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/ / O que é Call to Action (CTA), Como Criar e Exemplos para se Inspirar

Sumário

Se você quer persuadir o visitante a fazer algo, saiba que o Call to Action (CTA) é essencial.

Esse elemento é utilizado para indicar e orientar o usuário para a ação que a sua empresa deseja que ele faça.

Criado muito antes da era digital, o CTA já estava em anúncios impressos e televisão.

Lembre-se que a conversão em suas páginas depende do CTA para realmente acontecer.

Afinal, se você não chamar a pessoa para ação, quem o fará? 😉

Para entender melhor o que é um Call to Action, como ele funciona, como construí-lo e como mensurar seus resultados, siga a leitura deste post. 

Bora começar nos aprofundando no que é um CTA! 👇

O que é Call to Action (CTA)?

O que é Call to Action (CTA)?

O Call to Action é uma chamada para ação. 

Esse tipo de estrutura é muito utilizado em materiais como sites, Landing Pages, e-mails marketing e anúncios, como um botão que direciona para o clique ou para indicar outra ação que deve ser tomada pelo leitor.

Normalmente o CTA é construído com um texto curto, que estimule uma ação de forma clara e que utilize verbos no imperativo, como “clique”, “cadastre-se” ou “acesse”. 

Visualmente se destaca do restante do material, para atrair atenção. 

Vamos explicar em detalhes essas características ao longo deste artigo. 

Por que o Call to Action é importante?

Se o seu objetivo é que o seu leitor ou visitante tome alguma ação após entrar em contato com algum material da sua empresa, você precisa deixar isso claro para ele, certo? 

Utilizar um CTA torna essa ação uma prioridade, além de também estimular que o visitante continue em contato com a sua marca, seja clicando em um link de um conteúdo diferente, fornecendo um e-mail ou fazendo um teste gratuito do seu produto.

Com um Call to Action bem feito e bem posicionado, você:

  • Mantém os usuários em movimento;
  • Auxilia a criação de uma jornada do cliente liderada pelo usuário;
  • Consegue mensurar os resultados com mais facilidade;
  • Aumenta as conversões;
  • Solicita ao usuário uma tomada de decisão imediata.  

Quais são os 3 principais elementos do CTA?

Quais são os 3 principais elementos do CTA?

Se você estava pensando que um CTA é composto apenas de algumas palavras e “boom”, já está pronto, sinto informar que estava enganado.

O Call to Action é uma combinação de três elementos que juntos se transformam em uma poderosa chamada para ação.

São eles:

  • Copy;
  • Localização;
  • Design.

Vamos entender mais sobre cada um deles abaixo!

Copy

O copywriting é um modo de escrita utilizado para incrementar materiais como sites, anúncios, conteúdos de redes sociais, e-mails marketing, blog posts, e-books e CTAs.

Dito isso, podemos afirmar que o copy é aquela frase que compõe o CTA.

Porém, aquelas chamadas como “Inscreva-se”, “Teste Agora” e “Comece” por mais que sejam persuasivas e indiquem qual ação o usuário deve seguir, ainda não estão com 100% de aproveitamento de um bom copy.

Um copy poderoso que deve compor seu CTA deve ser aquele que explicita a proposta de valor da sua empresa, explicando ao usuário o que ele vai ganhar e como sua vida vai mudar para melhor quando ele clicar no botão. 

Uma forma de fazer isso seria transformando o seu “Comece agora” em “Aumente sua conversão”.

Outra dica para escrever um bom copy é mudar o discurso da palavra para primeira pessoa.

Exemplo: ao invés de escrever “peça agora seu cupom”, escreva “eu quero meu cupom”. 

Vamos ao exemplo da Firstleaf:

Veja que o copy do botão é “Envie-me o melhor pacote de 3”, ou seja, você está passando a sensação de controle ao usuário.

🔎Leia também: 36 Modelos de Copywriting Prontas para Superar o Medo da Folha em Branco

Localização

Se o seu CTA estiver no rodapé da home do seu site, podemos afirmar com quase 100% de certeza que você não terá resultados.

Por isso, pensar no local de sua chamada é essencial para sua efetividade.

O CTA precisa seguir a hierarquia visual natural que nossos cérebros usam para compreender o conteúdo. 

