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Sumário

Procurando a melhor opção de marketing conversacional para a sua marca? Achou o lugar certo: montei uma lista com os 26 melhores chatbots do mercado para 2024.

Assistentes virtuais e chatbots ganharam espaço nos últimos anos e são a escolha de muitas empresas para setores de marketing, vendas, atendimento e suporte, em diferentes canais de comunicação com o público.

Pensando nisso, criamos este post: aqui está uma seleção de 26 melhores chatbots, divididos por categorias.

Dessa forma, você facilmente encontrará opções de acordo com as suas necessidades e canais. 

Confira a lista completa e se aprofunde em cada uma das ferramentas seguindo no post abaixo:

  1. Leadster
  2. Octadesk
  3. Drift 
  4. Landbot
  5. JivoChat 
  6. Zendesk 
  7. Zenvia 
  8. Cliengo
  9. Intercom
  10. Botsify
  11. amoCRM 
  12. Takeblip 
  13. Aivo
  14. Neoway 
  15. ManyChat 
  16. Chatfuel 
  17. ChattyPeople/Mobile Monkey
  18. Leadster AI
  19. Salesforce Einstein GPT
  20. Ada
  21. Boost.ai
  22. Zowie
  23. Zapier AI Chatbot
  24. ChatSpot
  25. Lyro;
  26. LivePerson.

Melhores chatbots de Marketing e Vendas para usar em 2024

Como as funcionalidades, objetivos e canais são tão importantes para a escolha da plataforma certa, separamos as dicas dos melhores chatbots por área.

Confira em detalhes todos os chatbots da nossa seleção:

1. Leadster

Leadster

A ferramenta de marketing conversacional da Leadster é pensada para vendas e marketing, atendendo à grande parte das necessidades das empresas que buscam por este tipo de solução, aumentando a geração de leads e a taxa de conversão dos sites e landing pages.


Com o diferencial da abordagem ativa, personalização de conversas, testes A/B, dashboard com métricas de desempenho e qualificação de leads, a plataforma oferece também integrações com mais de 200 outras soluções, como RD Station, PipeRun, Pluga, WordPress, Zapier e Exact Sales.

Além disso, com o módulo da Leadster AI, é possível utilizar a Inteligência Artificial do ChatGPT para responder os visitantes do site de maneira automática e imediata.

A Leadster oferece uma conta gratuita com as mesmas funcionalidades da paga, que se diferencia apenas pelo limite de leads gerados ao mês. A versão ilimitada começa com o custo de R$187 reais por mês e é possível testá-la gratuitamente por 14 dias. 

Recursos:

  • Chatbot com abordagens personalizadas;
  • Qualificação automática de leads;
  • Inteligência artificial para tirar dúvidas;
  • Agendamento de reunião;
  • Redirecionamento para o WhatsApp;
  • Análise de desistência dos fluxos;
  • Dashboard de conversão;
  • Integração com mais de 2000 ferramentas.

Avaliação B2B Stack: 4.9/5

Como Criar um Chatbot Grátis com a Leadster?

Sabia que em apenas 5 passos você poderá ter o Chatbot Grátis da Leadster em seu site? Rápido, não é? E garanto que é muito fácil!

Vamos ao passo a passo:

Como criar um chatbot grátis na Leadster

1. Inicie a sua demonstração – acesse o site da Leadster e clique em “VER DEMONSTRAÇÃO”. Logo em seguida crie rapidamente a sua conta;

2. Configure sua conta – nesta etapa, defina seu objetivo, informe o segmento da sua empresa, escolha as características do seu atendente virtual, crie uma chamada personalizada e visualize a demonstração em seu site;

3. Finalize o seu primeiro fluxo – vá até “Gerenciar Fluxos”. Lá você conseguirá definir em quais páginas do site o chatbot será exibido, construir seu fluxo de perguntas, definir os critérios de qualificação, direcionar os leads para os canais certos e integrar com suas plataformas de marketing;

4. Ative a Leadster no seu site – basta ativar o seu chat via plugin em plataformas já configuradas (como WordPress) ou via código;

5. O resto é com a Leadster!

 Saiba mais: Como Criar um Chatbot Grátis com a Leadster?

2. Octadesk

Com soluções de chatbots para sites, WhatsApp, Facebook, Instagram e e-mail a Octadesk oferece ferramentas com foco em marketing, vendas, além de suporte ao consumidor.

Octadesk

A plataforma também possibilita a automação de comentários no Facebook e oferece análise de dados através de dashboard.

Um teste grátis pode ser realizado, para conhecer todas as funcionalidades e os valores dos planos contratados iniciam em R$ 79 reais ao mês.

Recursos: 

  • Chat online com humanos; 
  • Criação de chatbots; 
  • Acompanhamento de tickets;
  • Chat-commerce para vendas no WhatsApp; 
  • Aplicativo próprio para Smartphone.

Avaliação B2B Stack: 4.7/5

3. Drift

A Drift também é uma opção bastante robusta para quem quer investir em chatbots focados em Marketing e Vendas.

Com foco em conversão e aplicabilidade para sites, a plataforma oferece experiências customizadas, pipeline de vendas, segmentação e análise de leads, relatórios e muito mais.

Drift

Pode ser integrada com outras ferramentas como Salesforce, Slack, Zendesk, HubSpot, Google Analytics, Zapier, Zoom, Tray, etc.

É possível criar uma conta para teste grátis, mas os valores dos planos pagos só são fornecidos depois de contato com a equipe comercial.

Recursos: 

  • Criação de pipeline de vendas com Inteligência Artificial
  • Organização do trabalho da equipe de vendas com plataforma de gestão; 
  • Criação de chatbots com IA; 
  • Live chat com pessoas reais; 
  • Qualificação de leads automática com o Fastlane.

Avaliação B2B Stack: 5/5

4. Landbot

Escolha de grandes marcas como Uber, LG e L’Oreal, o Landbot é uma das plataformas mais robustas do mercado quando falamos em chatbots para Marketing e Vendas.

Além da composição das conversas em texto, a ferramenta também permite o uso de outras mídias, como vídeos, imagens e GIFs.

Landbot

Com opções para site, Facebook Messenger e WhatsApp, a ferramenta possibilita ainda a intervenção humana nos chats com os consumidores.

Isso significa que, a qualquer momento, é possível que um colaborador assuma a conversa ou que o chat seja direcionado para um atendimento pessoal. 

O Landbot oferece uma versão gratuita, com muitas limitações de funcionalidades e 100 chats ao mês apenas para sites.

Os planos pagos e mais completos começam em 30 euros por mês, de acordo com a necessidade.

Algumas das integrações possíveis (nos planos pagos) são: Mailchimp, Zapier, Slack, Google Analytics, Google Sheets, Sendgrid e Salesforce.

Recursos: 

  • Automação de WhatsApp; 
  • Chatbot para o site; 
  • Chatbot para atendimento; 
  • Embed flexível; 
  • Design customizável. 

Avaliação no Capterra: 4,5/10

Melhores chatbots de Atendimento e Suporte para usar em 2023

5. JivoChat

Já se você procura por uma solução focada em Atendimento e Suporte ao Cliente o JivoChat pode ser a melhor opção.

Muito procurado para sites e e-commerces, podendo ser utilizado também para WhatsApp, Facebook, Instagram e e-mails.

