Sumário
- 1 O que é uma boa taxa de conversão?
- 2 Por que a sua conversão está baixa?
- 3 Como otimizar a conversão do seu site?
- 4 Dicas práticas para aumentar a taxa de conversão de vendas e leads
- 4.1 1. Organizar os seus dados
- 4.2 2. Melhorar a velocidade do site
- 4.3 3. Otimizar o seu site para mobile
- 4.4 4. Fazer (muitos!) testes
- 4.5 5. Personalizar seus CTAs
- 4.6 6. Capturar a atenção do visitante mais rapidamente
- 4.7 7. Adicionar prova social nas páginas de conversão
- 4.8 8. Diminuir as informações pedidas nos formulários
- 4.9 9. Substituir os formulários por um chatbot
- 5 O que é e como usar o CRO no seu site
- 6 Como usar o SEO para aumentar suas conversões
- 7 Perguntas frequentes sobre taxa de conversão
- 8 Descubra como a Leadster pode triplicar a conversão do seu site
Suas estratégias estão dando resultado e levando mais tráfego para suas páginas? Isso é ótimo!
Mas apesar disso você anda percebendo que a sua taxa de conversão está baixa?
É um desafio transformar visitantes em leads, quem dirá em clientes. É preciso um esforço bem grande em todas as oportunidades de conversão para ter sempre resultados melhores.
Pensando nisso, separamos aqui 9 dicas essenciais que você pode aplicar agora mesmo e já aumentar a sua taxa de conversão de vendas e leads.
Bora começar? Mas antes vamos entender primeiro o que é uma boa taxa de conversão.
Confira 👇
O que é uma boa taxa de conversão?
Para saber se sua taxa de conversão é boa ou não, você precisa analisar os números do seu segmento.
Por exemplo, se a taxa de conversão de visitantes para leads no segmento B2B é de 5% (número fictício), mas a sua taxa é 2%, está na hora de investir em novas estratégias.
Um bom recurso para essa análise é a Revista Webshoppers, da NielsenIQ, que faz análises semestrais da conversão em vendas de vários setores no e-commerce.
E para a conversão de leads, já publicamos um estudo detalhado que mostra a divisão por vários segmentos.
Ao analisar a taxa de conversão, você conseguirá medir a performance das suas ações de marketing.
De forma geral, uma boa taxa de conversão é uma que está sempre crescendo.
Vale lembrar também que devemos sempre diferenciar taxas de conversão de leads e taxas de conversão de vendas, pois os números não são os mesmos.
Vamos entender mais abaixo:
Qual é a taxa de conversão de leads ideal?
Será que sua taxa de conversão de leads está dentro do ideal?
Bom, para nos guiar nesse questionamento, precisaremos analisar o Panorama de Geração de Leads 2023, feito pela Leadster.
A partir da análise de 2211 sites, o Panorama expôs que a taxa de conversão de leads entre todos os segmentos analisados é de 3,19%.
A partir desses números você já consegue perceber se sua conversão de visitantes para leads está dentro da média e se está nas porcentagens ideais para o seu segmento.
‼️ Importante: esses dados foram atualizados no Panorama da Geração de Leads 2024. Acesse clicando no banner abaixo:
Compare a taxa de conversão do seu site com o seu segmento de mercado: Benchmarking de Conversão.
Qual é a taxa de conversão de vendas ideal?
Eu te disse ao longo do texto que taxa de conversão não é tudo igual, lembra?
Acima falamos do processo de conversão de visitante para lead, agora estamos abordando sobre a conversão de vendas.
Para nos ajudar a descobrir qual é a taxa de conversão ideal, vamos ver alguns dados da empresa americana Compass.
Em seu levantamento, a empresa descobriu que a taxa de conversão de vendas média em comércio eletrônico é de 1,33%, enquanto as melhores giram em torno de 3,6%.
Agora, ao focarmos no mercado brasileiro, os números mudam um pouco.
Segundo pesquisa da Experian Hitwise – divulgada pela SEBRAE –, a taxa de conversão em vendas média é de 1,65%.