Ou seja, os elementos mais importantes da sua página devem se destacar por meio de tamanho, cor ou contraste em meio ao bloco que foram colocados.

Vamos ao exemplo da Indochino.

Veja abaixo que eles colocaram vários CTAs ao longo da página, porém o primeiro deles se destaca dos demais.

Fora isso, eles foram inseridos logo após poucas informações que guiam o usuário até a ação necessária.

Design

Para fechar nosso trio de elementos principais, vamos ao Design.

Tenha em mente que o formato, tamanho, cor, tipografia e outros elementos visuais influenciam diretamente no poder de seu CTA.

As cores influenciam na compreensão por dois motivos: 1. questão de legibilidade e contraste e 2. psicologia das cores

Já que tocamos nesse assunto, deixe-me aproveitar para já fazer um CTA breve de mais um texto da Leadster que vai ajudar você nesse assunto. 

🎨 Psicologia das Cores no Marketing: O que é + Estratégias para Aplicá-la

Acesse o conteúdo e veja como a ciência pode influenciar em suas decisões.

Migrando para a questão de tamanho, não é porque o CTA deve estar em evidência que você precisa criar algo gigante que ocupe metade da tela. 

O tamanho ideal é aquele grande o suficiente para que os visitantes o encontrem facilmente, sem estragar o layout ao redor. 

Quanto à tipografia, lembre-se de prezar por fontes legíveis e que concordem com a identidade da sua marca. Esse mesmo ponto vale para o formato.

Para fechar vamos ao exemplo da SnackNation:

Roxo e laranja, quando isso daria certo? Pois é, mas deu! 🤯

É aí que o estudo das cores entra em ação, já que essas duas cores são complementares, causando um bom contraste ao utilizá-las de forma inteligente. 

Como funciona o Call to Action?

Como funciona o Call to Action?

O Call to Action está presente em diferentes tipos de páginas e materiais, com objetivos específicos, sempre com o intuito de levar o visitante a realizar alguma ação.

Você pode utilizar um Call to Action para estimular diferentes ações do seu visitante ou consumidor em potencial, como preencher um formulário, fazer o download de algum material, se cadastrar em uma newsletter, solicitar um orçamento, fazer um teste gratuito, entrar em contato…

São muitas as opções para manter a atenção do visitante nas suas páginas ou levá-lo para uma próxima etapa de conversão no funil de vendas.

O CTA é avaliado muito rapidamente pelos visitantes e todo o processo AIDA acontece em apenas alguns segundos. 

Veja o que significa cada letra do método AIDA:

  • Atenção: conquistar e manter a atenção do visitante é o primeiro passo;
  • Interesse: a partir da atenção, é possível gerar o interesse do visitante para que ele confira o conteúdo de forma completa e se interesse por ele;
  • Desejo: nesta etapa, o visitante define se a oferta é interessante, com a análise dos benefícios da solução oferecida;
  • Ação: por fim, chegamos ao momento de tomada de decisão, em que o visitante completa ou não a ação sugerida, que normalmente é o clique no próprio CTA. 

11 Exemplos de Call to Action (CTA)

Agora que você já sabe o que é CTA, sua importância, os elementos principais e como ele funciona, nada melhor do que conferir exemplos práticos, não é mesmo?!

Os exemplos que vamos citar aqui podem ser utilizados nos mais diversos tipos de canais e mídias. Alguns deles são:

  • Home pages;
  • Páginas do Site;
  • Redes Sociais;
  • E-mail Marketing;
  • Blog posts;
  • Anúncios;
  • Vídeos;
  • Ofertas;
  • Entre outros materiais.

Call to Action para gerar tráfego

Aumentar o número de acessos ao site ou blog pode ser um dos objetivos do CTA. 

Ele pode ser empregado nas próprias páginas internas ou na distribuição de conteúdo através de outros canais de comunicação como e-mails marketing, redes sociais ou anúncios.

Call to Action para gerar inscrições na newsletter

Se você quer conquistar dados de contato como telefone ou e-mail do seu visitante, oferecer conteúdo relevante para ele é essencial. 

E é isso que um CTA para cadastro em uma newsletter deve deixar claro. 

Faça seu visitante sentir que vai perder conteúdos importantes se não tomar essa ação.

Call to Action para baixar um material

Se você vai oferecer um material rico, e-book, ferramenta, planilha, infográfico, etc. o objetivo do CTA é que o visitante faça o download do material. 

