Sumário
- 1 O que é uma copy para vendas?
- 2 Por que o copy é tão importante para converter clientes?
- 3 A diferença entre o copywriting e a redação publicitária
- 4 Fórmulas Consagradas de Copy para Vendas
- 5 Melhores Modelos de Copy para Aumentar suas Vendas
- 5.1 1. Modelos de copy para anúncios
- 5.2 2. Modelos de call-to-action (CTA)
- 5.3 3. Modelos de copy para home page
- 5.4 4. Modelos de texto para landing pages
- 5.5 5. Modelos de chamada para chatbot ou formulário
- 5.6 6. Modelos de copy para descrição de produtos
- 5.7 7. Modelos de texto para página “Sobre nós”
- 5.8 8. Modelos de copy para depoimentos de clientes
- 5.9 9. Modelos de títulos para artigos e blogposts
- 5.10 10. Modelos de chamadas para e-mail
- 5.11 11. Modelos de e-mails de vendas
- 5.12 12. Modelos de e-mails para cadência de vendas
- 5.13 13. Modelos de script de vendas
- 5.14 14. Modelos de taglines e slogan
- 5.15 15. Modelos de copy para vendas no WhatsApp
- 5.16 16. Modelos de copy para Instagram
- 6 Exemplos de copys criados por grandes empresas
- 7 Qual a estrutura de uma copy?
- 8 5 Características de uma Copy Matadora
- 9 17 Dicas de como fazer uma boa copy para marketing
- 9.1 1. Tenha um objetivo bem definido
- 9.2 2. Tenha sempre a sua persona em mente
- 9.3 3. Use verbos de ação
- 9.4 4. Trabalhe bem a palavra-chave
- 9.5 5. Instigue a pessoa a resolver um problema
- 9.6 6. Use “você” sempre que possível
- 9.7 7. Prefira a voz ativa à passiva
- 9.8 8. Não se esqueça de usar gatilhos mentais
- 9.9 9. Escreva de forma natural
- 9.10 10. Conte boas histórias
- 9.11 11. Desperte emoção
- 9.12 12. Fale do produto no momento certo
- 9.13 13. Mostre sua proposta de valor
- 9.14 14. Mostre números e pesquisas que demonstrem relevância
- 9.15 15. Demonstre autoridade no assunto
- 9.16 16. Adicione um call to action
- 9.17 17. Revise antes da publicação
- 10 Como treinar copy?
- 11 Entenda porque o seu copy de vendas não converte
- 12 Perguntas frequentes
- 13 Conclusão
Um texto focado em converter leads em clientes: esse é o copy para vendas.
E para atingir esse resultado não basta um conteúdo de qualidade e bem escrito.
Existem técnicas de escrita específicas e modelos que são estudados e aplicados há tempos para auxiliar os responsáveis por essa parte tão importante dos materiais de venda.
Para te auxiliar nesse desafio, preparamos este artigo com dicas, fórmulas consagradas de copywriting e 16 modelos de copy para vendas que você precisa conhecer.
O que é uma copy para vendas?
O copywriting é uma técnica de escrita focada em persuasão e conversão.
E, quando falamos em copy para vendas, o objetivo é atuar na última etapa do funil de vendas, na decisão de compra.
Diferentes áreas do marketing e da comunicação já fazem uso desse tipo de recurso há muito tempo, para publicidade e anúncios em TV, rádio, revistas e mídia externa.
Mas no cenário do marketing digital o termo se tornou ainda mais conhecido e relevante.
Mas, não se engane, o copy não está presente apenas nas vendas, outros tipos que podemos citar são:
- Copy de conversão: seu foco é persuadir o prospect a tomar uma decisão e evoluir ainda mais no funil de vendas.
- Copy de SEO: utilizado para mover o tráfego orgânico nos mecanismos de pesquisa.
- Copy técnico: esse tipo de copy serve para mostrar o seu conhecimento sobre certo assunto, auxiliando o usuário com suas tarefas.
- Copy de RP: seu objetivo é estimular a mídia a divulgar ou compartilhar seu conteúdo.
Por que o copy é tão importante para converter clientes?
Uma conversão é uma ação mensurável que você espera do seu visitante, lead ou oportunidade.
Pode ser o preenchimento de um formulário, o acionamento do seu chat online, um cadastro para ganhar um cupom de desconto, a realização de um teste gratuito ou, é claro, a finalização de uma compra.
Na fase final do funil essa conversão é ainda mais relevante, pois é quando uma compra ou contratação é concluída.
Essa é a conversão que as empresas desejam, no fim das contas.
Com a aplicação de textos persuasivos, o público-alvo é estimulado a essa tomada de decisão.
Mais do que criar textos persuasivos, o copy de vendas se preocupa em criar uma comunicação focada na persona e na fase em que ela se encontra na jornada de compras.
Leia também - Marketing Leads: O que é Lead e Como Gerar Leads em 2021
A diferença entre o copywriting e a redação publicitária
Apesar de serem parecidos em muitos aspectos, hoje o papel do copywriter está um pouco mais distante da publicidade tradicional.
A nomenclatura pode variar de lugar para lugar, mas, em geral, esse profissional cria textos e conteúdos voltados mais especificamente para o marketing digital, enquanto o redator publicitário tem foco em campanhas publicitárias.
O texto publicitário tem um papel mais específico para vendas diretas e o copywriting tem foco em estratégias de atração e conversão, como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, com o objetivo de criar um CTA forte, que direciona e estimula o leitor a concretizar alguma ação imediata.
O que é um copywriter?
O copywriter é o profissional especializado em criar esses textos persuasivos.
No passado, era assim que eram chamados os jornalistas que escreviam os anúncios das páginas dos jornais.