Sim, são números baixos, e por isso desafiadores. Vamos já entender quais motivos fazem sua conversão estar baixa?
Por que a sua conversão está baixa?
Existem alguns fatores que podem contribuir para uma baixa conversão em vendas no seu site.
Selecionamos os principais entre eles, além de soluções para aumentar a taxa de conversão das páginas.
Você não está levando em conta a jornada do consumidor
O funil de marketing e vendas é uma ferramenta estratégica, que orienta seus esforços até o fechamento de uma venda ou contratação.
Se você não considerar o estágio em que o visitante está na jornada através deste funil, ficará muito mais difícil acertar a comunicação verbal e visual, responsável por prender a atenção do usuário, tornando as chances de conversão menores.
Caso este seja um dos motivos para as baixas taxas de conversão, busque entender melhor as necessidades e interesses do seu público.
Lembre-se que o funil de vendas é um framework, mas seu cliente pode entrar nele em qualquer etapa. Ele pode chegar no topo, conhecendo suas necessidades, ou pode já estar precisando de um orçamento.
Aqui vai uma dica crucial para aumentar a conversão: substitua formulários estáticos por ferramentas mais interativas, como chatbots de marketing e vendas.
Analise o conteúdo, oferta e apresentação dos mesmos no seu site com o funil de vendas sempre em mente!
Também pode te interessar: Seu Funil de Marketing está “Congestionado”? Descubra os Problemas mais Comuns
O site não é otimizado para mobile
Como identificamos no Panorama de Geração de Leads desenvolvido pela Leadster, o mobile já representa a maior parte dos acessos aos sites brasileiros, com 64,45% do volume de visitantes – contra 35,55% do desktop.
Entretanto, quando analisamos as taxas de conversão deste tipo de dispositivo, percebemos que elas são, em média, menores do que a conversão no desktop.
Isso acontece porque muitas empresas ainda não otimizam o site para mobile e perdem ao não oferecer a melhor experiência para o usuário que chega às páginas através dos aparelhos móveis.
A proposta de valor não está em evidência
Uma boa proposta de valor deve ser uma afirmação clara que ofereça relevância, benefício e diferenciação.
Assim, sua marca garante um posicionamento forte no mercado e gera engajamento com os públicos que quer atingir.
É a partir da proposta de valor percebida que o consumidor decide se vai ou não dar o próximo passo: a conversão proposta.
Se a proposta de valor não está clara no site ou nas páginas de conversão, os benefícios e os diferenciais do produto ou serviço acabam se perdendo, assim como o interesse e a conversão do visitante.
O CTA não convence o usuário a tomar uma ação
Testar e melhorar os CTAs é outra forma de aumentar a conversão do seu site.
O Call to Action é uma chamada para ação. Se o seu objetivo é que o seu leitor ou visitante tome alguma ação depois de entrar em contato com algum material da sua empresa, você precisa deixar isso claro para ele, certo?
Utilizar um CTA torna essa ação uma prioridade, ao deixá-la destacada e também estimula que o visitante continue em contato com a sua marca, seja clicando em um link de um conteúdo diferente, fornecendo um e-mail ou fazendo um teste gratuito do seu produto.
São muitas as opções para manter a atenção do visitante nas suas páginas ou levá-lo para uma próxima etapa no funil de conversão.
Um bom CTA deve levar em consideração a persona, o estágio do funil de vendas, o nível de conhecimento em relação à conversão e ter um objetivo claro.
A copy não é persuasiva
O copywriting é uma técnica de escrita focada em persuasão e conversão.
Com a aplicação de textos persuasivos, o público-alvo é estimulado a tomar uma decisão, neste caso a converter como esperamos.
Mais do que criar textos persuasivos, o copy precisa ser claro, objetivo, criativo, saber se comunicar com a persona e na fase em que ela se encontra na jornada de compras.
Existem muitas barreiras para a conversão
Todos os elementos inseridos em uma página fazem parte da construção que leva ou não à conversão.