Call to Action para direcionar para uma landing page

Principalmente em anúncios e e-mails, você pode incluir CTAs que direcionam para uma Landing Page, seja essa uma página de oferecimento de material, conteúdo ou mesmo de uma oferta. 

Na Landing Page também deve ser aplicado um CTA que estimule a conversão do visitante em lead qualificado.

Call to Action para Instagram e redes sociais

Uma forma de aumentar os seguidores nas redes sociais é estimular, através de CTAs no seu site, blog e e-mails, que o visitante acompanhe esse canal da marca.

Os CTAs podem e devem ser utilizados para aumentar também o engajamento dos seguidores em redes sociais. 

Os utilize para direcionar ações como curtir, compartilhar o post, deixar comentários, indicar a página para amigos – entre outras ações que aumentam o engajamento.

🔎Leia também: Copywriting para Instagram: 14 Dicas Incríveis para Você Aplicar

Call to Action para assistir um vídeo

Se seu produto ou serviço pode explorar um vídeo como forma de tutorial ou de mostrar de forma mais clara e visual um benefício de compra, um CTA para orientar o visitante a completar essa ação é muito mais interessante do que apenas aplicar o vídeo na página. 

Call to Action para participar de um evento

Seja presencial ou online, a divulgação de um evento pode explorar os CTAs como forma de gerar curiosidade e interesse.

Call to Action para responder a uma pesquisa

Para estimular a interação e participação em pesquisas, os CTAs também podem ser aplicados. 

Eles trazem melhores resultados do que apenas a inserção em texto dessa sugestão.

Call to Action para comprar um produto

Claro, para o objetivo comercial de compra de um produto ou serviço, o CTA pode e deve ser utilizado. 

Preste atenção na adequação para essa finalidade e tenha certeza de que esse tipo de CTA será aplicado em páginas de acordo com a maturidade de compra do usuário. 

Call to Action para fazer um teste ou demonstração

Oferecer um teste grátis é um grande benefício para quem está interessado no seu produto. 

Portanto, um CTA claro sobre isso irá atrair e gerar oportunidades para o seu negócio.

Call to Action para vender no WhatsApp

Que o WhatsApp é um bom canal de vendas você já sabe, afinal a plataforma conta com mais de 2 bilhões de usuários em todo mundo.

Por isso, nada melhor do que investir em um bom CTA para vendar nessa mídia, certo?!

Para ter ainda mais sucesso, existem alguns gatilhos mentais para WhatsApp que você pode explorar:

  • Urgência;
  • Escassez;
  • Prova social;
  • Novidade;
  • Garantia;
  • Antecipação e Exclusividade;
  • Curiosidade;
  • Benefício e dor. 

Além dos gatilhos mentais que vão ajudar você na construção de seu CTA, nós temos um conteúdo sobre Texto para Vendas no WhatsApp que vai te salvar em diversas situações, pode confiar! 

Aproveite esse artigo para tirar novas ideias para suas chamadas para ação. 😉

Como criar um Call to Action?

Um bom CTA sempre está inserido em um contexto maior, em que o visitante pode obter informações complementares. 

Isso também permite que o CTA seja simples, objetivo e direcionado à ação. 

Em poucas palavras, ele deve resumir a oferta, estimular o clique e antecipar o que acontecerá depois dele. 

Trouxemos algumas outras dicas para você criar um CTA matador!

Como criar um Call to Action

1. Considere o estágio no Funil de Vendas

Entender o estágio em que o consumidor está no funil de vendas quando entra em contato com alguma comunicação da sua empresa é essencial não só para acertar nos CTAs como para construir toda a sua estratégia de marketing

O estágio do funil precisa ser considerado em relação ao público e em relação ao material em que o CTA está inserido. 

Se você quer aprofundar os seus conhecimentos sobre jornada do cliente e funil de vendas, recomendamos que confira nosso conteúdo específico sobre esse tema aqui:

🗺 Mapa da jornada do cliente, o que é, como fazer e exemplos

2. Saiba qual a sua persona

Conhecendo o seu público profundamente você também conhece quais são os desafios enfrentados por ele e como oferecer soluções para eles. 

Com esse tipo de conhecimento é mais fácil acertar no texto e visual do CTA que irão chamar a atenção de quem você quer atingir.