O termo era utilizado para diferenciá-los daqueles que escreviam as notícias.
Assim, o copywriter era o redator que dava voz às marcas e que criava os argumentos para que os anunciantes conquistassem a atenção dos leitores e angariassem vendas entre eles.
Hoje, esse tipo de profissional é focado sobretudo na comunicação digital, sendo responsável pelo desenvolvimento de conteúdos de alta persuasão em materiais como sites, anúncios, conteúdos de redes sociais, e-mails marketing, blog posts, e-books etc.
Fórmulas Consagradas de Copy para Vendas
Com o crescimento e popularização da técnica de copy para vendas, surgiram alguns modelos e formatos que auxiliam os profissionais a escrever textos persuasivos e focados em resultados.
Separamos as 6 fórmulas de copy para vendas que você precisa conhecer:
AIDA
O método AIDA é um dos mais conhecidos.
Ele segue a estrutura do acrônimo que o nomeia, com as iniciais das palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Garantir elementos desses quatro fatores é o que o modelo propõe.
Atenção
Através de promessas cativantes, a atenção do público precisa ser conquistada, em primeiro lugar.
Muitas vezes essa atenção precisa ser conquistada já no título do material, seja este um e-mail, Landing Page ou anúncio focado em conversão.
Interesse
Depois da atenção, precisa existir o despertar do interesse para a mensagem que está sendo transmitida através do texto escrito.
Apenas dessa forma o usuário vai consumir a informação até o final.
Aqui o escritor precisa criar identificação com o leitor, traduzindo as necessidades que ele tem.
Desejo
O desejo aparece no texto de copy de vendas através da exposição dos benefícios daquela oferta.
Como o seu produto ou serviço desperta o interesse do desejo do consumidor?
Como entrega exatamente o que ele procura?
Essas perguntas devem ser respondidas antes do último passo.
Ação
O conteúdo também deve trazer uma chamada para a ação, através de um Call-to-Action.
Essa é a conversão esperada do usuário, portanto deve ter como foco o benefício que ele terá ao realizá-la.
Um exemplo que segue a fórmula AIDA é a comunicação da Uber com os motoristas que ainda não participam da plataforma:
Com o título “Dirija e ganhe”, a empresa desperta a atenção e o interesse do público desejado.
Enquanto isso, o subtítulo desperta um desejo específico de pertencimento e, ao mesmo tempo, inclui uma prova social (“Dirija na plataforma com a maior rede de usuários ativos”).
Já o botão apresenta uma chamada clara para a ação (“Cadastre-se para dirigir”).
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FAB
Outro modelo de copy de vendas é o FAB.
Com as iniciais de Features (características), Advantages (vantagens) e Benefits (benefícios), ele propõe que o conteúdo foque nesses três aspectos como argumentação de vendas.
Features (Características)
As características do seu produto ou serviço devem estar descritas nos materiais, bem como os detalhes deles que são mais relevantes para a persona.
Advantages (Vantagens)
As vantagens oferecidas ao consumidor também devem estar presente no copy para vendas, sempre com foco nas necessidades, dores, dúvidas ou dificuldades do cliente em potencial.
Benefits (Benefícios)
Por fim, devem ser apresentados também os benefícios do produto ou serviço.
Ou seja, é preciso que fique claro para o usuário como a sua oferta solucionará as necessidades que já foram citadas.
Confira como o Trello aplica um bom exemplo de modelo de copy FAB, quando foca a comunicação nas características, benefícios e vantagens da solução de gerenciamento de tarefas:
BAB
Como o nome de BAB, fazendo referência às palavras Before (antes), After (depois) e Bridge (ponte), esse modelo simples de copywriting propõe a seguinte estrutura:
Before (Antes)
Em primeiro lugar, deixar claro o problema, necessidade ou desejo do leitor.
After (Depois)
Depois, colocar esse cliente em um cenário em que ele pode facilmente resolver essa questão.
Bridge (Ponte)
Por fim, conectar o problema com a resolução por meio da solução oferecida pela sua marca.
A comunicação da Dropbox faz isso, ao conectar a solução oferecida com o problema enfrentado pelo visitante — que nesse caso é a perda de tempo causada por um ambiente virtual de trabalho desorganizado.
Recomendamos para você - O que é CRO? 3 Letras que vão Dobrar sua Geração de Leads
PAS
Já o modelo PAS propõe uma estrutura similar, mas com foco em reforçar o problema, para gerar um senso de resolução mais acelerado no leitor.
Os elementos desse modelo são:
Problema
Abordar o problema enfrentado pelo leitor.
Agitar o Problema
Reforçar que esse problema existe, tem impacto negativo para o consumidor e que pode ocasionar ainda mais questões se não for resolvido.
Solução
Por fim, apresenta-se a solução (seu produto ou serviço) que vai resolver o problema e como.
Como exemplo de modelo copy PAS, trouxemos uma comunicação para Instagram da HeroSpark, plataforma de lançamento de produtos digitais.
Perceba como o texto foca nos problemas do leitor que precisam de solução:
4U’s
O penúltimo modelo de copy para vendas que trazemos para auxiliar na construção dos seus textos focados em conversão é o copy 4U’s.
Ele reforça que o conteúdo deve ter quatro características para funcionar:
Útil
Precisa ser útil para o leitor.
Urgente
Precisa criar senso de urgência.
Único
Precisa mostrar os benefícios da sua oferta, de forma que o leitor entenda que essa oportunidade é única.
Ultra Específico
Precisa ser objetivo e ir direto ao ponto.