Se esses elementos mais atrapalham do que facilitam a navegação e a experiência do visitante, eles se tornam barreiras para o objetivo desejado.
Por exemplo, um formulário com muitas perguntas pode ser uma barreira que impede a conversão.
Segundo a HubSpot, formulários com mais de três perguntas costumam ter taxas de conversão mais baixas.
Como otimizar a conversão do seu site?
Se você busca como aumentar a conversão do seu site, deve investir em melhorias de aspectos como Search Engine Optimization (SEO) e Conversion Rate Optimization (CRO).
Também é necessário adequar os conteúdos às personas e às fases do funil de vendas, além de rever a construção das páginas, para melhorar a experiência do usuário, o copywriting e a estrutura do site, eliminando as barreiras e estimulando a conversão.
A seguir você pode conferir 9 dicas práticas para aumentar as suas taxas de conversão.
🔎 Leia também: O Que Fazer com os Leads após a Conversão?
Dicas práticas para aumentar a taxa de conversão de vendas e leads
1. Organizar os seus dados
Otimização só pode ser feita se você tem dados para direcionar a tomada de decisão.
Talvez você saiba os números das taxas de conversão do seu site ou Landing Pages — e, talvez por estarem insatisfatórios, você tenha chegado até este post — mas será que você está analisando o cenário completo?
Existem algumas informações que são relevantes na hora de entender o que precisa ser otimizado.
Alguns exemplos de dados para ficar de olho:
- De onde vêm os visitantes do seu site? (Google Ads, Orgânico, Facebook Ads, etc);
- Quais desses canais geram mais ou menos conversões?
- Quais campanhas específicas de mídia paga geram mais acesso e conversões?
- Quais são as suas páginas que possuem as melhores e piores taxas de conversão?
Quais são as diferenças entre elas? - Entre quais etapas do funil de vendas estão os maiores gaps de conversão?
- Quantos dos seus leads foram impactados por uma estratégia de nutrição?
Você poderá acessar esses dados em plataformas que já fornecem um dashboard simplificado ou através de métodos de acompanhar e mensurar a performance das campanhas, como cookies, códigos UTM e pixels.
2. Melhorar a velocidade do site
A parte mecânica também importa. Poucos usuários têm paciência de esperar para converter em um site lento.
De fato, os primeiros cinco segundos de carregamento da página são os que têm mais impacto nas taxas de conversão.
Depois desse tempo, a cada segundo que passa a sua conversão cai em média 4,42% (Fonte: Portent, 2019).
A velocidade de carregamento também é um dos principais fatores para que um site apareça bem posicionado no Google.
Você pode conferir como está a velocidade do seu site – além de obter dicas para melhorar essa pontuação utilizando a ferramenta do Google PageSpeed Insights.
Algumas mudanças básicas, como comprimir as imagens do site, podem ser realizadas facilmente.
Mas é possível que você precise da ajuda de um desenvolvedor para aplicar as melhorias.
Leia mais: 5 Motivos para Melhorar a Velocidade do Site Agora Mesmo
3. Otimizar o seu site para mobile
Além da velocidade do site, a adaptabilidade para diferentes telas também é muito relevante no momento de análise das taxas de conversão.
Sites e Landing Pages que não são responsivos perdem usuários que os acessam através de dispositivos móveis — e eles já representam a grande parte dos acessos.
Apenas nos Estados Unidos, 79% dos usuários de smartphone fizeram pelo menos uma compra online usando esse tipo de dispositivo nos últimos seis meses.
🔎 Saiba mais: Mobile Lidera em Acessos, mas Perde em Conversão – Veja o Destaque
4. Fazer (muitos!) testes
Para otimizar suas taxas de conversão você também deve explorar os testes, não apenas nas próprias páginas, mas nos materiais que levam até elas, como anúncios, e-mails, referências, etc.
Testes A/B devem ser explorados para apresentar duas versões de um mesmo material, mas com pequenas modificações de texto ou visual.
As duas versões são aplicadas ao público durante um período de teste e depois a que tem a melhor performance continua como fixa.