3. Saiba o nível de conhecimento da persona

Além de considerar o funil de vendas e de considerar a persona, você precisa considerar o estágio do funil de cada consumidor específico.

Por exemplo, um CTA mais comercial como “faça um teste gratuito” ou “solicite uma amostra do nosso produto” não vai impactar da forma correta um visitante que ainda não conhece o suficiente para se conectar com a sua empresa ou que ainda está procurando apenas por informações sobre um problema e não sobre uma solução.

4. Saiba o objetivo do CTA

Todos os materiais ou páginas que incluem um CTA devem ter um objetivo muito claro ao ser cumprido para que esse gancho possa ser adequado e realmente criar os resultados esperados. 

Esse objetivo pode ser gerar tráfego para uma página, estimular o visitante a assistir um vídeo – entre outros tópicos que já mencionamos neste artigo.

5. Escolha o formato e localização do Call To Action

O formato do CTA é importante para que ele seja adequado ao objetivo e seja inserido de forma que faça sentido em cada tipo de material. 

Na maioria dos casos, o CTA aparece no formato de botão, mas ele também pode aparecer com outros formatos, como: 

  • Banners;
  • Landing pages;
  • Pop-ups;
  • Chatbots;
  • Links de texto. 

Confira os exemplos abaixo:

🔎Leia também: 4 Ideias Comprovadas para Aumentar a Conversão do seu Site com Chatbots

6. Escolha cores impactantes

As cores escolhidas fazem diferença na hora de criar um CTA. 

Isso porque ele precisa se destacar do restante do material e precisa ser visto em poucos segundos. 

Usar uma cor mais forte ou de contraste em relação ao restante do material garante essa vantagem.

7. Utilize imagens chamativas

Imagens também atraem a atenção. 

Com certeza chamam mais a atenção do que textos, quando falamos dos primeiros segundos em que um usuário olha para uma página, material ou banner. 

Se você precisa chamar a atenção para a sua chamada, incluir uma imagem nela é uma opção interessante. 

A imagem escolhida deve reforçar a ideia do CTA, porém cuidado para as imagens não ficarem mais chamativas que o CTA em si.

8. Guie o usuário

A posição do CTA precisa ser pensada em relação ao contexto em que ele está inserido.

Se você precisa que o visitante da sua página obtenha algumas informações antes de chegar até a chamada de atenção, garanta que o olhar dele será guiado através dos elementos ali presentes. 

Lembre-se que a nossa leitura acontece da esquerda para a direita, em linhas e de cima para baixo. 

9. Passe urgência nas suas chamadas

A sensação de urgência é um dos recursos mais utilizados em marketing e publicidade e que ainda se mantém muito eficiente no que se propõe. 

Se você quer criar essa urgência no seu Call to Action, utilize termos como “receba agora”, “compre hoje”, “solicite imediatamente” para gerar uma ação mais rápida. 

10. Seja claro e direto

Seu Call to Action precisa ser específico. 

Com a leitura de uma pequena frase, seu visitante precisa saber o que acontece quando ele clica no botão, qual o benefício que será entregue e qual ação precisa tomar para isso. 

Foque nesses três pontos e mantenha o CTA curto e objetivo.

11. Passe a ideia de que é fácil

Você deve deixar claro que a ação esperada do seu visitante é de fácil realização. 

Mesmo que seu CTA esteja atrelado ao preenchimento de um formulário, por exemplo, você precisa passar a ideia de que esse é um processo simples e que não tomará tempo. 

12. Não economize no uso de números

Engana-se quem pensa que incluir números pode ser ruim ou dificultar a leitura. 

Na verdade, utilizar números deixa o benefício ainda mais racional para o usuário. 

CTAs como “compre agora e ganhe 50% de desconto” ou “Teste grátis por 7 dias” são exemplos de como deixar clara a oferta e gerar interesse rápido. 

Portanto, sempre que seu CTA incluir um número, utilize desta forma ao invés de escrever por extenso. 

13. Ofereça algo realmente interessante

Lembre-se que o usuário só vai realizar uma ação se ela for interessante para ele. Portanto, use uma chamada com foco no benefício. 

Outro ponto de atenção para manter o CTA relevante e adequado ao material é prestar atenção em qual ação e benefício estão pautados ali. 

