Sumário
- 1 Os Desafios do Marketing para Pequenas Empresas
- 2 Plano de marketing para Pequenas Empresas
- 3 Baixar PDF Plano de Marketing para Pequenas Empresas
- 4 Foco no Arroz com Feijão!
- 5 28 Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas
- 5.1 1. Branding
- 5.2 2. Tenha um Site Otimizado para Conversões
- 5.3 3. Crie Landing Pages Específicas para suas Campanhas de Marketing
- 5.4 4. Escreva CTAs Convincentes
- 5.5 5. Construa uma Estratégia de Conteúdo
- 5.6 6. Crie um Blog
- 5.7 7. Entenda o Poder do SEO
- 5.8 8. Convide Redatores para Escrever em seu Blog e Redes Sociais
- 5.9 9. Busque Oportunidades de Co-Marketing
- 5.10 10. Construa Parcerias Relevantes
- 5.11 11. Experimente com o Marketing nas Redes Sociais
- 5.12 12. Utilize Vídeos em sua Estratégia
- 5.13 13. Não se Esqueça do E-mail
- 5.14 14. Teste o PPC
- 5.15 15. Use o Google Ads
- 5.16 16. Use os Anúncios do Facebook
- 5.17 17. Ofereça Consultorias Gratuitas e Materiais Ricos
- 5.18 18. Utilize o Marketing de Guerrilha
- 5.19 19. Crie Buzz com Estratégias de Relações Públicas
- 5.20 20. Use o Google Meu Negócio
- 5.21 21. Gere Reconhecimento Local
- 5.22 22. Participe de Conferências e Eventos Online
- 5.23 23. Aperfeiçoe o seu “Discurso de Elevador”
- 5.24 24. Faça Networking Pessoalmente e Online
- 5.25 25. Crie uma Comunidade ao Redor da sua Marca
- 5.26 26. Mantenha um Relacionamento Sólido com seus Clientes
- 5.27 27. Solicite depoimentos de seus clientes
- 5.28 28. Conheça o Marketing Conversacional
- 5.29 29. Trabalhe com Influencers
- 5.30 30. Busque Mídia Grátis (Earned Media)
- 5.31 31. Teste Estratégias Primeiro
- 5.32 32. Trabalhe com um Organograma bem Determinado
- 5.33 33. Sempre Trabalhe com a Gestão de Projetos
- 5.34 34. Fique de olho nas Tendências de Marketing
- 5.35 35. Use Ferramentas Específicas ao Invés de Gerais
- 5.36 36. Dê a Volta no Funil de Marketing e Vendas
- 5.37 37. Faça Diagnósticos de SEO
- 5.38 38. Construa Calendários Editoriais
- 5.39 39. Invista em Ferramentas de CRM e Plataformas de Marketing
- 5.40 40. Saiba Quando Insistir e Quando Desistir
- 6 5 Erros no Marketing Para Pequenas Empresas
- 7 Dúvidas Comuns no Marketing para Pequenas Empresas
Você já tem a ideia do seu negócio, sua marca, quais áreas pretende atuar e até mesmo uma identidade visual.
Mas, sempre fica a pergunta: “como faço para ser encontrado pelos clientes, sendo uma pequena empresa que não tem um investimento tão alto quanto as demais?“
A resposta é: marketing digital.
Muitos podem pensar que essa estratégia é cara, porém, não é necessário investir um valor tão alto como empresas de grande porte para ter um bom resultado.
Pensando nisso, a Leadster preparou esse texto com as 28 estratégias de marketing para pequenas empresas, siga no artigo para saber mais!
Os Desafios do Marketing para Pequenas Empresas
São muitos os desafios que as pequenas empresas enfrentam com o marketing, principalmente por certas ferramentas terem valor além do orçamento estipulado.
Além disso, muitas dessas empresas pensam que não precisam de um profissional de marketing em seu time, o que pode ser um “achismo” equivocado.
Logo abaixo separamos quatro desafios que as pequenas empresas podem passar, confira!
Falta de Recursos
Diversas pequenas empresas começam o trabalho de marketing digital sem ter os recursos necessários para levá-lo adiante de forma escalável.
Pode não parecer quando olhamos de fora, mas o marketing digital é um trabalho muito relacionado ao trabalho.
Se você usa uma metodologia como o Inbound Marketing, por exemplo, um dos maiores determinadores do seu sucesso é o quanto você consegue se organizar e formalizar ações, campanhas, fluxos de nutrição, Funis etc.
Tudo isso é um trabalho especializado, mas que além disso é um que também requer bastante tempo.
E o tempo para pesquisa e desenvolvimento das estratégias é um luxo que muitos pequenos negócios não têm. Geralmente, eles começam com o marketing já esperando um aumento das vendas para justificar o investimento.
E além desses recursos mais abstratos, a falta de recursos físicos também é um problema. Começar uma equipe de marketing traz investimentos em bons computadores, celulares, a estrutura do escritório etc.