Um exemplo do modelo de copy 4U’s é este abaixo, da plataforma de disparo de e-mails e automação de marketing, MailChimp:
Ele coloca o leitor em uma situação de quem não tem nada mais para esperar para dar o próximo passo para conquistar o que deseja.
Star-Story-Solution
Para fechar, vamos falar do Star-Story-Solution. Confira!
Star (Estrela)
A estrela é o seu personagem principal.
Ou seja, ela precisa ser interessante, relacionável e carismática, além de enfrentar os mesmos problemas e desafios que o leitor.
Story (História)
A história é a jornada de seu personagem, contando toda sua trajetória, desde as principais dificuldades até a superação.
Nessa parte é importante que você aprofunde o envolvimento emocional do leitor e sua empatia pelo personagem.
Solution (Solução)
A solução nada mais é do que o produto ou serviço que você está vendendo.
Ou seja, como o cliente irá resolver o problema por meio do que está sendo ofertado.
Bons exemplos dessa fórmula são conteúdos que investem em storytelling para vendas.
Temos um exemplo dentro da própria Leadster: a página “Como gerar mais orçamentos B2B e Aumentar suas vendas” coloca o profissional dessa área como personagem principal e explora sua história e seus desafios reais para então apresentar a solução oferecida.
Veja o exemplo:
Melhores Modelos de Copy para Aumentar suas Vendas
Pensando em facilitar ainda mais o processo de criação, separamos aqui alguns modelos de copy para diversos tipos de canais e objetivos.
Confira!
Leia também: 36 Modelos de Copywriting Prontas para Superar o Medo da Folha em Branco
1. Modelos de copy para anúncios
Pensando em copys para anúncios, pense em incluir palavras-chave fortes, apresentar ou resolver um problema, segmentar o tráfego local, apresentar o benefício, comparar com a concorrência entre outros pontos que você pode ver em nosso texto sobre Títulos para Anúncios: Descubra como Criar Anúncios Impactantes.
Agora, vamos aos modelos:
- Aumente agora a Geração de Leads B2B Qualificados com a Leadster
- 6 curiosidades sobre a captação de leads para o seu negócio
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2. Modelos de call-to-action (CTA)
Lembre-se que o CTA precisa instruir o leitor a tomar uma ação. Vamos a alguns exemplos:
- Acesse agora mesmo sua Demonstração Gratuita!
- Inscreva-se em nosso Webinar, o prazo termina hoje!
- Ficou interessado? Então aproveite agora o teste gratuito da Leadster!
3. Modelos de copy para home page
Lembre-se que sua home page deve refletir exatamente a personalidade da empresa, não esquecendo de deixar claro qual é a sua proposta de valor.
Por isso, defina as principais tarefas para a home, invista na linguagem comum e atraia o visitante para uma oferta, aumentando sua conversão.
Aguce a curiosidade e necessidade do usuário.
Confira os modelos:
- Marketing Conversacional: O Futuro da Geração de Leads (Leadster)
- Gere mais clientes para o seu negócio (RD Station)
- Experiências de conteúdo que o seu público vai amar (Rock Content)
Leia também: Canvas da Proposta de Valor – O que é e Como Criar o Seu
4. Modelos de texto para landing pages
Para criar sua landing page você precisa: visualizar seu cliente ideal, aproveitar as mensagens dos usuários, especificar o objetivo da página, apresentar sua proposta de valor, superar objeções, incluir confiança, editar para ficar o mais persuasivo possível e, por fim, testar.
Alguns dos modelos são:
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5. Modelos de chamada para chatbot ou formulário
As chamadas para chatbot ou formulário são um tipo de abordagem proativa para os visitantes dos sites.
Essa chamada é decisiva para os próximos passos do lead, por isso, veja alguns dos exemplos abaixo:
- Vamos descobrir como podemos ajudar no seu caso?
- Vamos descobrir qual o plano ideal para você?
- Quer saber como (inserir o principal benefício de seu produto/serviço)?
- Temos uma condição especial para você. Quer saber qual é?
- Quer ver uma Demonstração Personalizada para a sua empresa?
- Que tal um desconto especial?
- Vamos descobrir qual o serviço ideal para a sua necessidade?
- Quer conhecer o curso ideal para você?
- Gostaria de uma negociação especial de preços?
Saiba mais: As 27 Chamadas que mais Convertem na Leadster (e Por que Funcionam)
6. Modelos de copy para descrição de produtos
Para criar bons copys para descrição de produtos, siga esses pontos:
- Concentre-se no seu comprador ideal;
- Invista nos benefícios;
- Apele para a imaginação dos seus leitores;
- Utilize palavras sensoriais;
- Use prova social;
- Torne sua descrição escaneável;
- Defina metas e KPIs.
Vamos aos modelos:
- Nossos bots abordam de forma proativa e personalizada os visitantes do seu site, aumentando em até 3x o volume de Leads qualificados
- Venda pelo Instagram sem pagar mensalidade. Conecte seus produtos com Instagram Shopping, aumente as suas vendas e não pague nada por isso.
- Curso de prova prática: Perca o medo da prova prática, ao lado de professores que dominaram as últimas provas do Revalida INEP, por meio de um treinamento personalizado, com dicas e feedbacks individuais.
7. Modelos de texto para página “Sobre nós”
Antes de criar o texto para página “sobre” faça os seguintes questionamentos:
- Para quem você está escrevendo?
- Que ação você gostaria que ele tomasse?
- Por que seu leitor agiria, o que você pode prometer a ele?
Agora, vamos aos exemplos:
- A (nome da empresa) é uma empresa que (o que sua empresa fornece, qual os produtos/serviços?). Nós mantemos relacionamentos de sucesso com clientes, parceiros e colaboradores ao mesmo tempo em que focamos na competitividade global.