Se seu visitante precisa apenas clicar para acessar uma nova página, a taxa de conversão será maior do que se ele precisar preencher um formulário cheio de informações pessoais

Portanto, o benefício precisa ser condizente com a ação que o visitante está prestes a realizar.

14. Faça testes A/B

Testes A/B são testes que envolvem apenas uma modificação de componente, para checar qual entre duas opções têm melhor resultado. 

Você pode mudar a cor, o texto, o formato, a localização do CTA. 

Mas reforçamos: é importante testar e analisar uma alteração por vez, pois assim você consegue determinar o que fez diferença e aprende o que funciona melhor com o seu público. 

Segundo a VWO, empresa especializada nesse tipo de teste e que oferece ferramentas para esse fim específico, quase 30% dos testes realizados pelos clientes envolvem um Call to Action.

Alguns elementos que você pode avaliar em seu teste A/B são:

  • Cor do botão;
  • Palavra-chave; 
  • Imagens ao redor; 
  • Texto da proposta de valor;
  • Localização;
  • Tamanho;
  • Formato;
  • Fonte.

Aproveitando o assunto… sabe qual plataforma permite que você faça testes A/B, compare e analise quais são as melhores versões? 

Isso mesmo: a Leadster!

Aproveite e dê uma olhadinha nesse conteúdo:

😉 Utilizando Teste A/B para Criar Fluxos Efetivos com o Chatbot da Leadster! 

15. Otimize constantemente

Além de testar a todo momento para analisar quais são as melhores versões do seu CTA, é importante seguir o otimizando a todo tempo.

Para otimizar seu Call to Action, você pode fazer mudanças na estrutura e local em que ele está colocado, assim como incluir novos elementos e mudar sua estratégia, por exemplo.

A própria Leadster já tem uma funcionalidade voltada exatamente para isso. 

Com a nossa plataforma de marketing conversacional, você pode otimizar constantemente as chamadas inteligentes personalizadas que criar.

O que não fazer no Call to Action?

O que não fazer no Call to Action?

Ficam aqui também algumas dicas do que você deve evitar para que seu CTA fique apagado, passe despercebido ou não seja convincente o suficiente.

Usar cores muito próximas

Se utilizar cores contrastantes ajuda a destacar o CTA, utilizar cores sem contraste traz justamente o resultado oposto. 

Com cores muito similares entre os outros elementos do material e o Call to Action, o destaque que este último elemento precisa não é atingido.

Poluir páginas

Elementos de contraste e destaque devem ser utilizados, mas pecar pelo excesso também pode atrapalhar seus resultados. 

Tenha certeza que o material direciona a atenção do visitante para um ponto principal e que o CTA tenha um bom espaço de respiro no entorno, para poder se destacar.

Errar no título

CTAs confusos e que não deixam claro qual é a ação e qual é o conteúdo que será entregue a seguir têm taxas de clique muito baixas. 

O título da página e o texto do CTA também devem ser pensados em conjunto para que todo o contexto faça sentido e crie uma narrativa que estimule a ação. 

No exemplo abaixo, do site de turismo de Wisconsin, além de oferecer dois CTAs, o primeiro botão, com texto “Our Family Vacation” (a viagem da nossa família) é completamente vago, além de não direcionar para uma ação. 

Com certeza as taxas de clique neste CTA são muito baixas. 

Não focar no Mobile

Lembre-se que grande parte das pessoas acessa as redes sociais ou sites através do celular. 

Logo, se o seu CTA não for adaptado para mobile, você vai perder o clique de uma parcela importante dos seus visitantes. 

Como mensurar os resultados do Call to Action?

Como mensurar os resultados do Call to Action?

A principal métrica que você deve acompanhar para cada um dos seus CTAs publicados é o CTR (Click-through Rate ou Taxa de Clique). 

Essa métrica apresenta a relação entre o total de pessoas que visualizaram o Call to Action e o total de pessoas que tomaram a ação direcionada. 

A análise deve ser feita depois de algum tempo, para que as métricas possam ser melhor acompanhadas.

Você pode calcular essas taxas através de ferramentas de automação de marketing (que também auxiliaram na criação e publicação desses CTAs) ou através do Google Analytics.

Lembre-se que CTAs com objetivos diferentes também apresentam taxas de resultados diferentes. 