JivoChat

Possui diversas integrações, com outras plataformas como Leadster, Zapier, Pipedrive, RD Station, Slack, Nuvem Shop, Loja Integrada, Shopify, Hotmart, Google Analytics, MailChimp e muitas outras.

O JivoChat oferece uma versão gratuita e simplificada e você também pode fazer o teste da versão mais robusta, gratuitamente, durante 14 dias.

Depois do período de teste, o custo da versão paga começa em R$ 49 ao mês, aumentando o valor de acordo com o tempo de contratação e número de operadores necessários. 

Recursos: 

  • Chatbot para sites; 
  • Live chat para atendimento humano; 
  • Plataforma de respostas para DMs e comentários nas redes sociais e marketplaces, como Mercado Livre; 
  • SDK para integração em aplicativos; 
  • Videochamadas.

Avaliação B2B Stack: 4.4/5

6. Zendesk

Outro entre os melhores chatbots para Atendimento e Suporte ao Cliente é o Zendesk.

Uma das pioneiras do mercado, oferece chatbot para sites, WhatsApp, Instagram, Facebook, e-mail e voz/telefone.

Zendesk

A empresa não oferece uma versão gratuita, mas é possível fazer o teste sem custo em todos os tipos de planos, que iniciam com o valor de 49 dólares por mês.

Recursos: 

  • Criação de Chatbots sem código; 
  • Suporte para Live Chat; 
  • Implantação do Omnichannel;
  • Integrações com sistemas de terceiros;
  • Roteamento inteligente;
  • Construído para CX.

Avaliação B2B Stack: 4.7/5

7. Zenvia

A Zenvia é uma das ferramentas focadas em criar experiência para os consumidores.

Além das soluções de chatbot, ela oferece automação, fluxos e disparo de campanhas.

Possui desenvolvimento para diversos canais: WhatsApp, SMS, Voz/Telefone, Instagram, Site, Facebook Messenger e RCS (Rich Communication Services).

Zenvia

Os teste gratuitos estão disponíveis para apenas alguns canais e funcionalidades, mas não para os chatbots. Os planos neste perfil começam em R$ 40 ao mês. 

Recursos: 

  • Chatbots para atendimento ou geração de leads; 
  • Distribuição automática de leads para equipe de vendas; 
  • Integração com WhatsApp e redes sociais; 
  • Integração com sites terceiros; 
  • Painel de gestão; 
  • Suporte para Live chat.

Avaliação no Capterra: 4,5/5

8. Cliengo

Com foco em canais como site, Facebook, Instagram e WhatsApp, o chatbot Cliengo oferece também um CRM próprio, para armazenamento de dados e pipeline de vendas integrado. 

Possibilita também a integração com outras plataformas como HubSpot, MailChimp, Salesforce e Zendesk.

Cliengo

Existe a possibilidade de criação de um plano gratuito, com número de funcionalidades, chatbots e usuários limitados, além dos planos pagos e mais completos, que começam no valor de 18 dólares por mês.

Recursos: 

  • Suporte a Live chat; 
  • Chatbot no site; 
  • Chabot para WhatsApp; 
  • Chatbot para Facebook Messenger; 
  • CRM de vendas

Avaliação B2B Stack: 4.8/5

9. Intercom

Com soluções para suporte conversacional, engajamento conversacional e marketing conversacional, a Intercom oferece funcionalidades como live chats e bots de suporte ao consumidor. 

Intercom

Os chats, com foco em sites, podem ser aplicados também ao WhatsApp, Twitter, Facebook e Instagram. É possível criar uma conta teste gratuita e os planos contratados começam em R$ 67 reais ao mês.

Recursos: 

  • Foco em atendimento e CX; 
  • Opções para Live chat; 
  • Criação e acompanhamento de tickets;
  • Dashboard que integra todas as suas métricas de marketing digital; 
  • Suporte de Inteligência Artificial; 

Avaliação B2B Stack: 4.5/5

 Leia mais - 7 Problemas que Você Pode Resolver com o Marketing de Conversa

Melhores chatbots para WhatsApp em 2023

10. Botsify

O Botsify é a escolha de grandes players do mercado como Spotify, Toyota, Unilever e OMS, para chatbots para Facebook, Instagram, sites, SMS e WhatsApp, com foco neste último canal.

Com funcionalidades de armazenamento de dados e possibilidade de mensagens multimídia, a ferramenta tem integração fácil com diversos plugins e plataformas, como Zapier, Slack, ferramentas do Google e muito mais.

Botsify

Você pode explorar o teste gratuito da do Botsify por 14 dias e os planos pagos começam em valores a partir de 49 dólares por mês.

Recursos: 

  • Chatbot para o site; 
  • Foco em atendimento;
  • Chatbot para todas as redes sociais; 
  • Chatbot para WhatsApp. 

Avaliação B2B Stack: ainda não possui avaliações

 Confira também: Botão do WhatsApp vs Leadster

11. Kommo

Sem a utilização de códigos, os chatbots disponibilizados pela Kommo podem ser integrados ao WhatsApp, Facebook, Instagram e Telegram.

A ferramenta conta ainda com relatórios de atividades, pontuação de leads para qualificação, funil de vendas e integração com Google Analytics, MailChimp, LinkedIn, Skype e diversas outras plataformas.

Captura de tela do chatbot Kommo

Todos os planos são pagos e os valores iniciam em R$ 71 por mês, por usuário.

Você também pode fazer um teste gratuito de 14 dias para explorar a ferramenta completa.

Recursos: 

  • Construtor de Funis de Vendas e CRM próprio; 
  • Chatbots com foco em atendimento; 
  • Chatbot para todas as redes sociais; 
  • Chatbot para WhatsApp. 

Avaliação B2B Stack: ainda não possui avaliações

12. Blip

Desenvolvido para WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, Telegram, Apple Business Chat, e-mail e SMS, o Blip oferece chatbots personalizáveis e com a possibilidade de atendimento híbrido (bot + humano).

captura de tela do site da Blip

Além disso, também é possível fazer análise de dados e integração com outras ferramentas como HubSpot, RD Station, Chatbase, Salesforce e Vtex.

Você pode criar uma conta no plano gratuito, com algumas limitações ou optar por planos pagos que começam com o valor de R$ 650 reais ao mês.

Recursos: 

  • Chatbots para o site; 
  • Chatbot para WhatsApp; 
  • Integrações com outras plataformas de marketing;
  • Chatbot para atendimento. 

Avaliação B2B Stack: 4.4/5

13. Aivo

Outra opção de chatbot que pode ser conectado ao WhatsApp através de API é o Aivo.

Aivo

Além disso, também é possível fazer análise de dados e integração com outras ferramentas como HubSpot, RD Station, Chatbase, Salesforce e Vtex.

Você pode criar uma conta no plano gratuito, com algumas limitações ou optar por planos pagos que começam com o valor de R$ 650 reais ao mês.

Recursos: 

  • Chatbot para WhatsApp; 
  • Live chat omnichannel com suporte à IA; 
  • Chatbot para as redes sociais;
  • URAs para atendimento telefônico. 

Avaliação B2B Stack: 3.3/5

14. Neoway

Outra opção entre as melhores para quem quer um chatbot para WhatsApp é a Neoway, que combina as conversas automatizadas com a análise de dados de Big Data.

