhecimento na área com o texto e a imagem, que juntos entregam um resultado super criativo para falar de uma dor bem séria de quem trabalha com SEO e tráfego orgânico. 

16 – Jaka Smid

Exemplo de anúncios: Jaka Smid

Outro belíssimo exemplo de um design muito bem construído trabalhando em conjunto com uma copy objetiva e que só não diz mais nada porque ela não precisa dizer. 

Quem trabalha com Mídias Pagas e está buscando ampliar seus serviços precisa oferecer uma auditoria de CRO. Tanto para aumentar o ticket quanto para conseguir trabalhar melhor. 

Essa oferta simples mal te dá tempo para pensar. É tudo muito rápido: necessidade X solução + design arrojado = conversão garantida. 

17 – Hubspot

Exemplo de anúncios: Hubspot

A Hubspot é conhecida por oferecer materiais muito complexos com anúncios bem simples. 

Você muito raramente vai encontrar anúncios muito criativos ou muito complexos vindos da HubSpot. Sua principal estratégia está em colocar esses anúncios em todos os lugares possíveis. 

A estratégia da HubSpot é bem ampla. Você vai ver anúncios simples sendo reaproveitados no Google Ads, nas redes sociais, dentro dos seus textos no blog, por toda parte. 

A simplicidade é parte do processo. A ideia é produzir, produzir, produzir. Quase um fordismo de conteúdo, anúncios e banners. 

Inclusive, você encontra anúncios assim dentro de um material nosso, o Panorama da Geração de Leads 2024.

Mas vamos sair um pouco do material rico e buscar alguns anúncios mais criativos? 

18 – Vinícius Kolling 

Exemplo de anúncios: Vinicius Kolling

Nem tudo no B2B precisa ser extremamente polido e com um design impecável. Algumas coisas simplesmente não vão ser e está tudo bem. 

No caso do Vinícius, ele fez uma paródia com esse meme aqui logo abaixo: 

Meme de referência do anúncio anterior

O que importa para a criatividade é a ideia. Sem ela, nada vai pra frente, mas com uma ótima ideia, o design pode ser mais simples que tudo dá certo no final. 

19 – Pabbly Connect

Exemplo de anúncios: Pabbly

Outro exemplo bastante similar ao anterior. Aqui, a criatividade fala muito mais alto do que um design arrojado. 

Aliás, nem design tem, e a própria copy segue o padrão do meme que estamos acostumados a ver pela internet. 

Sempre tenha em mente que no B2B você está lidando não exatamente com empresas, mas com pessoas que trabalham em empresas. Elas conhecem memes, elas se identificam com eles, e vão se identificar com seu anúncio por isso.

20 – Walnut

Exemplo de anúncios: Walnut

Mas ser criativo também não precisa ser ignorar o design por completo. 

Exemplos de anúncios B2B como a Walnut eram muito comuns nas escolas antigas de publicidade e foram se tornando parte do imaginário popular ao longo da evolução do marketing. 

Mas agora já analisamos juntos 20 exemplos de anúncios B2B. Tenho outros 30 para te mostrar, mas para uma análise aprofundada de cada um deles você vai precisar baixar o nosso compilado. 

Por lá tenho mais espaço para te mostrar os detalhes mais específicos de cada anúncio, além de contar com os comentários das nossas redatoras e designers do time de marketing. 

Se você ainda não baixou, não perca tempo: é grátis. Clique no banner abaixo e já se aprofunde na conversa. 

21 – TakeBlip 

Exemplo de anúncios: Blip

Outro ótimo exemplo de mostrar o produto no anúncio. Mas nesse caso com um mock-up

Isso é bastante comum porque muitas vezes o formato do anúncio não permite uma demonstração mais aprofundada e completa. 

Sempre que você se deparar com essa situação, faça como a Blip e mostre seu produto de uma forma criativa. Só não vale mentir! 

22 – LinkedIn Ads

Exemplo de anúncios: LinkedIn

Outro caso onde o espaço do anúncio acaba limitando o trabalho. Aqui vemos um caso clássico onde escrever o texto completo não daria certo. 

“Bons resultados no B2B começam com um crédito de R$ 650” tem 11 palavras e 55 caracteres. Enquanto o texto como ele está no anúncio tem 9 palavras e 50 caracteres. 

Você vai se deparar frequentemente com situações assim, brigando por uma ou duas palavras, 5 ou 10 caracteres. O LinkedIn fez o certo: usou a saída criativa. 

23 – Contently

Exemplo de anúncios: Contently

Mais um exemplo clássico da velha tática do copywriting: o famoso “e aí, tá sofrendo?”.