- Nós somos o caminho mais curto entre você e (onde o seu cliente quer chegar)!
8. Modelos de copy para depoimentos de clientes
Para escrever um bom copy de depoimentos de clientes você deve seguir a especificidade do caso, autenticidade e explicação do benefício gerado.
Confira alguns exemplos:
- O chatbot é, sem dúvidas, uma das melhores ferramentas que temos hoje em dia para a geração de leads
- Conseguimos aumentar a conversão de nosso site em 10% com a ferramenta da Leadster. Agora geramos 5x mais leads!
9. Modelos de títulos para artigos e blogposts
Há diversas formas de fazer títulos que convertem, são criativos e chamativos para artigos e blogposts, vamos a alguns modelos:
- 10 estratégias para aumentar em 3 vezes suas vendas sem gastar com anúncios
- Querendo saber como fazer sua captação de leads aumentar? Confira esse passo a passo!
- Você quer realmente dar um adeus aos formulários? Conheça os chatbots!
- Como configurar o chatbot da Leadster em apenas 6 passos!
- CMO da Leadster revela como aumentar a conversão de seu site!
- Como nosso cliente faturou 55 mil reais adicionais!
Saiba mais: 10 Exemplos de Títulos Criativos para Sites, Posts e Anúncios
10. Modelos de chamadas para e-mail
Os e-mails podem ser um desafio para os copywriters. Afinal, o que fazer para as pessoas abrirem o que chega em suas caixas de entrada?
Pensando nisso, confira logo abaixo algumas possíveis chamadas:
- Ei, [NOME DO LEAD], não feche este e-mail antes de ficar por dentro dessa oferta SEN-SA-CI-O-NAL!
- Olá, [NOME DO LEAD]! Se você ainda está em dúvida sobre assinar a nossa plataforma, essas pessoas aqui podem te ajudar a decidir.
- 😤 Sua empresa investe em anúncios, mas ainda não viu retorno?
11. Modelos de e-mails de vendas
Os e-mails de vendas estão presentes nos mais diversos momentos da vida do cliente. Eles podem ser usados para introdução, prospecção, engajamento, follow-up, nutrição, negociação entre muitas outras situações.
Confira abaixo alguns dos modelos a serem seguidos:
Introdução
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
Sou [SEU NOME], [SEU CARGO] da [NOME SUA DA EMPRESA].
Auxilio empresas como a sua a [descrever a principal dor, desafio ou oportunidade do lead]. Nossos clientes já obtiveram resultados como [exemplificar resultados e benefícios].
Adoraria te mostrar, em uma ligação de 15 minutos, como podemos ajudar também a [NOME DA EMPRESA DO LEAD]. Como está sua agenda na próxima semana?
Obrigado pela atenção!
Prospecção
Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
[Insira a dor da sua persona] está te impedindo de alcançar seus objetivos?
Imagine então ser capaz de [exemplo que cative sua persona. Ex.: aumentar a taxa de conversão da sua empresa em até 3x] para melhorar seus resultados.
A solução que você procura oferecemos na [NOME DA SUA EMPRESA]. Com ela você pode garantir os benefícios:
[Listar benefícios encontrados pelos seus clientes. É interessante utilizar dados para sua argumentação].
Esse passo faz sentido para você/ seu time/ sua empresa? Conseguimos agendar 20 minutos para que eu possa entender melhor sua necessidade?
Engajamento
Oi, [PRIMEIRO NOME]!
Só passando pra lembrar que [DIA], às [HORÁRIO], teremos a nossa reunião sobre [ASSUNTO DA REUNIÃO].
Aqui estão as informações de acesso:
[ENDEREÇO DO LOCAL OU LINK DA REUNIÃO ONLINE]
Até logo!
Saiba mais: 22 Exemplos de E-mail de Vendas Altamente Persuasivos
12. Modelos de e-mails para cadência de vendas
Antes de tudo, é necessário criar um fluxo de cadência de vendas.
Com ele, serão determinadas a frequência, número de tentativas de contato, tipo de mensagem, tempo de espera, conteúdo de suporte e canais de comunicação utilizados em cada etapa do processo.
Há diversos tipos de fluxos que você pode seguir, como:
- Fluxo metódico;
- Fluxo agressivo e rápido;
- Fluxo apenas com e-mail;
- Estratégia 8×8;
- Estratégia 8×16;
- Fluxo com leads em diferentes níveis hierárquicos;
- Fluxo de Inbound Sales;
- Fluxo para leads com pouco contato com e-mail e LinkedIn.
Agora que você já sabe o que são e quais os tipos de fluxos, vamos ao modelos de e-mail:
- Olá, [PRIMEIRO NOME]! Tudo bem?
Não conseguimos mais contato contigo para reagendarmos nossa conversa/ ligação/ reunião. Imagino que as coisas estejam corridas!
Quero saber se [objetivo/necessidade do lead. Ex: gerar mais leads qualificados] ainda é uma prioridade para você/ sua empresa.
Conseguimos marcar ainda essa semana? - Olá, [PRIMEIRO NOME],
Como nosso último contato foi feito em XX/XX, resolvi mandar este e-mail para saber se está tudo bem e confirmar se restou alguma dúvida depois da nossa última conversa.
Se houver algo em que eu possa ajudar, basta me dizer! - Olá, [PRIMEIRO NOME],
Reparei que estamos tendo ótimos resultados com [plano, funcionalidade ou serviço atual].
De acordo com a análise que fiz da sua conta, ela pode performar X% melhor se aplicarmos uma nova estratégia em conjunto com o que já está funcionando.
Gostaria de te apresentar [um novo plano, funcionalidade ou serviço] que oferecemos apenas para nossos melhores clientes.