A ferramenta analisa, segmenta e qualifica os leads, pois oferece, além do chatbot, funcionalidades pensadas para marketing e analytics.

Com foco no chat para WhatsApp, a Neoway também oferece possibilidades para site, Twitter, Facebook e Instagram.

Entretanto, a plataforma não oferece nenhum tipo de teste grátis ou perfil simplificado gratuito.

Para saber os valores de contratação, é necessário entrar em contato com a equipe comercial da marca.

Recursos: 

  • Criação de chatbots no-code; 
  • Integração com outras plataformas; 
  • Classificação de conversas por Big Data; 
  • Chatbot para WhatsApp. 

Avaliação B2B Stack: 4.6/5

Melhores chatbots para Facebook Messenger, Telegram, Skype e outros canais em 2023

15. ManyChat

O ManyChat oferece interface amigável, em que você pode criar seu bot ou personalizar modelos oferecidos pela plataforma.

A ferramenta foi projetada especialmente para o Facebook Messenger, então pode ser a melhor opção se você procura um chatbot para Instagram e Facebook.

ManyChat

Com funcionalidades de marketing, vendas e suporte ao cliente, pode ser iniciado com uma versão gratuita, mais básica, com apenas 2 sequências de perguntas, com limite de canais (Instagram, Facebook e WhatsApp em versão beta) e limite também de 1.000 contatos. 

O plano pago, sem limites e com mais funcionalidades, começa em 15 dólares ao mês.

O ManyChat oferece ainda as possibilidades de resposta em SMS e e-mail, com pagamento conforme utilização, além da mensalidade. 

A ferramenta oferece também a possibilidade de integração com outras plataformas, como MailChimp, Hubspot, Google Sheets e Zapier. 

Recursos: 

  • Chatbot para WhatsApp; 
  • Chatbot para as redes sociais; 
  • Chatbot para e-mail; 
  • Integrações com outras ferramentas.

16. Chatfuel

O Chatfuel também é uma opção para Facebook, Instagram e Telegram, apesar do foco e da maior parte das funcionalidades estar nas duas primeiras redes sociais citadas.

De criação simples e rápida, sem utilização de código e com fluxos ilimitados de perguntas e respostas, a plataforma se destaca por oferecer funcionalidades como segmentação de leads, respostas automáticas para comentários no Facebook e a possibilidade de vincular os anúncios do Facebook Ads ao chatbot, um diferencial para para qualificação e conversão de leads.

Chatfuel

A versão teste é gratuita para até 50 usuários/conversas e os planos pagos começam em R$ 59,99, acrescidos de um custo fixo por chat, com planos que aumentam conforme o volume de conversas e funcionalidades disponibilizadas.

Recursos: 

  • Chatbot para WhatsApp; 
  • Integrações com outras ferramentas.

17. Customers.ai

Antigo ChattyPeople, comprado pela Mobile Monkey e agora Customers, este chatbot oferece opções de conversas automatizadas para Facebook, Instagram, Skype, site e SMS. 

Com construção baseada em Machine Learning, promete conversas fluidas, com uma maior simulação de contato humano. Possui ainda funções de armazenamento de dados para análise e relatórios.

Captura de tela do site da Customers.ai

As integrações com outras ferramentas podem ser feitas através de API ou Zapier, o que torna possível conectar o Mobile Monkey com aplicações como Google Sheets, Google Analytics, MailChimp, Hubspot, Zoom, Slack, etc. 

Você pode explorar um teste gratuito da plataforma, mas os valores de contratação só são divulgados após o contato com o atendimento comercial.

Recursos: 

  • Chatbot para WhatsApp; 
  • Integrações com outras ferramentas.

Melhores Chatbots com Inteligência Artificial

Bom, alguns dos chatbots que vimos até agora já estão inaugurando funcionalidades com Inteligência Artificial. 

Mas os usos da IA são tão amplos que às vezes é difícil entender como exatamente essas ferramentas a usam. 

É no texto? É na organização de leads? É com sugestões de chamadas inteligentes? 

Separei aqui nessa parte final do texto uma lista “vale tudo” com 10 chatbots de IA. Eles não são só para atendimento ou só para gerar leads — se tem Inteligência Artificial, tá valendo! 

Essas plataformas já estão usando a Inteligência Artificial — principalmente o ChatGPT 3.5 e o ChatGPT 4 — para converter leads e ajudar no atendimento. 

Começando: 

18. Leadster AI

E se você pudesse aplicar a Inteligência Artificial para tirar as dúvidas dos seus visitantes, resolver 78% dos atendimentos de forma automática e, de quebra, aumentar a qualidade dos leads gerados?

Eu sei, eu sei… já falamos sobre a Leadster lá no início da lista. Mas confia em mim, essa funcionalidade merece um tópico à parte.

A Leadster AI é um módulo da Leadster que utiliza a Inteligência Artificial do ChatGPT para responder os visitantes do site de maneira automática e imediata.

Com ela, é possível:

  • Resolver 78% dos atendimentos do seu site automaticamente.
  • Qualificar leads e reduzir o número de contatos desqualificados.
  • Aumentar em até 50% a sua conversão em vendas, respondendo seus visitantes durante a compra.
  • Além de vender 24 horas por dia, conversando sobre o seu produto/serviço em segundos.

E é muito fácil de configurar. Você só precisa subir a base de informações dos seus times de vendas e atendimento, e incluir o bloco de IA nos seus fluxos já existentes da Leadster.

E dá pra fazer isso tanto utilizando documentos (como DOCs ou PDFs) ou até mesmo incluindo URLs do seu site para que a ferramenta faça a leitura das páginas e retorne com respostas mais completas para o visitante.

Avaliação B2B Stack: 4.9/5

Se você ainda não possui uma conta na Leadster, agora á uma boa hora para iniciar seu teste grátis e conferir essa funcionalidade. 😉

19. Salesforce Einstein GPT

Captura de tela do site do EinsteinGPT

A Inteligência Artificial inaugurou uma verdadeira corrida espacial no estilo anos 60, EUA vs URSS, no mundo do marketing digital

O mundo dos chatbots também está em polvorosa com o ChatGPT. A Salesforce, líder no segmento de CRMs SaaS, também está dando seus primeiros passos rumo à automação total do atendimento aos clientes com a IA. 

O Einstein GPT é o primeiro passo. Porém, preciso fazer uma ressalva rápida aqui. O Einstein não é um Chatbot que usa o ChatGPT para conversar com clientes e leads. 

Na verdade, a tecnologia do Einstein GPT te ajuda com insights e analytics, além de te oferecer também a possibilidade de operar o CRM através de conversas. 

Por exemplo: ao invés de montar uma Landing Page do jeito tradicional, bloco por bloco na sua ferramenta de preferência, você pode montá-la pedindo para o ChatGPT. 

A mesma coisa para chatbots. A Salesforce oferece a possibilidade de você criar chatbots e fluxos, mas agora o Einstein permite que você faça tudo isso de forma conversacional. 

Então, apesar do Einstein ainda não usar a tecnologia do ChatGPT para conversar diretamente com clientes como um humano faria, ele ainda o utiliza em vários recursos relacionados. 