Afinal, convencer um visitante a ler um conteúdo completo sobre um assunto de interesse dele é diferente de convencer a fazer um teste gratuito de um produto, por exemplo. 

Esse ponto também deve ser levado em consideração na hora de analisar o CTR dos CTAs.

Além do CTR é essencial você analisar sua taxa de conversão, pois ela vai mostrar a porcentagem entre o número de visitantes das suas páginas e o número de pessoas que converte. 

De nada adiantará um CTR positivo, se o usuário não realizar a ação desejada no final. 

Inclusive, isso pode ser um indicativo de que o CTA não está bem conectado com a ação desejada ou um sinal de problemas na página de destino.

🔎Leia também: 9 Dicas para Aumentar a Taxa de Conversão de Leads e Vendas

Como acompanhar a taxa de conversão das suas CTAs? 

Com estamos falando de marketing digital, é bastante comum que praticamente todas as ações que você vai fazer tenham, de uma forma ou de outra, a possibilidade de acompanhar de perto os dados. 

Todas as CTAs que você cria com as melhores ferramentas do mercado estão sujeitas a Analytics de uma forma ou de outra. 

E como estamos falando de sites, todas as CTAs também estão sujeitas a análises direto no Google Analytics, ainda mais agora no GA4, com os modelos de atribuição de eventos.

➡️ Se aprofunde: Google Analytics 4 — Como Acessar, Configurar e Usar

Os níveis de análise das CTAs é bem alto. É possível extrair muita informação delas, que vão te ajudar bastante no trabalho de CRO — Otimização da Taxa de Conversão. 

Vamos conversar melhor sobre essas análises — como fazê-las e como interpretar os dados — nos itens logo abaixo. 

Fizemos uma separação bem simples aqui: vamos entender as análises que as ferramentas de CTA oferecem — quando for o caso — e também sobre como fazer as análises através do Google Analytics especificamente para as CTAs. 

Olha só que interessante: é possível criar eventos para medir especificamente o clique em um botão, o clique em um banner, até o clique em um único link. 

Vamos conversar melhor sobre isso logo abaixo. Vamos juntos: 

Mensurando CTAs no Google Analytics 4 com o Google Tag Manager

A forma mais garantida de mensurar os resultados das suas CTAs é através do Google Analytics. 

Nesse item, vamos falar da forma mais avançada de fazer esse trabalho: através do Google Tag Manager. 

Seguindo esses passos simples, você vai conseguir configurar um evento relacionado a qualquer botão no seu site, e começar a medir os dados desse evento. 

O trabalho pode parecer complicado à primeira vista, mas de verdade: ele é bastante simples, não envolve nenhum tipo de código e é praticamente procurar em menus e tomar sua decisão. 

Antes do tutorial, porém, você pode se aprofundar um pouco mais no próprio funcionamento dos eventos do GA4 clicando nesse link. 

Veja o tutorial:

Antes de tudo, você precisa fazer uma conta no Google Tag Manager. Acesse clicando nesse link. 

Depois, você vai precisar vincular o pixel do GA4 com a sua conta do GTM. Isso é bem fácil: na sua dashboard do GTM, bem lá no topo, há um código identificador. Clique nele e instruções para a integração vão aparecer. 

Com isso feito, a sua propriedade no GA4 já está vinculada ao GTM. Agora você vai precisar criar o evento. 

O trabalho aqui também é bastante simples. Para medir a quantidade de cliques em um botão, é necessário ativar a variável “cliques” no GTM. 

Vá até o menu esquerdo, clique no botão variáveis e marque “cliques”: 

Até aqui tudo bem fácil, certo? O que você acabou de fazer aí é dizer para o GTM que uma das variáveis que você quer medir são cliques. Deixe todas marcadas. 

Agora, o que vamos fazer é criar um contêiner do GTM relacionado a cliques e publicá-lo. Vá até o menu “Gatilhos”, clique em “Novo” e dê um nome qualquer. 

Configure o gatilho com “todos os elementos” e “todos os cliques”. Com isso feito, clique no botão “Publish”, o vermelho lá no topo. 

Agora você vai precisar fazer um teste rápido. Ao lado do botão Publish há um menu. Clique nele e depois em “Preview e Debug”. 