Conseguimos agendar 20 minutos ainda nessa semana para que eu possa explicar melhor sobre a estratégia?
Segue o link da minha agenda para que você possa escolher o melhor horário.
Saiba mais: Crie um Fluxo de Cadência de Vendas e Consiga Mais Reuniões, Propostas e Fechamentos
13. Modelos de script de vendas
Ao escrever seu script de vendas pense em:
- Escolher um único produto ou serviço para focar;
- Conhecer seu público-alvo;
- Apresentar-se;
- Construir um rapport;
- Deixar clara a sua proposta de valor;
- Utilizar linguagem simples e conversacional;
- Fazer perguntas sobre as dores do cliente;
- Focar em benefícios;
- Ligar os benefícios às dores do cliente;
- Não falar demais.
Os modelos de script de vendas também variam conforme o objetivo da empresa. Vamos a alguns deles:
Chamada de descoberta
Oi [NOME DO POTENCIAL CLIENTE], aqui é [SEU NOME] da [NOME DA SUA EMPRESA]. Estou fazendo algumas pesquisas sobre [NOME DA EMPRESA DO CLIENTE] e só queria fazer algumas perguntas sobre [DESAFIOS COMUNS DA PERSONA DESSE COMPRADOR].
Exemplos de perguntas de descoberta:
- Você está enfrentando algum desafio específico com [DESAFIO] e, em caso afirmativo, quais são eles exatamente?
- O que você tem tentado contornar esses desafios?
- Você é o melhor ponto de contato para discutir isso ou acha que outros membros da equipe precisariam estar envolvidos?
- Quais obstáculos impediram você de encontrar uma solução melhor para [DESAFIO ESPECÍFICO]?
- Como seria sua solução ideal?
Abertura Personalizada
Percebi que você trabalhava na [EMPRESA QUE TRABALHOU], como você percebeu a cultura corporativa de lá?
Primeira Reunião
Oi, [NOME DA PESSOA], sou o [SEU NOME] da [SUA EMPRESA] e estou entrando em contato porque ajudo negócios de [A ÁREA DE ATUAÇÃO DA EMPRESA] a [BENEFÍCIO DO SEU PRODUTO OU SERVIÇO]. Porém, as empresas que eu trabalho são [CRITÉRIO DE EXCLUSÃO] e eu ainda não entendi se a empresa de vocês é [CRITÉRIO DE EXCLUSÃO]. Vocês são…?
Caso a resposta seja positiva, você continua, trazendo uma chamada para ação.
Então, acredito que vocês se beneficiariam muito desse [PRODUTO OU SERVIÇO]. Será que poderíamos marcar uma conversa de 20 minutos para a gente entender melhor como ajudar vocês? Você tem disponibilidade para conversar [DATA E HORA SUGERIDAS]?
Saiba mais: 23 Modelos de Script de Vendas Prontos para Usar
14. Modelos de taglines e slogan
Antes de criar sua tagline ou slogan pense onde você quer colocá-los e qual informação quer passar aos usuários.
Vamos a alguns exemplos:
- Coca-Cola: “Sinta o sabor”
- McDonalds: “Amo muito tudo isso”
- Johnson & Johnson: “A vida inteira com você”
- Natura: “Bem Estar Bem”
- Ford: “Viva o novo”
- Skol: “A cerveja que desce redondo”
- Mastercard: “Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe Mastercard”
15. Modelos de copy para vendas no WhatsApp
São dezenas as possibilidades de mensagens para vendas no WhatsApp, por isso, separamos apenas algumas delas aqui.
- Leads qualificados: Recebi aqui a informação de que você tem interesse sobre [produto ou serviço]. Pode me contar mais sobre a sua necessidade? Assim consigo te enviar a melhor proposta.
- Follow-up após mensagem inicial: Olá, [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Estou em contato novamente para verificar seu interesse na nossa solução.
- Pós-venda/onboarding: Olá, [nome]! Como está o [uso do produto ou serviço que foi vendido]? Você precisa de alguma ajuda? Saiba que pode contar comigo e com a minha equipe.
- Reativar um lead antigo: Olá, [nome]. Aqui é [seu nome], da [sua empresa]. Da última vez que conversamos você estava buscando por [inclua aqui a solução oferecida pela sua empresa]. Estou com uma nova [oferta, benefício, versão do produto, negociação, etc] e queria compartilhar com você. Você está livre para conversarmos essa semana?
Se quiser ter ainda mais modelos em mãos, confira o nosso texto: Mensagem para Clientes: Texto Pronto para Vendas no WhatsApp – e Mais!
16. Modelos de copy para Instagram
Além de alinhar a comunicação com seus usuários, o copy para Instagram garante que sua empresa ganhe destaque.
Por isso, já anote os modelos de copy para Instagram a seguir:
Chamando para um evento
E, aí? Você já escolheu o seu lado da força? 🛸 E será que precisa escolher? 👀
Mas afinal, Google Ads ou Facebook Ads, qual dos gigantes se sairá melhor na sua estratégia? 🤔
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Conteúdo informativo
O marketing conversacional é uma das grandes apostas para o futuro do marketing digital.
A metodologia já ganhou espaço no mercado internacional e, agora, empresas brasileiras começam a perceber o seu potencial para acelerar a captação de leads.
E você, já está aplicando o mkt conversacional no seu negócio? Bora aprender um pouco mais sobre o assunto?
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Chamando para o produto
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Saiba mais: Copywriting para Instagram: 14 Dicas Incríveis para Você Aplicar
Exemplos de copys criados por grandes empresas
Quer mais alguns exemplos de bons textos de venda?