Veja o vídeo abaixo para entender melhor seu funcionamento: 

Recursos: 

  • Tarefas auto-geradas de vendas; 
  • Escreve e-mails automaticamente; 
  • Escreve sugestões de respostas para clientes; 
  • Entrega insights sobre clientes direto no Slack; 
  • Produz copy para posts e textos simples para o blog; 
  • Gera cases de sucesso automaticamente; 
  • Suporte a múltiplos idiomas.

Sem avaliação no B2B Stack e no Capterra. 

20. Ada

Captura de tela do site da Ada

Hoje, os principais passos dados na criação de chatbots estão concentrados no atendimento aos clientes, suporte e CX. 

A Leadster, por exemplo, é uma das únicas plataformas de chatbots para geração de leads que ativamente usa o ChatGPT para recomendações de chamadas inteligentes. 

O Ada segue um padrão similar. Integrando o ChatGPT direto na conversa, a plataforma já consegue oferecer algumas respostas feitas diretamente pela IA. 

Tudo isso, claro, partindo de um longo processo de cadastramento de entidades e treinamento da Inteligência Artificial. 

Por exemplo: se alguém pergunta “pode me mandar uma segunda via do boleto X, por favor?”, o chatbot consegue responder sozinho usando ChatGPT, mas você vai precisar ensinar pra ele o que é um boleto e o que é uma segunda via. 

Além, é claro, de integrar a ferramenta tecnicamente com seu CRM para que ela seja capaz de identificar o usuário e o próprio boleto que ele está pedindo. 

Os resultados ainda são bem esparsos e não propiciam uma análise mais aprofundada do que a ferramenta consegue entregar, mas a promessa é que seu uso fique mais simples e intuitivo conforme a IA avança. 

Recursos: 

  • Agente de atendimento IA; 
  • Possibilidade de continuar o treinamento da IA com mais material; 
  • Programação algorítmica sem código; 
  • Analytics personalizado; 
  • Suporte a múltiplos idiomas.

Sem avaliação no B2B Stack e no Capterra. 

21. Boost.ai

Captura de tela do site do Boost.ai

O Boost.ai funciona de uma forma bastante similar ao chatbot com Inteligência Artificial da Ada. Mas com uma diferença: ele também permite configurações para conversas com seu próprio time. 

O Boost se conecta tanto aos seus CRMs quanto a plataformas de reuniões e chat da equipe, como o Teams e o Slack. 

Na parte de atendimento ao público, seu funcionamento é bastante similar ao Ada e a qualquer outro chatbot atual que o usa o ChatGPT. 

Você vai precisar treinar a IA com as solicitações que seus clientes precisam que sejam resolvidas, cadastrando entidades e fazendo integrações para que a IA possa entender melhor o que seu cliente está pedindo — e quem é o seu cliente. 

Recursos: 

  • Programação algorítmica sem código; 
  • Treinamento posterior da IA; 
  • Integrações para criar chatbots no Slack e Teams; 
  • Suporte a múltiplos idiomas.

Avaliação no Capterra: 4.8/5.

22. Zowie

Captura de tela do site da Zowie

Vale mencionar que todas essas plataformas de IA que estamos vendo são também plataformas de chatbots com todos os recursos que vimos ao longo do texto. Todas elas. 

A única diferença são funcionalidades com Inteligência Artificial, que está crescendo e se tornando absolutamente popular através desse modelo de aprendizado. 

Outro ponto interessante de mencionar é que a Zowie e todas as outras que citamos neste tópico conseguem analisar interações passadas com os seus usuários, garantindo uma forma extra de treinamento para o Machine Learning. 

Ou seja: a Zowie também oferece recursos similares aos itens analisados: atendimento personalizado por IA através do seu treinamento prévio. E IA generativa, o próprio ChatGPT, o que significa que ela consegue, sozinha, realizar o atendimento. 

Recursos: 

  • Sistema proprietário de reconhecimento de intenção do usuário; 
  • Perfil do cliente com integrações com CRMs; 
  • Análise de feedbacks e sugestões de melhorias; 
  • Mais de 175 idiomas; 
  • Copy personalizada de acordo com o histórico do cliente.

Sem avaliação no B2B Stack e no Capterra. 

23. Zapier AI Chatbot

Captura de tela do site do Zapier AI Chatbot

Até o Zapier está entrando na corrida das IAs! 

Conhecido por fazer verdadeiros milagres em integrações entre aplicativos completamente diferentes, o Zapier agora está embarcando no mundo das IAs com seu novo chatbot com foco em atendimento ao cliente. 

Seu funcionamento também é bastante similar ao que estamos vendo até aqui. Ele consegue se conectar às suas bases de conhecimento, entendendo com o que você trabalha e quem são seus clientes. 

Mas esse, como vimos, é só o primeiro passo. Você também vai cadastrando entidades e ensinando para a IA algumas expressões e palavras que ela pode não saber, melhorando todo dia a sua eficiência. 

Recursos: 

  • Programação algorítmica sem código; 
  • Conexões com mais de 6000 sistemas; 
  • Ações automáticas com plataformas de marketing; 
  • Compartilhamento por link; 
  • Templates grátis.

Sem avaliação no B2B Stack e no Capterra. 

24. ChatSpot

Captura de tela do site do ChatSpot

O ChatSpot é o chatbot com IA da HubSpot, que também está entrando com tudo no mundo da Inteligência Artificial. 

Esse caso é o mesmo do Salesforce Einstein GPT. O ChatSpot não atua no Marketing Conversacional diretamente. 

Ele é uma ferramenta conversacional de marketing e vendas. Seu principal propósito é trazer insights para o seu dia a dia com base nas informações conectadas à plataforma através de integrações. 

Também é possível ter respostas personalizadas para e-mails, por exemplo, com base nas interações que seu lead teve com você. Tudo dentro da plataforma da HubSpot. 

Vale o teste para quem já trabalha com a HubSpot e quer algumas funcionalidades extra. Mas quem está buscando um chatbot com inteligência artificial de verdade não vai encontrar aqui no ChatSpot, infelizmente. 

  • Criação de conteúdo com IA para texto e imagens; 
  • Análise de palavras-chave; 
  • Possibilidade de treinar o assistente.

Sem avaliação no B2B Stack e no Capterra. 

25. Lyro

Captura de tela do site do Lyro

O Lyro é mais um caso de chatbots de atendimento usando Inteligência Artificial e Machine Learning. 

Aliás, um pouco mais sobre o próprio Machine Learning. O que estamos descrevendo aqui — a capacidade de aprender e a capacidade de continuar aprendendo sozinho com interações — é a definição clássica de ML. 

No caso da Lyro, o passo a passo para a implementação é simples: 

  • Instalação e configuração; 
  • Crawl da ferramenta por todo o seu conteúdo de suporte; 
  • Início das respostas personalizadas para seus clientes; 
  • Aprendizado contínuo a partir do Machine Learning. 

A Lyro garante um tempo de resposta máximo de 6 segundos para o seu chatbot com IA, e se integra com a grande maioria das plataformas de marketing e CRMs do mercado. 

Recursos: 

  • Programação algorítmica sem código; 
  • Agente virtual de atendimento;
  • Integrações com CRMs e plataformas de marketing; 
  • Treinamento com seu material de suporte

Sem avaliação no B2B Stack e no Capterra. 

26. LivePerson

Captura de tela do site do Lyro

O LivePerson oferece tudo o que estamos conversando até agora e vai um pouco além também, com seu recurso de assistência a agentes humanos no atendimento. 