Esse estilo de copy foi popularizado décadas atrás e segue firme e forte até hoje. O objetivo é simples: filtrar a audiência. 

Mas cuidado com esse exemplo. Ele usa uma foto padrão de bancos de imagem, o que acaba diminuindo o peso do anúncio. Se fosse uma ilustração original, o impacto seria bem maior. 

24 – Hootsuite

Exemplo de anúncios: Hootsuite

Atenção: para ver o anúncio completo, que é um carrossel, acesse a lista completa dos 100 melhores Ads para B2B. 

Esse é outro caso onde a proposta de valor está muito bem comunicada. O texto diz basicamente “faça isso, ganhe isso”. 

Um ponto de atenção aqui, porém, é a grande quantidade de imagens. O anúncio fica confuso e o produto, que é a maior estrela, está escondido. 

25 – Pareto

Exemplo de anúncios: Pareto

Outro aviso: esse anúncio tem duas partes. Veja a análise completa na lista dos 100 melhores anúncios B2B. 

Esse é mais um exemplo onde tudo funciona super bem: copy direta e objetiva, proposta de valor clara e um ótimo design. 

O anúncio só está um pouco simples, mas na maioria das vezes menos é mais. 

26 – ManyChat

Exemplo de anúncios: ManyChat

Precisamos conversar sobre mostrar o que seu produto faz em situações onde não é possível mostrar o próprio produto. 

Esse é o caso aqui. Lembra do item número 6? Lá conversamos sobre como usar a área de atuação do seu produto para deixá-lo simples de entender. 

É o que a ManyChat está fazendo aqui. Colocando o Instagram em evidência, ele comunica qual é a sua atuação imediatamente. 

27 – Octadesk

Exemplo de anúncios: OctaDesk

Perceba como os melhores anúncios vão ser sempre os que trabalham melhor o branding. 

Isso não é à toa. Um bom branding comunica muita coisa à primeira vista. A Octadesk usa sua logo, suas cores e a sua identidade visual para transmitir mais personalidade nesse exemplo. 

Perceba também como o anúncio é lúdico, indicando através da copy e das logos quais são as integrações possíveis e a proposta de valor do produto. 

28 – Connect.io

Anúncios B2B não precisam ser chatos! Quanto mais criatividade você conseguir transmitir, mais aceito ele será, e melhor será o seu CRO.

Nesse caso, a proposta de valor bem comunicada, a imagem do produto e a ilustração da pessoa com binóculos dá o equilíbrio perfeito entre performance e criatividade. 

29 – Coda 

Exemplo de anúncios: Coda

De longe esse é o melhor anúncio de toda a lista. 

O trocadilho nos remete imediatamente aos grandes mestres da publicade, misturando criatividade com a proposta de valor da empresa. 

“Enough of this sh*t” é uma frase muito comum em inglês. Quando substituímos o palavrão por “sheet”, que significa planilha, temos a mistura entre brincadeira e seriedade que impulsionam os melhores anúncios. 

Atenção: acesse a lista completa dos 100 melhores anúncios B2B para ver outras aplicações — inclusive em mídias físicas — desse job. 

30 – Leadster

Exemplo de anúncios: Leadster

Nós falamos tanto de criatividade nos anúncios porque não gostamos de fazer anúncios chatos. 

Um dos pontos principais da nossa geração de demanda é mostrar como a Leadster tem resultados muito melhores de conversão que os formulários. 

Você vai encontrar alguns outros exemplos de anúncios B2B que já fizemos que vão bastante por essa linha. A criatividade sempre chama a atenção, mas ao mesmo tempo ela precisa ser utilizada estrategicamente, sempre transmitindo a proposta de valor da sua marca. 

31 – André Carrilho 

Exemplo de anúncios: André Carrilho

Trabalhar gatilhos mentais na sua copy é algo que nunca sai de moda. Espero que o futuro não me cobre essa afirmação categórica 😅

Aqui estamos vendo o gatilho da curiosidade e da urgência sendo aplicados com maestria. Mas é bom tomar cuidado para o seu anúncio não ser lugar comum demais justamente pela popularidade dessa técnica. 

Aqui, vemos que o André buscou diferenciar seu anúncio através de um design super arrojado. O trabalho está ótimo e prende bastante a atenção, mas é sempre bom tomar cuidado nesses casos para não fugir demais do guia de marca. 

32 – Feedz

Exemplo de anúncios: Feedz

Outro caso clássico de filtragem dos usuários: “Ei, RH!” indica imediatamente para quem o anúncio está falando. 