Deixe essa página aberta e acesse seu site em outra aba. Vá até o botão que você quer trackear. Perceba que a página de Preview ainda está aberta. Clique no botão que você quer trackear segurando o botão CTRL para evitar que o site recarregue.

No seu preview do GTM, na outra aba, vão aparecer as informações de tracking que você precisa para o seu botão. No exemplo abaixo, o site Zozimus fez um tracking do botão do Facebook: 

Esse nome “JSON-LD” é o identificador do botão a ser analisado. Copie essa informação. 

Volte para o evento de clique que você criou e edite com as informações que você acabou de copiar. 

Pronto: agora o seu gatilho está configurado no GTM. O que você vai precisar fazer é criar uma tag para esse contêiner e publicá-lo para mensuração no GA4. 

Vá no menu esquerdo e clique em “Nova Tag”. Depois, coloque um nome para a sua tag, escolha “Google Analytics 4” como o tipo de tag e insira o identificador da sua propriedade. 

Esse identificador fica no seu Google Analytics, na seção “Código de acompanhamento”. Insira esse código logo abaixo do tipo de tag, na área selecionada. 

Há alguns parâmetros que você pode adicionar aqui para a organização no Google Analytics. Edite levando isso em consideração: os parâmetros são as informações que vão ser exibidas no evento do GA4. 

Com isso feito, pronto! Seu evento agora está disponível no GA4 e já pode ser mensurado diretamente por lá. 

Como Mensurar CTAs Através de Plataformas de Marketing

Você percebeu aí em cima que o trabalho de mensuração das CTAs é uma tarefa que, apesar de simples, requer algum conhecimento mais técnico do pacote Google. 

Mas existe uma outra forma de mensurar os resultados das suas CTAs: trabalhando com elas em plataformas de marketing. 

Ou seja: a sua CTA é, na verdade, um elemento criado através de uma outra plataforma e integrado no seu site. 

Por exemplo: você cria uma pop-up de saída usando a HubSpot. 

Aqui, a mensuração é absolutamente simples: a própria HubSpot vai te entregar as informações sobre a CTA.

Geralmente, essas informações são a quantidade de cliques no botão e até um pouco mais, dependendo da plataforma: quantas pessoas concluíram a ação original após clicar no botão. 

Essa é a forma mais simples de mensurar resultados das suas CTAs. Mas ao mesmo tempo, ela só está disponível para CTAs criadas nessas ferramentas.

Uma Análise Crítica sobre o Melhor tipo de CTA

Bom, tudo o que é teoria e prática a gente já abordou ao longo do texto. 

O que precisamos entender agora é que tipo de CTA compensa mais usar. 

Vimos, por exemplo, que existem CTAs feitas diretamente nos sistemas de automação de marketing. 

Mas ao mesmo tempo, também entendemos que é possível criar e trackear alguns elementos feitos diretamente no site. 

E além disso também temos a possibilidade de criar CTAs que são elas próprias uma grande imagem — é o caso dos banners. 

Não existe “a melhor CTA” para analisar, mas sim sites e segmentos distintos que vão se beneficiar mais com um tipo ou outro de CTA. 

Trouxe aqui alguns casos pra gente entender melhor, juntos, essa situação. Acompanhe: 

Pop-ups de Plataformas de Marketing — boa para Interrupções na Leitura

As pop-ups de plataformas de marketing são pequenos formulários ou CTAs puras (sem espaço para preenchimento e apenas com um botão) que são adicionadas ao seu site através de um código gerado pelas plataformas. 

Por exemplo: eu quero inserir uma pop-up logo depois desse parágrafo. Eu então vou na minha plataforma de marketing, crio o meu pop-up, e depois implemento o código direto no código-fonte do site. 

É muito mais fácil do que parece, acredite. Muitas vezes, o processo todo é feito diretamente nas plataformas. 

Essas pop-ups são ótimas para adicionar no seu blog. Elas trazem um respiro da leitura ao mesmo tempo em que oferecem uma oportunidade de se aprofundar em um assunto que o leitor já está acompanhando. 

Com isso, as possibilidades de geração de leads são bem maiores aqui do que colocando CTAs desse modelo direto na home, em alguns casos. 

Mas nem sempre: o importante é testar e manter a mente aberta para os resultados. 