Esse recurso é interessante porque ele oferece respostas personalizadas na hora do atendimento. O agente só precisa clicar na opção que surge para selecioná-la e oferecer a resposta. 

Isso acaba por ser muito bacana porque a maioria dos recursos que analisamos até agora acaba focando no atendimento sem o envolvimento humano, e sabemos que isso chega a ser até inviável em vários negócios, especialmente os mais sensíveis. 

Então, o LivePerson foi a única plataforma analisada até agora que não ignora a realidade das empresas que não vão deixar de ter atendentes humanos por causa do chatbot. Ele ajuda a equipe a tornar o atendimento mais simples e rápido. 

Recursos:

  • IA apenas para o agente;
  • Integrações com CRM e plataformas de marketing;
  • Treinamento da IA com conteúdo.

Avaliação no Capterra: 4,4/5

Esse é o fim da nossa lista! Agora, vamos responder algumas dúvidas comuns que podem surgir na hora de escolher o melhor chatbot. Continua comigo nesse post.

O que é chatbot?

O que é chatbot?

A palavra “chatbot” em inglês vem da junção de dois outros termos: “chatter” (alguém que conversa) e “bot” (abreviação de “robot”, robô, em inglês).

Esse termo é utilizado para se referir aos sistemas de inteligência artificial que geram conversas automatizadas, através de textos e roteiros pré-definidos, entre sistema e consumidores.

A ferramenta simula o atendimento humano dentro de um contexto com o qual o consumidor já está familiarizado: o das mensagens instantâneas. 

Os melhores chatbots podem ser utilizados para esclarecer dúvidas, auxiliar os processos comerciais, oferecer conteúdo personalizado e até mesmo processar pagamentos.

São ferramentas de comunicação, automatização e além disso, de armazenamento de dados. 

Mas conforme a tecnologia foi evoluindo, essa definição clássica de chatbot foi ficando mais ampla. Hoje já existem chatbots bem mais específicos. 

É o caso da Leadster, por exemplo. Nosso trabalho é usar a tecnologia dos chatbots para ajudar seu site a converter mais leads. 

Aliás, vamos expandir o assunto no tópico abaixo? Vem comigo:

Quais as vantagens de usar um chatbot?

Quais as vantagens de usar um chatbot?

Seja em um site, um software, redes sociais ou até mesmo no WhatsApp, o consumidor espera encontrar canais de contato com a marca.  

Com planejamento, pesquisa e sensibilidade ao mercado, as marcas podem utilizar o chatbot nestes diferentes ambientes para:

  • Agilizar e padronizar o atendimento ao público; 
  • Entender melhor o perfil de cada contato; 
  • Utilizar a tecnologia como ferramenta para aliviar o trabalho da equipe;
  • Além de explorá-lo como parte da estratégia de geração de leads qualificados

Os chatbots funcionam melhor do que formulários estáticos para a captação de leads, uma vez que abrem espaço para um diálogo facilitado e fluido com o consumidor, possibilitam alcançar larga escala e oferecem comunicação personalizada com o público. 

Um exemplo disso você pode conferir abaixo, a partir do chatbot da Leadster:

Quais são os tipos de chatbot?

Quais são os tipos de chatbot?

Diferente do que muitos pensam, os chatbots não possuem apenas um formato. 

Essa ferramenta não está presa apenas ao atendimento dos visitantes com dúvidas sobre um produto ou serviço.

Na verdade, eles são utilizados para muitas finalidades como:

  • Chatbot de atendimento – desenvolvidos para fornecer informações ou sanar dúvidas sobre um produto, serviço ou processo;
  • Chatbot de marketing – consegue gerar leads qualificados, entendendo os hábitos e interesses de consumo. Também levanta informações relevantes para o departamento comercial;
  • Chat online (Live chat) – também conhecidos como assistentes virtuais, eles são uma mistura entre atendimento e vendas. A principal diferença é que é necessária uma equipe de carne e osso para fazer o atendimento.
  • Chatbot baseado em regras – funcionam através de um esquema predeterminado de comandos e respostas. A interação é criada através de scripts;
  • Chatbot baseado em inteligência artificial – além de possibilitar a simulação da inteligência humana, esse tipo de chatbot pode ter a tecnologia de processamento de linguagem natural (PLN) ou o Machine Learning.

  • Chatbots de escolha de opções – oferece opções para que o visitante seja guiado por comandos já pré-definidos, facilitando uma interação rápida e assertiva;
  • Chatbots de contexto – aplicado principalmente em esquemas de assistentes virtuais, como Siri, Alexa e Google Assistant;
  • Chatbots de reconhecimento de palavras-chave – funcionam como o nome já diz. Eles identificam certas palavras pré-programadas no sistema e devolvem perguntas, respostas ou direcionais específicas aos visitantes de acordo com elas.

  • Chatbots baseados em código – são construídos do zero com base em códigos e normalmente renderizados através de frameworks;
  • DIY Chatbots – criados com frameworks já robustos como base, com a personalização das regras e critérios seguindo a necessidade individual da empresa.
 Saiba mais: 10 Tipos de Chatbots e Como Escolher o Melhor Para o seu Negócio

Como escolher um chatbot?

Como escolher um chatbot?

Como vimos juntos até aqui, existem diversos tipos de chatbots disponíveis hoje no mercado.

A escolha do melhor depende da sua necessidade e dos canais em que você pretende implementar a ferramenta. Um dos principais fatores a se pensar para essa escolha é a área de atuação.

Você pretende utilizar o chatbot para SAC, Atendimento, Suporte, Marketing ou Vendas?

Outro ponto relevante no momento da escolha é o canal onde você quer que o chatbot esteja disponível. Você pode utilizar as ferramentas de marketing conversacional em sites, aplicativos, WhatsApp, Messenger etc.

Separei aqui com mais detalhes essas três preocupações que você precisa ter. E junto com elas, o que você precisa analisar. Vem comigo: 

Qual é a sua necessidade?

Um chatbot para atendimento vai ser bem diferente de um chatbot para geração de leads. Os dois têm o funcionamento muito parecido, mas são duas ferramentas completamente distintas. 

Entender a sua necessidade é o mesmo que entender quais são as funcionalidades que a sua ferramenta deve oferecer. 

Entre os melhores chatbots existem aqueles que oferecem um dashboard mais completa, por exemplo. O nosso aqui na Leadster vai te mostrar informações como a taxa de conversão, quantos leads foram gerados, quantidade total de leads etc. 

Veja:

Captura de tela da dashboard da Leadster.

Além disso, as funcionalidades disponibilizadas em cada opção também mudam. Se esse é um requisito para a sua empresa, esse ponto fará diferença no momento da seleção. 

Seu chatbot será programado do zero? Ou você prefere adotar uma plataforma já existente?

 Você também pode se interessar: Marketing Conversacional: O Guia Completo

Quais são as integrações e os canais que você precisa? 

Cada chatbot vai ter integrações relacionadas a sua área de atuação, e oferecer canais da mesma forma. 

Por exemplo: o chatbot Leadster oferece integração com a RD Station, buscando trazer mais facilidade para o processo de geração de leads: depois de gerados, eles já caem automaticamente na automação de marketing. 

Chatbots de atendimento já vão fazer outros tipos de integrações — com o WhatsApp, com provedores de e-mail, com ferramentas específicas de customer success etc. 