Esse tipo de estratégia ajuda a entender o que é melhor aceito pelo público.
E você pode analisar as taxas de conversão dos seus testes para investir naquela com resultados mais satisfatórios.
5. Personalizar seus CTAs
O Call-to-Action é uma chamada para ação.
Ele está presente em diferentes tipos de páginas e materiais e serve para indicar e orientar o visitante para a ação que a sua empresa deseja que ele faça.
Personalizar o CTA de acordo com o perfil do usuário e com a fase em que ele está na jornada de compras fará com a taxa de conversão aumente, uma vez que a atenção é captada de forma diferenciada e o estímulo para ação também é personalizado.
Como este exemplo, presente em um site de consultoria jurídica:
Segundo a HubSpot, maior plataforma de automação de marketing do mundo, CTAs personalizados têm performance e resultados até 202% melhores do que CTAs que não têm personalização.
6. Capturar a atenção do visitante mais rapidamente
Você tem apenas 3 segundos para captar a atenção do seu visitante. Como você está explorando esse tempo super curto?
A sua página de conversão, seja ela uma Landing Page ou seu próprio site, precisa estar alinhada com o que o seu visitante espera.
Mais do que isso, ela precisa conter elementos textuais e visuais que se comuniquem com o momento da jornada em que ele se encontra.
Por isso, além de otimizar a velocidade do seu site, é importante que a sua proposta de valor (o benefício que você gera para o cliente com o seu produto ou serviço) fique evidente assim que o visitante acessa a página.
Como neste exemplo a seguir:
Repare que a informação em destaque possivelmente é o motivo que levou o visitante até este site (Aumentar a satisfação dos clientes).
Enquanto isso, aquilo que a empresa realmente quer vender (um Contact Center) aparece apenas em segundo plano.
Esta é uma boa prática para atrair a atenção do visitante rapidamente, gerando o valor que ele espera encontrar.
A prova social é uma ferramenta de persuasão na hora de convencer um cliente em potencial a realmente fechar uma compra ou contratação com a sua empresa.
Com um depoimento ou validação de alguém que já conhece a marca e que se beneficiou com a solução oferecida a credibilidade aumenta, assim como a tomada de decisão é impulsionada.
Segundo a empresa de pesquisa alemã Statista, 30% dos consumidores concordam que as provas sociais têm um grande impacto na percepção de confiança em relação a um produto ou marca no momento de decisão de compra.
8. Diminuir as informações pedidas nos formulários
As pessoas só vão preencher seus dados em um formulário e ficar esperando pelo retorno quando estiverem convencidas de que o benefício (seja ele um vídeo, um e-book, uma demonstração etc) realmente vale a pena.
Se você já trabalhou com conversão de leads através de formulários estáticos, sabe como pode ser complicado atingir taxas de conversão interessantes ao pedir qualquer informação mais específica sobre o visitante.
E como visitante, também já deve ter desistido do preenchimento ao se deparar com um formulário interminável.
Por isso, depois de definir os seus critérios de qualificação, retire dos formulários todas as informações que não forem essenciais no primeiro momento – especialmente nos formulários de topo de funil.
Aqui, vale se colocar no lugar do seu visitante: “Será que vale a pena deixar o meu CPF e telefone em troca de um simples e-book? Estou aberto a receber um contato comercial dessa empresa após a conversão?”
Se a resposta for não, já sabe: talvez seja melhor diminuir um pouco a burocracia.
9. Substituir os formulários por um chatbot
Os assistentes virtuais, ou chatbots, são a melhor alternativa em relação aos formulários estáticos e estão conquistando um público cada vez maior, pois eles garantem melhores taxas de conversão e uma experiência mais interativa e dinâmica para o usuário.
Essas ferramentas abordam cada consumidor de forma personalizada, de acordo com seu contexto de navegação, e assim conseguem aumentar o engajamento.
De acordo com uma pesquisa feita pela Twillio, 90% dos consumidores desejam se comunicar com as empresas através de mensagens.