Orçamentos mais enxutos
Muitas das táticas e plataformas que o marketing digital demanda podem estar acima do orçamento das pequenas empresas.
Por isso, é muito importante se planejar com antecedência para não haver nenhum estouro do orçamento.
O orçamento curto é um problema grave no marketing para pequenas empresas porque ele limita a obtenção de recursos.
Como vimos no tópico acima, não ter recursos o suficiente é um problema bastante comum do marketing para pequenos negócios e empresas.
O problema é que o orçamento pequeno impede que a marca consiga sequer planejar para adquirir esses recursos.
Para melhorar seu tráfego orgânico, por exemplo, a maioria das marcas precisa trabalhar com redatores qualificados para o trabalho, o que exige contratações.
Para trabalhar com as mídias pagas de uma forma mais avançada, também é necessário contratar especialistas na área.
E isso falando somente de contratações. Para trabalhar com vídeo, é preciso montar um pequeno estúdio dentro da empresa, o que também exige investimentos que as marcas menores têm mais dificuldades em realizar.
Concorrência de marcas maiores
Nós também temos a questão da concorrência, presente não apenas nas empresas de pequeno e médio porte, mas também, nas maiores e com nome já consolidado.
Trabalhar com essa concorrência no marketing é algo bem diferente do que lidar com a concorrência em market share, nas vendas mesmo.
Pense no Instagram, por exemplo: existem perfis do Brasil inteiro por lá, muitos deles oferecendo exatamente o mesmo conteúdo (ou produto) que você.
Mesmo se você for uma empresa regional, que presta serviços apenas para a sua comunidade local, fazer marketing de conteúdo no Instagram significa competir com o Brasil inteiro.
Isso inclusive já acontece quando pensamos em vendas. Uma marca que atende o Brasil inteiro pode facilmente “roubar” clientes regionais seus simplesmente pelo conteúdo.
Você vai encontrar isso em SEO também, para citar outro exemplo. Pequenos negócios precisam recorrer constantemente ao SEO local para não perder tempo competindo com quem já está consolidado no SEO nacional há muito tempo.
Resultados a longo prazo
Outro problema que as pequenas empresas acabam encontrando são os resultados a longo prazo que o marketing digital entrega.
Não que os resultados em si sejam problemáticos — o problema está no tempo mesmo.
Os melhores indicadores de marketing e vendas tendem a crescer conforme o tempo passa. São poucos aqueles voltados para o momento, para o curto prazo.
Estratégias de Outbound são mais focadas em entregar resultados rápidos, mas elas também são custosas e exigem investimento “extra”: é preciso montar a equipe e separar recursos para desenvolver campanhas físicas, de TV, rádio ou Mídias Pagas.
Então, acaba que os pequenos negócios investem pesado em resultados de curto prazo para conseguir justificar esse investimento. É um ciclo vicioso muito difícil de romper.
Adaptação às tendências e tecnologias
Por fim, o empresário de pequenas empresas irá se deparar com o desafio de acompanhar todas as tendências e tecnologias que envolvem o mundo de marketing.
Além de tentar implementá-las em seu negócio.
Mas, fique tranquilo, porque não é só de desafios que o marketing para pequenas empresas vive.
A Leadster traz para você dicas, estratégias, planos e muito mais do que é necessário para montar seu planejamento de marketing.
Siga no texto!
Plano de marketing para Pequenas Empresas
Nada melhor do que começar pensando no seu plano de marketing, dessa forma, você já vai conseguir definir objetivos, metas, estratégias, público-alvo e conteúdos que poderá produzir.
Abaixo, você vê o passo a passo de como montar um plano de marketing para a sua pequena empresa.
1. Faça uma Pesquisa de Mercado
Antes de dar qualquer passo, é imprescindível realizar uma pesquisa de mercado, só dessa forma você saberá o que o seu público está pensando, quais são suas dores, quais as plataformas que estão mais ativos, seus concorrentes, entre muitas outras métricas importantes para o seu negócio.
2. Defina seus Objetivos
Já tenha em mente quais resultados quer atingir por meio do marketing digital.
Uma forma de definir bons objetivos é utilizando o método SMART.
Seus objetivos de marketing devem ser:
- Specific (específicos);
- Measurable (mensuráveis);
- Attainable (atingíveis);
- Relevant (relevantes);
- e Time-based (temporais).
Atendendo a esses critérios, seus objetivos serão sustentáveis e transmitirão maior confiança para a equipe.
3. Defina sua buyer persona
Por meio da pesquisa de mercado você já terá uma ideia de quem é o seu público-alvo, porém é sempre bom caracterizar ainda mais o seu cliente, definindo uma persona, assim fica muito mais fácil de pôr em prática as suas estratégias.
Lembre-se que sua persona deve ter uma história por trás, personalidade e objetivos que deseja cumprir.
Quanto mais informações você colher, mais a sua persona estará delimitada a um nicho específico, facilitando o seu entendimento e práticas de marketing.