Essas integrações são absolutamente necessárias. Mesmo se você não precisa de uma hoje, eventualmente você vai precisar. 

Aqui na Leadster oferecemos várias integrações, e aquelas que não são suportadas nativamente ainda podem ser conectadas via Zapier, Pluga ou Webhooks.

Veja algumas da nossa lista: 

  • RDStation Marketing – Envie seus leads para a plataforma de marketing do RD;
  • HubSpot – Envie seus leads para o HubSpot Marketing;
  • ActiveCampaign – Envie seus leads para a ferramenta de Marketing;
  • PipeRun – Envie seus leads para o CRM;
  • Exact Sales – Envie seus leads para o Exact Spotter;
  • LAHAR – Envie seus leads para a ferramenta LAHAR;
  • FLEEG – Envie seus leads para a ferramenta FLEEG;
  • SIRENA – Envia e-mails no formato Molusco para um sistema Sirena;
  • PRAEDIUM -Envie seus leads para a ferramenta PRAEDIUM.

Como determinar o melhor custo benefício?

Esse é um ponto fundamental na hora de escolher pelo melhor chatbot do mercado. Mas por onde começar e como determinar o que é um bom custo benefício e o que não é? 

Tudo vai depender das suas necessidades. Todos esses pontos que conversamos até agora vão convergir na hora de fazer a melhor escolha. 

Chatbots podem ser baratos ou caros dependendo do que você precisa. E como a maioria deles trabalha no modelo SaaS — ou seja, o software como um serviço — existem vários planos diferentes para cada necessidade. 

Para ter o melhor custo benefício, você vai ter que fazer uma checklist com tudo o que você precisa em um chatbot. Quais canais ele precisa funcionar, quais integrações ele precisa fazer, quais funcionalidades ele precisa entregar. 

Com isso na mão, você vai separando ferramentas e comparando suas notas em sites de reviews de produtos SaaS, como o B2B Stack e o Capterra. 

Nota: já fizemos isso nesse texto. Se ficar na dúvida, volte e confira a avaliação de todas as plataformas 😉

Depois disso é só escolher o que faz mais sentido para a sua realidade. Só não corte funcionalidades porque, mesmo que agora faça sentido removê-las, no futuro você pode precisar muito delas, ok? 

Perguntas Frequentes sobre Chatbots

Perguntas Frequentes sobre Chatbots

Sabemos que o mundo dos chatbots pode ser lotado de informações, podendo causar dúvidas.
Pensando nisso, separamos aqui 10 perguntas frequentes sobre chatbots!

Como saber se faz sentido ter um bot? Onde posso usar o bot na minha empresa?

Para saber se faz sentido ter um chatbot, defina suas metas com antecedência. Determine o seu Minimum Viable Product (MVP) ou Produto Mínimo Viável.

Lembre-se que o bot pode ser usado para realizar vendas, tirar dúvidas, captar informações e também identificar em qual estágio do funil o Lead está. 

Se sua empresa se encaixa em uma dessas funcionalidades, está na hora de pensar na implementação de seu chatbot.

Como funciona um chatbot para geração de leads?

Segundo dados divulgados pela Hubspot, o chatbot pode aumentar a geração de leads em até 202%.

Afinal, com essa ferramenta a interação entre marca e consumidor se torna uma conversa, possibilitando uma ótima experiência ao cliente, pois o processo se torna mais interativo e dinâmico, aumentando a conversão. 

Vantagens de Utilizar um Chatbot para Marketing e Vendas

Para ficar ainda mais fácil de entender as vantagens de utilizar um chatbot, listamos aqui os pontos principais.

Confira:

  • Engaje, gere e qualifique seus leads;
  • Envie os leads qualificados direto para vendas;
  • Nutra e promova o plano de seus clientes;
  • Prospecte novos clientes;
  • Aproxime seus clientes da marca;
  • Execute ações de pós-venda e fidelização;
  • Aumente a taxa de conversão das campanhas.
 Leia também: Chatbot para Vendas e Marketing: Conheça o SDR Automático que Faz a Pré-Qualificação de Leads

Como aumentar a conversão do seu site com um chatbot?

Por meio do chatbot, você conseguirá:

  • Personalizar a abordagem na página inicial segundo a origem do lead;
  • Criar uma abordagem específica para a sua página de preço;
  • Produzir abordagens diferentes para cada página de produto;
  • Oferecer conteúdo ou inscrever leads na newsletter ou em suas páginas de topo de funil.

Lembre-se que o chatbot é uma ferramenta mais efetiva em captar a atenção, possui CTA altamente personalizado, gera maior engajamento e facilita a qualificação e direcionamento dos leads.

 Leia também: Como Triplicar a Conversão de Anúncios Com um Chatbot

Quanto custa um chatbot?

Os valores dos chatbots variam conforme sua finalidade e a empresa ofertante. 

Porém, como você pode ver neste texto, seus valores variam entre R$40 e mais de R$2000 mensais.

Qual o melhor chatbot gratuito?

Além da Leadster – que oferece teste grátis e um plano gratuito para as empresas que geram até 30 leads por mês -, outras plataformas que oferecem testes e planos gratuitos são: Tidio, Octadesk, Drift, Aivo e Neoway. 

Qual a diferença entre chatbot e chat online?

Enquanto o chat online funciona como uma ferramenta de conversas em tempo real, o chatbot é um software no qual as interações com o usuário são programadas por meio de inteligência artificial ou fluxos de perguntas e respostas.

 Leia também: 10 Plataformas de Chat Online para Gerar Vendas e Relacionamento em 2023

Qual é a melhor ferramenta de chat online para empresas?

Você sempre deve escolher o chat online conforme a necessidade de sua empresa e quais são as funcionalidades oferecidas pela ferramenta.

Separamos aqui as 3 melhores ferramentas – com direito a avaliação – de chat online para sua empresa:

  • JivoChat
    • Avaliação no Capterra: 4.5/5
    • Avaliação no G2: 4.8/5
    • Avaliação no B2B Stack: 4.3/5
  • LiveChat
    • Avaliação no Capterra: 4.6/5
    • Avaliação no G2: 4.5/5
    • Sem avaliação no B2B Stack
  • Zendesk
    • Avaliação no Capterra: 4.4/5
    • Avaliação no G2: 4.3/5
    • Avaliação no B2B Stack: 4.7/5

Melhores Chatbots para Wix

Sabemos que muitas empresas utilizam essa plataforma para criar seu site. Por isso, separamos aqui os melhores chatbots para Wix. Confira:

Chatbots Nacionais

  • Leadster – avaliação no B2B Stack: 4.9/5
  • Huggy – avaliação no B2B Stack: 5/5
  • Zenvia – avaliação no B2B Stack: 4/5

Chatbots Internacionais

  • Drift – avaliação no B2B Stack: 5/5
  • Tidio – sem avaliação no B2B Stack
  • Wix Chat – sem avaliação no B2B Stack

O que é Marketing de Conversação?

O Marketing de Conversação ou Marketing Conversacional é a estratégia que torna possível o diálogo entre marca e os consumidores em tempo real.

Esse diálogo é feito de forma personalizada, simulando um atendimento humano, além de auxiliar os consumidores em diferentes fases do funil de vendas.

Ferramentas que utilizam o marketing conversacional são: assistentes virtuais e chatbots. É necessário também usufruir de tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial.