Mas tome bastante cuidado: o banco de imagens pode ser simples, mas ele dá um tom genérico ao seu anúncio, o tornando bem fácil de ignorar.

33 – Hackr Ads

Exemplo de anúncios: Hacker Ads

Mostrar o produto é bom? É ótimo. Mas mostrar cases é ainda melhor. 

Esse anúncio funciona muito bem porque o case é pequeno. Mas ainda assim é preciso ter bastante cuidado para não exagerar no texto. 

Esse é o tipo de anúncio que precisa de bastante acompanhamento. Muito texto significa que sua audiência precisa parar o que ela está fazendo para ler tudo. 

E isso é complicado. Não dá pra esperar que as pessoas vão fazer isso no Instagram. Se o seu anúncio só funciona se as pessoas pararem tudo pra ler, é preciso acompanhá-lo bem de perto. 

34 – Adapty

Exemplo de anúncios: Adapty

Olha que forma interessante de demonstrar como seu produto funciona e mostrar um case humanizado ao mesmo tempo. 

O único problema desse anúncio, na verdade, é que a parte de baixo está bem complexa de ler e entender. 

Uma grande quantidade de texto em cima atrapalhou bastante esse anúncio. A informação principal está embaixo, mas essa é a menor parte do anúncio. Muito cuidado com isso! 

35 – AdEspresso

Exemplo de anúncios: AdSpresso

Veja uma ótima maneira de usar um depoimento: através de um carrossel. 

Assim, você não sofre com o espaço e ainda consegue transmitir muito bem a confiança que seus clientes têm na sua marca.

36 – Leadster 

Exemplo de anúncios: Leadster

E já que estamos nos cases, veja como nós os trabalhamos nos anúncios que fazemos. 

A economia no texto não precisa ser extrema. Quando você trabalha com bons designers, é possível encontrar espaço para falar bastante sem atrapalhar na leitura da peça como um todo.

Nesse caso, usamos emojis para transmitir melhor os pontos focais do case, um depoimento do cliente e uma copy explicativa para amarrar tudo. 

37 – RevealBot

Exemplo de anúncios: RevealBot

Mais um caso de cases, dessa vez humanizando o anúncio e colocando um número enorme. 

Veja que existe um jeito ainda melhor de trabalhar os números: colocando um percentual. 

Você pode dizer “aumento de 300 leads por mês” ou “aumento de 300%”, caso a pessoa não estivesse gerando leads antes. Qual é mais interessante? 

38 – Qulture.rocks

Exemplo de anúncios: QultureRocks

Copy chamativa vai longe. Esse é um material básico no marketing digital: uma grande lista de OKRs. Praticamente todo mundo que trabalha com marketing de conteúdo já criou uma lista dessas alguma vez na vida. 

Para se destacar, a Qulture.Rocks falou a verdade de um jeito estratégico. Sim, as maiores empresas do Vale do Silício realmente usam os OKRs. Quer melhor jeito de descrevê-los do que esse? 

Outro detalhe interessante é o uso de um mock-up de livro para entregar um e-book. Apesar desse recurso ser bastante padrão, ele confere um ar de profissionalismo maior para a peça como um todo, que está linda. 

39 – Pet de Todos

Exemplo de anúncios: Pet de Todos

Criatividade vai longe!

Quer jeito melhor de mostrar os custos que uma empresa pode ter usando a ferramenta da concorrência? 

Esse caso é um anúncio B2C, mas ele é tão criativo que serve bastante de inspiração para anúncios B2B. Mas cuidado: veja como o texto está bem pequeno e a arte pode melhorar. 

40 – Sales Impact

Exemplo de anúncios: SalesImpact

Outro grande anúncio aqui, que merece estar no hall da fama dos anúncios B2B. 

Essa foi no LinkedIn, lugar propício para bons anúncios porque a maioria dos que estão lá não trabalham tanto a criatividade. 

Aqui destacamos a simplicidade da peça, que comunica perfeitamente seu conceito unindo a montagem da imagem e o texto. 

Os dois trabalhando juntos transmitem um questionamento para a audiência: até que ponto os leads que você está gerando são bons leads? 

41 – Meta for Business

Exemplo de anúncios: Meta

Vale sair um pouco do manual de marca para impactar mais pessoas? Claro que vale.

A Meta apostou no amarelo aqui justamente para isso. A copy clara e a boa CTA também ajudam bastante na performance desse anúncio. 

O maior problema aqui é o erro número 1 da combinação de cores: fundo amarelo com texto branco sempre é uma péssima ideia. Nosso olhar vai diretamente para a modelo, que não comunica nada de relevante para o anúncio. 