Respondendo a essa necessidade do mercado, um chatbot pode te ajudar a coletar mais informações sobre o lead em uma conversa natural, ajudando a acelerar seu processo de qualificação e a aumentar as conversões.
O que é e como usar o CRO no seu site
CRO ou Conversion Rate Optimization é o conjunto de estratégias utilizadas para otimizar a taxa de conversão de um site.
Otimizar as suas taxas de conversão pode trazer vários resultados positivos, como:
- Aumentar o número de leads qualificados;
- Aumentar a receita;
- Reduzir o custo de aquisição de leads;
- Obter mais valor com os seus clientes e leads atuais;
- Fechar mais vendas;
- Entre outros.
Se você quer melhorar as taxas da sua marca, deve prestar atenção ao CRO, que propõe incrementar e ajustar a estrutura já existente no seu site para melhorar as taxas de conversão e aumentar os resultados.
🔎 Leia também: Otimização de Site: É Melhor Focar em SEO ou Conversão?
Onde implementar o CRO?
Se você quer mais conversões e posso utilizar o CRO para otimizar minhas páginas já estabelecidas, quais delas priorizar?
Bom, você tem três opções:
- Páginas que já vêm performando bem, mas que poderiam melhorar;
- Páginas que não dão tanto resultado, mas que seriam fáceis de otimizar;
- Páginas mais difíceis de otimizar, mas que com certeza darão resultados após a otimização.
Para ajudá-lo a decidir, utilize o framework P.I.E:
Por fim, lembre-se sempre de aplicar o CRO em páginas críticas de conversão, como:
- Home do site;
- Páginas de categoria;
- Páginas de produtos;
- Página de planos e pricing;
- Blog;
- Landing pages.
Boas estratégias de CRO
Algumas boas práticas de CRO que você já deve estar ligado e não perder mais tempo sem investir são:
- Crie CTAs personalizados para todas as postagens do blog;
- Crie fluxos de nutrição e os alimente com seu conteúdo;
- Realize testes nas suas páginas de captura de leads;
- Ajude os leads a se tornarem leads qualificados, com testes gratuitos e download de materiais;
- Crie fluxos de trabalho automatizados para ajudar sua equipe;
- Adicione mensagens em páginas de alta conversão;
- Otimize postagens de blog de alto desempenho;
- Aproveite o retargeting para reengajar os visitantes do site.
Como usar o framework R.E.A.D.Y para aumentar a sua taxa de conversão
O framework R.E.A.D.Y lista as 5 principais dimensões que impactam uma estratégia de otimização de conversão (CRO):
- (R) Relevant: relevância
- (E) Engaging: engajamento
- (A) Authoritative: autoridade
- (D) Directional: direcionamento
- (Y) Yield Optimal: ótimo desempenho
Apesar de não ser a única estrutura disponível para executar uma estratégia de CRO, o framework R.E.A.D.Y dá uma visão muito interessante de aspectos que impactam sites e landing pages, seja no mercado B2B, ou B2C.
Para cada uma das 5 dimensões, o framework se desdobra em outros 5 fatores que ajudam a estruturar o trabalho de otimização.
Confira cada um deles a seguir:
Relevância
Um site relevante é aquele que atende às expectativas do visitante. Nesse sentido, para otimizar a conversão, o seu site deve:
- Cumprir as promessas feitas ao visitante no momento do clique ou da conversão;
- Manter o contexto, seguindo uma mesma linha de pensamento do anúncio à LP;
- Ser visualmente coerente, com ads e layouts de página que conversam entre si;
- Gerar identificação e empatia com o público, falando a sua linguagem;
- Ser oportuno e estar sempre atualizado.
Engajamento
Essa dimensão do trabalho de CRO fala sobre o quanto a sua mensagem ressoa junto ao seu público-alvo. Para isso, é preciso:
- Oferecer uma proposta de valor que esteja de acordo com a expectativa do visitante;
- Gerar apelo emocional por meio de storytelling, design, teoria das cores, etc;
- Apresentar argumentos lógicos e racionais para persuadir o visitante;
- Adotar um design afetivo, unindo estética e funcionalidade;
- Ser autêntico, criativo e diferenciado.