Perguntas frequentes sobre chatbot para WhatsApp

Perguntas frequentes sobre chatbot para WhatsApp?

O WhatsApp já é uma ferramenta de interesse para muitas empresas, inclusive, já é utilizada por uma grande parte.

Mas, você sabia que tem um modo de atender os seus consumidores de forma automática no aplicativo? Para isso, você precisará de um chatbot.

Vamos entender um pouco mais!

O que é chatbot para WhatsApp?

O chatbot no WhatsApp funciona como um assistente virtual integrado ao mensageiro.

Por meio dele, sua empresa passa a automatizar o atendimento, enviar notificações e documentos, entre outras demandas.

5 vantagens de usar um chatbot para WhatsApp

Com o chatbot para WhatsApp sua empresa passará por:

  • Automação de processos;
  • Personalização de conversas;
  • Escalabilidade de atendimento;
  • Diminuição dos custos;
  • Compartilhamento seguro de dados.
 Leia também: Como usar Chatbots para Melhorar Automação de Vendas

Como criar um chatbot para WhatsApp

A primeira etapa é criar uma conta oficial na plataforma. Logo em seguida, se atente aos próximos passos:

  1. Procure um provedor de soluções oficiais;
  2. Trace uma estratégia de atuação;
  3. Crie conteúdos específicos para a plataforma (mensagens para dúvidas, horários e datas de funcionamento, por exemplo)
  4. Lembre-se do opt-in (autorização dada por cada usuário para que sua empresa possa entrar em contato);
  5. Estude a política de pagamento do WhatsApp Business API;
  6. Passe pela aprovação das mensagens;
  7. Por fim, escolha a plataforma de construção de chatbot.

Quanto custa bot WhatsApp?

Assim como nos demais chatbots, os valores das ferramentas para WhatsApp também variam conforme sua finalidade e a empresa ofertante. 

Porém, como você pode ver neste texto, seus valores variam entre R$15 e mais de R$2449 mensais.

Qual melhor plataforma de atendimento WhatsApp?

Se ainda há dúvidas sobre a melhor plataforma de atendimento para WhatsApp, separamos aqui 3 softwares bem avaliados para você:

  • Neoway;
  • Botsify; 
  • TakeBlip.

Perguntas frequentes sobre chatbots com Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial, como você viu ao longo do texto, chegou no mundo dos chatbots

Ela ainda está dando seus primeiros passos, mas isso é verdade para a IA como um todo — nós ainda não estamos nem perto de entender seu verdadeiro potencial. 

Mas por conta da tecnologia ser nova, também é muito comum ter dúvidas sobre o que já está acontecendo agora. 

Vamos conversar sobre algumas logo abaixo nesse FAQ sobre chatbots com Inteligência Artificial. Vem comigo? 

Existem chatbots para WhatsApp com Inteligência Artificial? 

É até possível conversar com um chatbot no estilo do ChatGPT através do WhatsApp, mas esse é um uso principalmente recreativo — pra conversar quando você não estiver fazendo nada.  

Porém, ainda não existe um chatbot com Inteligência Artificial Generativa capaz de entender as solicitações dos clientes e resolvê-las dentro do WhatsApp. 

O que existem são chatbots que você configura com a ajuda a IA em algum ponto aqui e ali, como as ferramentas ao longo do texto. 

Qual a diferença entre um chatbot com Inteligência Artificial e um chatbot assistente?

Olha só, existem dois tipos principais de chatbots com Inteligência Artificial hoje — os que atuam diretamente com o cliente e os que ficam “de fora”, ajudando os agentes a fazer o atendimento. 

Veja a diferença entre o Ada e o ChatSpot, por exemplo. São dois chatbots com Inteligência Artificial, mas eles são completamente diferentes entre si. 

Enquanto o Ada lida diretamente com os clientes, o ChatSpot opera como um assistente que lê e entende seus dados, e fala com você sobre eles. 

Como fazer chatbot com Inteligência Artificial?

Bom, se você for construir o chatbot do zero através da programação, você provavelmente vai precisar montar uma empresa para conseguir 😅

Se você precisa de um chatbot no seu site ou no seu WhatsApp, a melhor forma de conseguir é procurando por alguma das soluções que nós elencamos ao longo do texto, como a Leadster AI. 

Isso vai garantir que você trabalhe com uma ferramenta robusta, em constante desenvolvimento, mas que também te guia ao longo de todo o processo. 

Nós até temos um texto aqui na Leadster que fala sobre como criar um chatbot para WhatsApp. Conversamos mais sobre isso nele, siga o link abaixo: 

➡️ Como criar um chatbot do WhatsApp? 3 maneiras + exemplos

Qual o chatbot com IA mais inteligente?

Praticamente todos os chatbots com Inteligência Artificial que você vai encontrar ao longo das suas pesquisas usam o ChatGPT como base principal. 

Assim, todos eles têm o mesmo nível de “inteligência” — eles usam o ChatGPT 4 para funcionar. 

O que vai mudar de verdade é a quantidade de funcionalidades e integrações que o sistema oferece. E isso faz toda a diferença.

Por exemplo: um chatbot para WhatsApp com integrações com seu CRM consegue entender quem é o cliente com quem ele está conversando. Um que não tem essa integração, não consegue. 

Quanto custa um chatbot com IA?

Os preços variam muito de ferramenta para ferramenta. 

Normalmente, os chatbots que lidam diretamente com o público e são capazes de fazer o primeiro atendimento têm planos mais caros. 

Agora os que funcionam como assistentes ou estão na fase beta costumam ser bem mais baratos, porém bastante limitados. 

Qual é o melhor chatbot com Inteligência Artificial grátis? 

Não existe hoje no mercado nenhum chatbot com Inteligência Artificial grátis. 

O que você vai encontrar são testes gratuitos da ferramenta, mas esses testes raramente conseguem te mostrar o verdadeiro potencial delas por conta do prazo de treinamento e da complexidade. 

Aqui na Leadster você pode fazer um teste e ainda usar nossa funcionalidade com o ChatGPT.

Conheça as funcionalidades dos melhores chatbots do mercado com a Leadster

Mulher com expressão pensativa.

Ao mesmo tempo que é importante você conhecer quais são os melhores chatbots do mercado, também é bacana se aprofundar um pouco mais nas funcionalidades que vão determinar por que eles são os melhores. 

Hoje em dia a maioria dos chatbots são focados apenas no atendimento. A Leadster é um dos poucos chatbots para gerar leads que você vai encontrar no mercado. 

E entre esses, a Leadster é a que traz a maior quantidade de funcionalidades. Nossa ideia ao desenvolver o produto é democratizar a geração de leads: qualquer pessoa com um site pode transformar visitantes em contatos com a nossa ferramenta. 

Pensando nisso, se você está interessado em chatbots para geração de leads, veja aqui uma lista rápida de funcionalidades que não você não pode deixar de ter: 

Aplicação em vários segmentos

A Leadster não só pode ser usada em praticamente qualquer segmento como ela se adapta para a realidade do seu mercado. 

Veja, por exemplo, a funcionalidade Média de Conversão: 

Captura de tela da dashboard Leadster mostrando a comparação com o segmento.

Através dela, você sabe qual é a média de conversão do chatbot do seu segmento com base na análise que nosso algoritmo faz dos resultados gerais de todos os clientes da nossa base que também estão no seu mercado. 