Confira nossa seleção abaixo:
Nike
A Nike é uma marca conhecida por gerar sensações como coragem, força e determinação.
O público da marca se identifica com esses propósitos e a empresa é um excelente exemplo de comunicação no geral.
Abaixo selecionamos um dos anúncios da marca, que conta com um copy curto e excelente:
O texto, em inglês, pode ser traduzido como “Só é um sonho louco até você conquistá-lo”.
Ele foca em como o produto pode auxiliar o leitor a conquistar o que ele quer, mesmo que seja considerado algo muito difícil ou ousado.
Mais do que vender itens esportivos, a marca vende grandeza, vende a ideia de que o consumidor é capaz do que quiser.
Nubank
Com consumidores mais jovens, a Nubank investe uma copy mais descontraída e que vai direto em um dos desejos do público: ter uma vida financeira mais descomplicada.
No texto, os benefícios são evidenciados, a mensagem é objetiva e a conexão com o público é criada.
Netflix
A Netflix utiliza, como Home Page do site, um exemplo ótimo de copy de vendas: abordagem direta e focada no produto, ela estimula já o fechamento da compra, sem ser muito invasiva com quem ainda não chegou neste estágio do funil.
Também é interessante observar outros aspectos do material, como o fato de o formulário e CTA estarem bem ao centro, com destaque para esse recurso de conversão.
Só depois de fisgar o usuário ele é redirecionado para a página de criação de cadastro, em que outros dados são necessários.
Evernote
“Organize sua vida”.
Você consegue pensar em um argumento melhor para uma plataforma de organização pessoal?
Essa é a premissa explorada de forma muito objetiva no site da Evernote.
Além do copy forte, o restante dos elementos é bastante neutro, para realmente destacar a mensagem.
Você também pode gostar: 10 Exemplos de Títulos Criativos para Sites, Posts e Anúncios
Apple
“Design em toda tela. A maior duração de bateria de um iPhone. Desempenho mais rápido. Fotos com qualidade de estúdio”.
Esse é o copy inicial da home da Apple. Conseguimos ver que as perguntas dos clientes da marca foram respondidas nesse único trecho, que traz alguns benefícios e vantagens de forma bem específica.
Com isso, podemos ver que a empresa foca em passar as informações mais importantes de forma clara e direta.
Airbnb
A empresa que abriu portas para o mundo do turismo e hospedagem.
Nessa publicação, o Airbnb usa storytelling em seu copy para narrar o lugar, além de aprovação social para alugar.
Note que não é necessário um CTA, já que todos sabem qual é a finalidade do aplicativo.
Qual a estrutura de uma copy?
Todas as metodologias e exemplos de copy para vendas que citamos têm alguns elementos em comum, que guiam tanto a construção dos textos quanto o leitor no momento em que ele se depara com esse tipo de material.
Essa estrutura é composta pelos seguintes elementos:
- Promessa: solução, resolução e proposta do que irá melhorar na vida do leitor, se ele decidir optar pela conversão proposta. A apresentação da promessa deve ser curta, ter foco no problema da persona e despertar o interesse do leitor pelo restante da mensagem.
- Desenvolvimento da promessa: depois da conquista desse interesse, você pode continuar o texto explicando melhor a promessa. Aqui é interessante incluir informações como benefícios, dados de comprovação, prova social… O importante é mostrar que você entende a necessidade do leitor e sabe como solucioná-la.
- Ancoragem de preço: só depois que o leitor já estiver convencido dos benefícios é o momento de apresentação do preço pela solução oferecida. Esse valor terá uma percepção diferente nesse ponto. Em alguns materiais, o objetivo da conversão pode não ser a compra em si, mas sim a entrega de um dado pessoal, por exemplo.
- Oferta final: a oferta final está relacionada com o convite para a ação desejada. No caso de copy para venda, a compra do produto ou contratação do serviço. Explore gatilhos mentais como escassez, urgência ou exclusividade para instigar o leitor.
5 Características de uma Copy Matadora
Se você quer escrever uma copy para vendas que realmente estimule a conversão, saiba que precisa contar com 5 características para te auxiliar nesse desafio.
Uma copy de alta persuasão deve ser:
- Atraente: precisa focar nos benefícios para o leitor;
- Confiável: se o leitor sente confiança no que está lendo e enxerga a sua marca como uma referência no mercado que vai resolver o problema que ele tem, as chances de conversão aumentam;
- Clara: a mensagem precisa ser fácil de ler e de entender;
- Concisa: se o leitor se deparar com um texto longo e pouco objetivo, você não o prenderá por mais tempo. O que acontecerá é que ele irá buscar outra fonte que apresente de forma mais clara e rápida o que ele precisa;
- Persuasiva: como estamos falando em copywriting e você já entendeu que esse tipo de texto tem como objetivo levar o leitor a concluir alguma ação. Com o texto você precisa encorajar o leitor a tomar a ação desejada.
17 Dicas de como fazer uma boa copy para marketing
Com as 5 características essenciais para uma copy de vendas persuasiva, aproveite mais essas dicas práticas que podem ser aplicadas aos seus textos.
1. Tenha um objetivo bem definido
Seu material, seja lá qual for, deve ter um objetivo muito bem definido.
Você quer estimular um contato para consultoria?
Quer que o consumidor resgate um cupom de desconto?
Quer que ele aproveite uma oferta com data limitada?
O material como um todo deve estar alinhado a este objetivo central.
Além disso, cada elemento utilizado deve ter um objetivo também.
Por exemplo, em uma Landing Page o título tem o objetivo de prender a atenção e despertar interesse, o texto de explicar os benefícios e convencer o consumidor, o formulário ou chatbot de captar os dados e o CTA de estimular a ação desejada.