42 – Transformação Digital 

Exemplo de anúncios: Transformação Digital

Você vai encontrar os melhores exemplos de anúncios no trabalho que as próprias agências fazem para divulgar seus serviços e materiais. 

Aqui, para transmitir a ideia de algo ultrapassado, a Transformação Digital abriu o túnel do tempo e trouxe o velho Nokia de volta. 

43 – Leadster

Exemplo de anúncios: Leadster

E meme, pode no B2B? 

Claro que pode. Nós fazemos anúncios assim frequentemente porque entendemos que dentro da empresa que estamos tentando impactar existem pessoas. 

Essas pessoas conhecem memes. A corporação em si talvez não, mas seus colaboradores sim. 

44 – Hootsuite

Exemplo de anúncios: Hootsuite

Mostrar o produto tá valendo, mas aqui a Hootsuite vai um pouco além e mostra mais do produto que a gente está acostumado a ver. 

São três prints diferentes, exibindo a visualização no computador, o post pronto no Instagram e um contador de engajamento. 

Quem vê já entende direto qual é o trabalho da Hootsuite. E o complemento do texto determina de vez a proposta de valor da marca: “potencial ilimitado nas redes sociais”. 

45 – Domo Inc. 

Exemplo de anúncios: Domo Inc.

E anúncio sem texto, pode? Claro que pode: desde que a CTA, nesse caso na legenda do Facebook, comunique a sua intenção. 

A copy da legenda você vai precisar acompanhar direto no material grátis dos 100 melhores anúncios do B2B. Ainda não baixou? Aproveite que por lá nos aprofundamos muito mais. 

46 – Adroll

Exemplo de anúncios: Adroll

Mais uma porcentagem!

É interessante trabalhar com elas porque muitas vezes os resultados absolutos podem não ser tão interessantes assim. 

Um exemplo: em um mês você gerou 10 leads. No próximo, 20. Gerar 20 leads não é muito impressionante. Mas aumentar em 100% a geração de leads é outra história. 

Isso, por sinal, não é mentir. Dobrar a geração de leads não é fácil, seja a quantidade que for. Você só está usando a verdade de forma estratégica. Isso tem nome: copywriting. 

47 – Sprout Social 

Os próximos anúncios vão ser os mais simples para mostrar que simplicidade também converte. 

Uma boa copy direta ao ponto e um recurso de imagem que a completa — nesse caso os prêmios que a Sprout ganhou — conseguem ir muito longe mesmo com a criatividade ficando em segundo plano. 

48 – Paytrack

Exemplo de anúncios: Paytrack

Outro caso simples mas criativo do mesmo jeito: esse anúncio é fácil de fazer, simples e chama a atenção pela copy conversando perfeitamente com a imagem. 

Veja: ser simples não é uma maldição. Desde que você consiga casar bem os principais pontos estratégicos do seu anúncio. 

Boa copy, imagem criativa e uma CTA direta fazem uma diferença enorme nas conversões. 

49 – Podium 

Exemplo de anúncios: Podium

Outro trocadilho interessante. Essa frase, “não mande X fazer o trabalho de Y” é reconhecida no mundo inteiro. 

Mostrando os percentuais de conversão, esse exemplo de anúncio se torna mais do que um anúncio: ele é quase conteúdo. 

E se tem uma coisa que as pessoas gostam de ver na internet é conteúdo. Anúncio que ensina sempre converte mais, mas ironicamente eles são os menos comuns no marketing digital.  

50 – Buffer

Exemplo de anúncios: Buffer

“Melhor engajamento, fãs para toda a vida.” 

Nós conversamos muito sobre proposta de valor aqui. Esse exemplo deixa claro o que estou tentando passar: criatividade é importante, mas ela sempre deve estar ancorada no que você oferece.

E com isso terminamos nossos exemplos. Ufa! Mas nossa análise mais aprofundada está só começando. Acompanhe:


E aí, o que achou dos exemplos de anúncios B2B e gerais que te apresentamos? 

Eu entendo que o formato aqui é um pouco limitado. Não tenho espaço para fazer análises mais aprofundadas sem atrapalhar a própria leitura do texto. 

É por isso que esse texto é, na verdade, só uma palhinha. 

Se você quer se aprofundar, o melhor jeito é acessando nosso material com os 100 melhores anúncios B2B. 

Temos esses que você viu e mais vários outros, todos muito bem detalhados e com ótimas dicas sobre CRO, copywriting e design ao longo das páginas. 

Para acessar, é só clicar no banner abaixo. Vou ficar te esperando por lá. Obrigado pela leitura e até o próximo texto! 


Gustavo Luby

CMO na Leadster

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