Banners — Bons para E-commerces 

Um tipo de CTA mais recomendado para e-commerces são os banners — caracterizados principalmente pelo seu uso de copy + imagem + botão. 

Isso porque os e-commerces precisam apresentar promoções e produtos nas suas CTAs para terem mais chances de vendas. 

A geração de leads em e-commerces ainda é uma realidade, mas os leads sendo gerados por lá tendem a ser mais Fundo de Funil. 

Por conta disso, os banners conseguem apresentar muito bem as informações mais valiosas para o público que está nesse estágio do Funil: preço, produto e promoção. 

Os banners, porém, não podem ser analisados através de plataformas de marketing, sendo necessário configurar Tags no GTM conforme o tutorial que trouxemos logo acima. 

Links Diretos, sem Arte — Bom para Blogs

Também existe um outro tipo de CTA, voltada para o processo de leitura dos blogs, que não deve ser ignorado — são os links diretos. 

Aqui mesmo nesse texto você vai encontrar vários, com duas variações principais. 

Primeiro, há o link de interrupção total, como esse: 

🤿 Leia também: Blog para Gerar Leads — 10 Estratégias Essenciais

Veja como ele causa uma quebra bem óbvia na leitura. Você estava lendo, mas parou, porque o link chamou a sua atenção. 

Mas também há um outro tipo de link: o que é inserido direto no corpo do texto. 

Por exemplo: ao falar sobre a parametrização de links, algo fundamental para fazer o tracking desse tipo de CTA, colocamos um link direto no parágrafo, sem quebras. 

Perceba como o link foi adicionado naturalmente, sem quebrar o ritmo de leitura. 

Esses links podem ser acompanhados também pelo Google Tag Manager, mas essas informações já estão disponíveis naturalmente no Google Analytics 4, na seção Eventos. 

Chatbots — Bom para Todas as Ocasiões

Se tem um tipo de CTA que se encaixa em todas as ocasiões, esse tipo com certeza é o chatbot. 

Chtabots podem ser CTAs para qualquer ocasião, e serem incluídos em qualquer página do seu site. 

Seu funcionamento é simples: você configura fluxos de mensagens e opções de resposta dos usuários. 

Aqui, as chamadas de ação são configuradas nesse fluxo, geralmente sendo a primeira mensagem que o usuário recebe. 

Você pode acompanhar de forma bem simples esse trabalho aqui nessa página mesmo. Tá vendo ali no canto? É o chatbot Leadster em funcionamento. 

Os chatbots, por essa característica simples e adaptável, podem ser usados para tudo. Em uma página de contato, ele pode indicar uma forma mais rápida de adquirr um orçamento. 

Em um texto de blog, ele oferece materiais para aprofundamento. Em uma página de produtos, ele oferece um orçamento em 5 minutos. 

Essa versatilidade vem acompanhada de um ingrediente fundamental para o sucesso dos chatbots: o marketing conversacional. 

Mais sobre isso logo abaixo:

Como Aumentar os Resultados com Marketing Conversacional?

Como aumentar os resultados com marketing conversacional?

Como já comentamos ao longo deste artigo, CTAs que exigem uma ação mais complicada do visitante tendem a ter taxas de clique mais baixas. 

A oferta precisa ser realmente relevante e, muitas vezes, mesmo se assim for, o preenchimento de dados pessoais ou o direcional de vários passos até um cadastro ou teste pode desencorajar o visitante a converter.

Uma opção muito mais dinâmica para impulsionar a ação dos visitantes é o marketing conversacional. 

Com ele, você oferece experiências fáceis que geram engajamento com os visitantes.

Através de um assistente virtual ou chatbot, você configura CTAs personalizados e traz o seu visitante para uma conversa interativa e dessa forma capta os dados de contato e qualifica o lead automaticamente realizando perguntas de qualificação.

🧐 Saiba mais: As 27 Chamadas que mais Convertem na Leadster (e Por que Funcionam)

Agora você já sabe muito sobre Call to Action e está pronto para criar chamadas de ações em todos os materiais e páginas. 

Se você ainda precisar de mais bagagem sobre o tema, recomendamos que observe exemplos de como as empresas aplicam esse tipo de gancho. 

CTAs estão ao seu redor, em todos os lugares!

Com certeza você vai identificar muitas das dicas que compartilhamos aqui neste post. 

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Gustavo Luby

CMO na Leadster

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