2. Tenha sempre a sua persona em mente
A persona da sua marca é uma representação fictícia do seu consumidor ideal, embasada por pesquisas e dados, e que auxiliará a entender como cada tipo de público que você deseja atingir se comporta e consome.
Através da definição de todas as características da persona é possível entender e priorizar o que será apresentado, além de entender os desafios que a tomam, os hábitos, as metas, as frustrações, etc.
Tudo isso auxilia na construção da copy para vendas.
3. Use verbos de ação
Quando falamos em copy para vendas, o mais indicado é utilizar verbos no imperativo, que sugerem uma ação clara.
Opções como “clique”, “cadastre-se” ou “acesse” são alguns exemplos.
As chamadas para ação devem ser claras, curtas e alinhadas com o objetivo do material.
4. Trabalhe bem a palavra-chave
As palavras-chave indicam as intenções de busca do seu público-alvo.
Definir uma boa palavra-chave para o material auxilia a manter o foco no tema, a obter resultados orgânicos e a aumentar a eficiência das campanhas pagas.
Você pode explorá-las em Landing Pages, materiais ricos e blogposts, com estratégias de SEO, incluí-las no planejamento estratégico das campanhas, gerar identificação com o público nas redes sociais e atrair uma maior audiência com as hashtags.
5. Instigue a pessoa a resolver um problema
Se coloque no lugar do leitor e escreva de forma que o cative.
Você precisa ter em mente os problemas e desafios que ele tem, além de encontrar uma forma de mostrar que a sua solução é o que irá resolver esse problema.
Você pode inclusive incluir o copy as consequências de não resolver o problema naquele momento, para instigar ainda mais o leitor.
6. Use “você” sempre que possível
O texto de uma copy de vendas não pode ser impessoal.
Afinal, que tipo de conexão você pretende estabelecer com o leitor se o seu conteúdo for genérico?
E uma das dicas que ajuda a tornar os textos mais pessoais e aproximar o leitor é a utilização da palavra “você”.
Com esse uso estamos falando diretamente com o leitor, aumentando o engajamento e identificação.
7. Prefira a voz ativa à passiva
Um texto simplificado agrada a qualquer usuário e a voz passiva tende a complicar as mensagens.
Por isso, além de produzir conteúdos de qualidade, com frases mais curtas, e sem utilização de palavras muito complexas, prefira sempre a ordem direta.
8. Não se esqueça de usar gatilhos mentais
Os gatilhos mentais podem e devem ser explorados no copywriting dos materiais da sua marca.
Eles funcionam como uma informação que provoca uma reação automática por parte do interlocutor.
No setor comercial os gatilhos mentais são utilizados justamente para que uma compra seja estimulada a ser feita.
Alguns tipos de gatilhos mentais são: aprovação social, autoridade, urgência, escassez, exclusividade, reciprocidade.
Você pode conferir quais são todos eles e como funcionam no post “9 Gatilhos Mentais para Vendas que Ainda Funcionam em 2022”.
9. Escreva de forma natural
Lembre-se que o copy é focado no consumidor e não nas necessidades da marca.
Portanto, apesar de ser um texto persuasivo, ele precisa ser leve e não pressionar o leitor para tomar a ação desejada.
Adote um tom amigável, sugestivo e escreva de forma natural.
10. Conte boas histórias
Contar histórias é uma excelente forma de envolver o leitor.
Essa técnica de narrativa é chamada de storytelling e pode ser aplicada ao marketing e vendas em diferentes fases na jornada de compras.
Ela pode ser utilizada para atrair a atenção, cativar e conectar emocionalmente o consumidor com a marca, aumentar a consciência de marca e alavancar as vendas através da influência na decisão de compras, na criação do desejo e na retenção pós-venda.
Procure explorar a copy para vendas para contar a história que você deseja.
Acesse: 8 Tipos de Narrativa e Exemplos de Storytelling para Vendas
11. Desperte emoção
O processo de uma compra não é um processo puramente racional.
Então, uma forma de atrair o consumidor, despertar interesse e oferecer uma experiência de compras completa é utilizar recursos que levantem aspectos emocionais para ele.
Você pode, por exemplo, atrelar sensações e sentimentos à sua marca, para gerar identificação e interesse daquele público que também quer sentir o mesmo.
12. Fale do produto no momento certo
Mais uma vez: a peça central de um texto de copy para vendas é o consumidor, não a marca.
Tome cuidado para não focar no produto e acabar tornando o texto uma publicidade — como vimos, são coisas diferentes.
Saiba o momento certo para trazer o produto ou a solução para o texto e não afugentar o leitor.
13. Mostre sua proposta de valor
É a partir da proposta de valor construída e apresentada que o consumidor decide se vai ou não fechar uma compra ou negociação.
Se, ao entrar em contato com o material, o leitor não tiver clareza quais são os benefícios e os diferenciais do produto ou serviço, a venda estará perdida.
Certifique-se de que sua proposta de valor está presente no texto e que tem o destaque necessário.
14. Mostre números e pesquisas que demonstrem relevância
Uma das formas de mostrar autoridade e comprovar os benefícios oferecidos pela sua solução é incluir números e pesquisas que dão suporte para sua argumentação de vendas.
15. Demonstre autoridade no assunto
Se o leitor sente confiança no que está lendo e enxerga a sua marca como uma referência no mercado, as chances de conquistar a atenção e levá-lo para uma próxima ação com o CTA aumentam.
Então, para criar autoridade de marca, sempre publique conteúdos com base em pesquisas, cheque a veracidade das informações, produza conteúdos originais, úteis e de qualidade.