Autoridade
Autoridade é um dos gatilhos mais importantes quando falamos em conversões online. Os melhores sites devem:
- Oferecer garantias e sinais de credibilidade;
- Ser precisos e convincentes por meio de detalhes, imagens, demonstrações, etc;
- Adotar e obedecer às políticas de privacidade e regras de uso;
- Adicionar depoimentos de clientes como prova social;
- Ter um branding consistente.
Direcionamento
A conversão nada mais é do que uma direção, um caminho que desejamos que seja tomado pelo visitante. Para otimizar esse aspecto, é necessário:
- Ter um CTA claro e evidente na página;
- Facilitar a tomada de decisão oferecendo a quantidade certa de informações;
- Reduzir os elementos que possam distrair o visitante do objetivo de conversão;
- Oferecer incentivos, como um bom storytelling ou gatilhos mentais, para guiar a navegação;
- Criar uma progressão natural na página, fazendo com que o visitante realize micro conversões.
Desempenho
Por último, mas não menos importante, vem a dimensão mais técnica do trabalho de otimização de conversão. Para melhorar seus resultados, certifique-se de:
- Formular hipóteses relevantes para testar elementos de conversão;
- Fazer testes A/B com frequência e manter uma cultura de experimentação;
- Monitorar as métricas e resultados de perto;
- Trabalhar uma estratégia de SEO, com palavras-chave, link building, etc;
- Revisar o framework constantemente em busca de novas otimizações.
E aí, quantos checks ✅ o seu site marcou no framework R.E.A.D.Y.?
Como usar o SEO para aumentar suas conversões
Com o SEO, ou Search Engine Optimization, você estará otimizando os conteúdos de sites, blogs e páginas.
Mas, diferente do CRO, você vai levar em conta fatores relevantes para os mecanismos de busca, como o Google.
A partir dessa estratégia, você estará concorrendo pelo melhor posicionamento nas pesquisas realizadas nos buscadores, e assim levará mais tráfego orgânico para o site.
Vamos entender quais técnicas de SEO você pode aplicar para aumentar a sua taxa de conversão:
Pesquisa de palavras-chave para páginas de produto e categoria
Sim, até as palavras que você usa no seu texto importam 🤓
Você vai precisar fazer uma boa pesquisa de palavras-chave para descobrir o que e como os usuários estão buscando por certos termos que envolvem seu segmento e área de atuação.
Assim, você consegue criar conteúdo para o site, descrições de produtos e categorias e outras páginas de acordo com o que as pessoas estão procurando nos buscadores.
Para ajudar você nessa jornada, invista em ferramentas de SEO, como SEMRush, Google Keyword Planner e Ubersuggest.
Falamos mais sobre isso no nosso texto completo de pesquisa de palavras-chave.
Marketing de conteúdo com foco em cauda longa
O marketing de conteúdo é o responsável pelo planejamento e criação de conteúdo no seu site – normalmente para blogs e páginas de produto.
Ele é utilizado, junto ao SEO, para aumentar suas conversões. Para isso, você precisará investir em palavras-chave de cauda longa – aquelas que são maiores, e por isso, mais específicas.
Vamos ao exemplo. Diversas pessoas buscam pelas palavras colchão, loja de colchão, colchão de solteiro, colchão de casado, e pode ter certeza que há centenas de resultados para essa busca, então será difícil de destacar.
É aí que a palavra-chave de cauda longa entra em cena.
Estamos falando para você investir em palavras-chave que não sejam tão buscadas, mas que farão parte da navegação do usuário em algum momento. Ou seja, ao invés de criar um conteúdo sobre “colchão”, teste:
- Colchões com melhores preços;
- Colchão para dor nas costas;
- Melhores colchões do mercado;
- Loja de colchão em SP.
Diferenças entre SEO on page e SEO off page
Trabalhar o SEO significa dar tanta atenção para o que acontece na sua página quanto para o que acontece fora dela.