Ser omnichannel é um desafio para muitas empresas. Alguns segmentos precisam de muito mais personalização e estratégia para conseguirem atender e vender tanto presencialmente como pelo seu site. 

Seu chatbot precisa conseguir se adaptar com facilidade às suas necessidades, e isso só é possível através de recursos extensos de personalização. 

Vamos conversar um pouco mais sobre eles ao longo desse tópico. Veja: 

Dashboard simples

Uma dashboard simplificada é importantíssima ao considerar os melhores chatbots do mercado. 

Mas simples não quer dizer com poucas funcionalidades e dados. Na Leadster, por exemplo, assim que você abre o aplicativo você encontra: 

  • Taxa de conversão do Chatbot; 
  • Comparação com o período anterior; 
  • Quantidade de leads gerados; 
  • Desses, quantos são leads completos; 
  • Quantos leads foram para o WhatsApp; 
  • Quantos chats foram abertos; 
  • Taxa de conversão por canal — Google Ads e Social Ads
  • Velocidade do seu site; 
  • Velocidade no mobile; 
  • Nível de qualificação dos leads; 

E várias outras informações ao longo das nossas categorias, incluindo suas páginas mais lidas e sugestões de chamadas usando o ChatGPT

Mas tudo isso, pra dar certo, precisa ser fácil de entender. Antes de se decidir por um chatbot, procure fazer um teste grátis antes.

Qualificação de Leads

Chatbots para gerar leads precisam fazer a qualificação dos leads também. Sem esse trabalho, você vai ter muitas dificuldades com leads que não são fit da sua empresa chegando no comercial. 

Na Leadster funciona assim: você faz perguntas de qualificação diretamente no fluxo do chatbot. Dependendo das respostas, os leads são determinados como qualificados ou não. 

Os que estão mais de acordo com a sua empresa seguem para o departamento comercial, que se dedica mais a quem tem mais chances de comprar. 

Veja o vídeo do nosso CEO, Fabrício Toledo, explicando melhor a funcionalidade na prática: 

Leveza e velocidade

Qualquer solução que você instala no seu site não pode atrapalhar em nada, absolutamente nada, no seu SEO.

Os melhores chatbots são leves e rápidos — ou seja, não trazem mais carga para o seu site e não atrapalham em nada no rankeamento. 

E por não trazer esse peso extra, eles acabam é melhorando seu posicionamento por ser um recurso que melhora a experiência do seu usuário no site, o que é vantajoso para o Google. 

Do mesmo jeito que ele precisa ser leve, a experiência dentro do chatbot também precisa ser limpa para gerar mais conversões. O botão deve funcionar imediatamente e as conversas não podem travar de jeito nenhum. 

Esse é um ponto que muita gente ignora na hora de escolher os melhores chatbots por achar que são todos iguais. Um teste antes de contratar faz toda a diferença. 

Interação automática

Os melhores chatbots funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. E eles jamais vão parar de funcionar e te fazer perder leads ou vendas. 

Os chatbots com interação automática são aqueles que você configura e esquece. Eles não vão parar de funcionar e nem precisam ser ativados individualmente toda vez que você começar o dia. 

Esse já é basicamente o padrão de todos os chatbots, mas ainda existem alguns que precisam de configurações extra ou de atendimento humano, como o chat online (live chat). Opte por facilitar sua vida 😉

Envio de lead incompleto

Esse também é um ponto importantíssimo nos melhores chatbots para gerar leads. 

Imagine a seguinte situação: um visitante entra no seu site e começa a interagir com o chatbot em um fluxo específico. Nesse fluxo você pede, a partir de abordagens conversacionais, as seguintes informações: 

  • Nome; 
  • E-mail; 
  • Tamanho da empresa; 
  • Faturamento anual; 
  • Telefone de contato. 

Agora suponha que um lead foi só até o faturamento anual, não deixou o telefone de contato e fechou a página por qualquer motivo. Para onde esse lead vai? 

No caso da Leadster, ele não fica perdido. Ele fica salvo e você pode abordá-lo por e-mail ou exportar para a sua base de leads normalmente. 

Isso é muito importante porque mais leads = mais vendas. Mesmo os incompletos ainda podem ser trabalhados normalmente e podem se tornar vendas com facilidade. 

Sempre pergunte em reuniões se essa funcionalidade está presente no chatbot que você quer contratar. Em poucas semanas você já vai perceber o seu valor. 

Classificação por origem

Os melhores chatbots também vão classificar seus leads a partir de onde eles vieram. Isso é bastante importante para estratégias data-driven e para o seu CRO.

Na Leadster é possível não só acompanhar seus pontos principais de conversão como também trabalhar mensagens personalizadas por canal e por anúncio.

Isso é ótimo porque faz parte das abordagens personalizadas no marketing. E essas abordagens vão longe na hora de aumentar a sua conversão. 

Agendamento de reuniões automaticamente

Outra grande funcionalidade que só os melhores chatbots do mercado vão ter é o agendamento automático de reuniões

E ele é exatamente isso que você está pensando. Através do chatbot, seu visitante consegue marcar reuniões automaticamente com alerta direto na caixa de entrada do comercial. 

Adicionar a funcionalidade é muito, mas muito simples. É através do menu de criação do bloco, igual esse abaixo: 

Captura de tela mostrando as funcionalidades de adicionar um bloco na Leadster.

Distribuição de leads

Esse ponto é fundamental em qualquer um dos melhores chatbots, especialmente nos relacionados à geração de leads

Vamos supor que você tenha 3 representantes comerciais trabalhando com você full time. Essas pessoas são atarefadas e, na prática, cada minuto do tempo deles precisa ser gasto com leads que vão se transformar em vendas. 

Assim, além da qualificação prévia que os chatbots conseguem oferecer, também é muito necessário que a sua ferramenta trabalhe com a distribuição automática deles. É uma questão simples, mas muito fundamental. 

Aqui na Leadster funciona assim: conforme os leads qualificados e de Fundo de Funil vão chegando e solicitando contato pelo WhatsApp, o chatbot vai direcioná-los automaticamente através da roleta de atendimento. 

É simples, prático e rápido. Uma configuração que você faz uma vez já basta para começar a pingar leads para a equipe. 

Chatbots com IA

Os melhores chatbots do mercado hoje em dia já oferecem modelos com Inteligência Artificial para automatizar o atendimento.

É o caso da Leadster AI, que ajuda a tirar dúvidas, resolver atendimentos automaticamente e aumentar a qualidade dos leads gerados, de forma que o vendedor pode se concentrar apenas nos contatos mais quentes – ao invés de ficar respondendo a mesma pergunta um milhão de vezes.

🤖 Acesse a nossa página completa para saber mais hoje!

Conclusão

Os melhores chatbots do mercado podem ser usados em diferentes canais, para cobrir diversos objetivos e serem ferramentas incríveis para a sua estratégia.

Agora, basta analisar quais são as opções mais interessantes para você, testá-las e decidir por aquela que vai potencializar seus resultados!

Se quiser testar o chatbot da Leadster gratuitamente por 14 dias, é só clicar aqui!


Gustavo Luby

CMO na Leadster

1 comentário

Ozana · 25 de maio de 2023 às 16:28

Todo chatbot utiliza a api do WhatsApp?

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Gustavo Luby

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