16. Adicione um call to action
Como o seu objetivo é que o seu leitor ou visitante tome alguma ação depois de entrar em contato com algum material da sua empresa, você precisa deixar isso claro para ele, certo?
Utilizar um CTA torna essa ação uma prioridade, ao deixá-la destacada e também estimula que o visitante continue o funil de vendas.
Saiba mais: O que é Call to Action (CTA), Por que é Importante e como Criá-lo?
17. Revise antes da publicação
Antes de finalizar seu texto, faça a revisão para ter certeza que nenhum erro vai passar.
Erros vão distrair o foca da mensagem e não são favoráveis ao seu conteúdo de nenhuma forma.
Como treinar copy?
Quer melhorar suas habilidades de copywriter?
Confira 5 formas de treinar sua escrita persuasiva:
Reescrevendo anúncios
Um bom exercício para quem quer melhorar nesse aspecto é a reescrita dos anúncios.
Você pode sempre pensar em como deixar o texto ainda mais convincente, explorar outros benefícios e incluir argumentos de venda diferentes.
Trocando características por benefícios
Selecione materiais e descrições de produtos que focam nas características dos mesmos.
Depois, como mais um exercício de escrita, tente transformar essas características em benefícios, sempre levando em consideração os desafios e desejos do público daquela solução.
Encurtando suas copys de novo e de novo
Quer uma forma de melhorar seus próprios textos?
Trabalhe para deixá-los mais curtos.
Esse exercício nos ensina a como passar uma mensagem convincente em poucas palavras, além de reforçar aquilo que é mais relevante no texto e no que devemos focar nossos esforços em transmitir.
Lendo em voz alta
Para conferir se seu texto tem fluidez e está escrito em um tom natural, você pode lê-lo em voz alta e até mesmo gravá-lo.
Salvando boas referências que você encontra por aí
Com certeza você tem contato com diversos materiais de marketing e vendas todos os dias.
Aproveite essa enxurrada de materiais e salve aqueles que despertaram sua curiosidade ou que se destacaram por qualquer motivo.
Beber de diversas fontes e ter contato com boas referências vai estimular sua criatividade.
Um ótimo local para encontrar boas referências é a biblioteca de anúncios do Facebook.
Entenda porque o seu copy de vendas não converte
Está aplicando nossas dicas e trabalhando nas suas copys para que elas se tornem melhores, mas ainda não conseguiu obter os resultados de conversão desejados?
Existem duas principais estratégias que podem ajudar a resolver o problema.
Confira:
Descubra como a audiência interage com o seu copy
Analise como seus leitores estão interagindo com os materiais disponibilizados.
Hoje existem diversas plataformas e ferramentas como mapas de calor, de comportamento de usuários ou de análise de dados que possibilitam esse entendimento.
Com esses dados em mãos você será capaz de fazer também testes A/B, mudar outras estruturas dos materiais, analisar qual versão tem melhor performance e colher melhores resultados de conversão.
Teste diferentes estratégias de copywriting
Revise as estratégias e metodologias de copywriting.
Você pode testar versões diferentes das que você costuma seguir e, assim, encontrar uma opção que tem um melhor impacto com o seu público.
Perguntas frequentes
Para finalizar nosso conteúdo completo, vamos às perguntas frequentes sobre o assunto: copy para vendas!
O que é copy para marketing digital?
O copywriting para marketing digital é uma forma de produção de texto estratégica, cujo objetivo é convencer o leitor a realizar uma ação específica.
No caso do copywriting e marketing digital é a venda. Ou seja, vamos utilizar os textos para persuadir o leitor a comprar algo – ou evoluir no funil de vendas.
Por que usar copywriting nas estratégias de marketing?
A estratégia de copywriting abrange outras questões como persuasão, gatilhos mentais, storytelling, verbos de ação etc.
Todos esses fatores juntos tornam um texto completo, chamativo, que prende a atenção do leitor e que gera resultados para a empresa.
Como fazer uma copy convincente?
Para fazer uma copy convincente siga os seguintes passos:
- Apure problemas comuns;
- Torne evidente a relação entre causa e consequência;
- Utilize fatos;
- Crie frases curtas e objetivas;
- Lembre que os detalhes técnicos importam;
- Refute objeções;
- Crie CTAs persuasivos.
Como fazer copy para Instagram?
- Utilize verbos de ação – “compre”, “acesse aqui”, “clique aqui e veja mais” etc
- Elabore bons títulos e legendas
- Mostre números e pesquisas que demonstrem relevância
- Conte boas histórias
Quais são os gatilhos mentais para vendas?
Vamos lembrar que o gatilho mental nada mais é do que uma informação que parece estar solta em um texto, mas que provoca uma reação automática por parte do usuário de um serviço ou produto.
Os gatilhos mentais mais utilizados em vendas e que geram mais resultados são:
- Afeição ou Afinidade;
- Autoridade;
- Compromisso e Coerência;
- Escassez;
- Prova Social;
- Reciprocidade;
- Exclusividade;
- Urgência;
- Especificidade.
Saiba mais: 9 Gatilhos Mentais para Vendas que Ainda Funcionam em 2022
Conclusão
Um bom copy para vendas em seus materiais definitivamente irá possibilitar a melhoria das suas taxas de conversão e nos resultados financeiros da sua empresa.
Para alcançar esses avanços, invista na contratação de profissionais qualificados ou garanta o treinamento da sua equipe com as dicas que apresentamos neste post sobre os modelos de como construir textos persuasivos.
Lembre-se: um bom copy deve gerar conexão e identificação, deve entender e abordar os problemas pelos quais o leitor está passando, deve oferecer a solução e deve criar uma oferta interessante para a persona.
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