Para facilitar seu entendimento, vou explicar o SEO on page e SEO off page em dois tópicos:
- SEO on page – reúne todas as práticas realizadas no site ou blog da empresa. São mudanças feitas apenas nesses canais e envolvem a leitura específica da estrutura da página pelos algoritmos de busca. Ex: títulos, subtítulos, meta descrição e URLs.
- SEO off page – envolve as práticas realizadas externamente – fora do site. Suas ações servem principalmente para expandir o reconhecimento e a relevância do endereço do site. Ex: parcerias, produção do conteúdo, comentários, backlinks e redes sociais.
Perguntas frequentes sobre taxa de conversão
O que é taxa de conversão?
A taxa de conversão é a porcentagem entre o número de visitantes das suas páginas de conversão e o número de pessoas que de fato concretiza a conversão.
Por conversão entendemos a ação mensurável que você espera do seu visitante.
Ela pode ser o preenchimento de um formulário, o acionamento do seu chat online, um cadastro para ganhar um cupom de desconto, a finalização de um compra, a realização de um teste gratuito, um upgrade de plano, entre outras ações.
A taxa de conversão também pode ser calculada entre outras etapas do funil, como, por exemplo, a taxa de conversão entre leads qualificados e vendas, entre visitantes e SQLs, etc.
Como calcular a taxa de conversão do seu site?
Para calcular as taxas de conversão das suas páginas você precisa ter em mãos alguns números como: total de visitantes/leads/oportunidades/vendas.
A taxa de conversão sempre será a relação entre dois momentos do usuário no funil de vendas.
Assim, o cálculo da taxa de conversão pode ser feito da seguinte forma:
Por exemplo, digamos que você quer saber qual é a taxa de conversão de uma Landing Page dentro do último mês.
Neste caso, o cálculo seria:
Por que otimizar a conversão do site?
A taxa de conversão é uma das mais importantes para quem investe em marketing digital.
Isso porque ela mostra o sucesso das campanhas e também se os valores investidos estão trazendo os resultados desejados.
Para para pensar nas suas campanhas: elas têm um objetivo, que é levar o usuário a uma ação, seja ela um cadastro, o download de um material ou a compra de um produto.
Logo, a taxa de conversão é a métrica que mostra se essa ação foi concluída, ou seja, está relacionada ao sucesso obtido pela campanha, material ou página.
🔎 Leia também: Como Gerar Leads com Chatbots – 10 Ideias para Aumentar a Conversão
Qual é a relação entre a taxa de conversão e o ROI?
ROI é a sigla para “Return on Investment” ou Retorno Sobre o Investimento.
O ROI é acompanhado principalmente quando falamos em investimentos de marketing, relacionados aos custos e resultados das campanhas, ações e novas estratégias de marketing implementadas.
O ROI calcula quanto dinheiro a empresa ganha ou perde com os investimentos feitos.
E a taxa de conversão calcula o sucesso das campanhas, ações e materiais.
Logo, os dois se relacionam, pois quanto melhor a taxa de conversão, em geral, melhor também o ROI.
Descubra como a Leadster pode triplicar a conversão do seu site
Com um atendimento personalizado, mesmo que para dúvidas e interações simples, o lead tem mais chances de converter depois de solucionar as dúvidas que tem e estabelecer um diálogo com a marca.
O Marketing Conversacional é uma das formas mais dinâmicas e modernas de gerar leads qualificados para a sua empresa e aqui na Leadster desenvolvemos uma metodologia própria, unindo cinco anos de aprendizado na construção de chatbots com as melhores práticas de otimização de conversão online.
Essa metodologia nos permite dizer, sem rodeios, que você vai triplicar a geração de leads no seu site.
Nossa ferramenta otimiza a taxa de conversão de sites ao possibilitar a personalização, implementação de testes, captura rápida da atenção do visitante e substituição dos formulários estáticos.
Quer levar esse tipo de estratégia para a sua marca?
Entenda mais sobre a nossa ferramenta explorando uma demonstração personalizada para a sua necessidade agora mesmo!
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