Saiba mais: Perfil de Cliente Ideal (ICP), Persona e Público-Alvo
4. Identifique a sua Unique Selling Proposition (USP)
A Unique Selling Proposition (USP) ou, quando traduzido, Proposta de Venda Exclusiva é o que diferencia você dos seus concorrentes.
A USP é a sua Proposta de Valor, a razão para os clientes comprarem de você e não de outras empresas com produtos similares.
Defina o seu diferencial, de um porquê para o cliente comprar de você.
Abaixo vão algumas perguntas para ajudar no processo.
- O que você mais ama em seus produtos e serviços?
- Quais habilidades especiais você possui?
- O que faz os clientes escolherem você ao invés da concorrência?
- Como os seus clientes se beneficiam comprando seus serviços?
- Quais aspectos você destaca sobre sua empresa quando a apresenta para terceiros?
5. Fixe o orçamento e as métricas
Parte dos seus investimentos e faturamento devem ser alocados para a área de marketing.
Como, quando e quanto é necessário investir, cabe a você decidir a partir dos seus objetivos.
Agora, para saber como a sua estratégia está indo você precisa acompanhar algumas métricas, só assim conseguirá fazer previsões sobre o seu negócio.
Vamos a algumas delas:
- Retorno sobre Investimento (ROI);
- Número de vendas no período;
- Taxa de conversão;
- Net Promoter Score (NPS);
- Mídia Paga; e
- SEO.
6. Crie suas estratégias
Defina em quais plataformas pretende atuar, a fim de se tornar ainda mais conhecido.
Algumas das estratégias e canais disponíveis são:
- Site;
- Blog;
- Redes sociais;
- Eventos / Networking; e
- Branding.
7. Crie um Plano de Ação
Anote tudo o que você pretende fazer quanto ao marketing digital de sua empresa, ou seja, defina quais serão as ações, objetivos, estratégias, responsáveis e prazos.
Tenha também um plano B, caso os seus planos iniciais acabem não dando o retorno esperado.
Neste outro post você confere algumas metodologias para definir o seu plano de ação.
8. Monitore e Revise
Se você quer saber como o seu planejamento de marketing está progredindo, é essencial fazer o monitoramento das métricas estabelecidas.
Apenas dessa forma você saberá se precisa adaptar ou rever algumas das estratégias, como vendas, marketing de conteúdo, branding etc.
Baixar PDF Plano de Marketing para Pequenas Empresas
Para facilitar ainda mais o processo de implementação de Marketing Digital em sua empresa, baixe agora o plano de marketing que a Leadster preparou para você!
Foco no Arroz com Feijão!
Como já falamos acima, mesmo que muitas táticas e ferramentas do marketing digital tenham um custo alto, você não precisa focar nas estratégias mais sofisticadas para o seu negócio dar certo.
Foque no método Arroz Com Feijão (ACF), nele você vai cumprir todos os passos necessários para que sua estratégia de marketing tenha bons resultados.
Vamos ao passo a passo!
- Entenda o seu negócio – entenda o modelo do seu negócio, estabeleça métricas, preveja impactos.
- Defina os canais e processos de venda – quais canais usar, tipos de venda, demais características.
- Conheça os clientes – melhores e piores clientes, NPS, quais os medos, desejos e objeções.
- Analise os concorrentes – o que eles estão fazendo, pontos fortes e fracos.
- Encontre o que causa mais impacto no seu negócio – qual a questão mais importante para focar.
- Resolva esse impacto – desenvolva uma estratégia para resolver essa questão importante.
28 Estratégias de Marketing para Pequenas Empresas
Agora que você já sabe quais são os seus desafios, como montar um plano de marketing e qual é o método mais adequado para estar focado, vamos às estratégias de marketing para a sua pequena empresa!
1. Branding
Crie uma identidade clara, em que os clientes “batam o olho” e já consigam associar a sua empresa, o que ela faz e representa.
Para isso, você deve ter:
- Nome adequado;
- Logotipo; e
- Identidade visual que transmita a ideia do seu negócio aos clientes.
Quanto mais você encaixar seu nome em sua publicidade, redes sociais, e-mail marketing, entre outros, mais a sua identidade será reconhecida.
2. Tenha um Site Otimizado para Conversões
De nada adianta você chamar seu usuário para o seu site se, quando ele acessar, a página for mal projetada e difícil de entender.
Crie um site claro, objetivo, completo e otimizado para conversões, dessa forma você saberá quantos visitantes do seu site foram convertidos para leads.
3. Crie Landing Pages Específicas para suas Campanhas de Marketing
A landing page (LP) é uma página única criada para um objetivo específico, ou seja, para vender um produto, preencher um formulário ou realizar alguma divulgação.
As LPs devem ter conteúdo e design atrativo, para que as pessoas sejam persuadidas a clicar e converter na sua oferta.
4. Escreva CTAs Convincentes
Como mais uma parte da estratégia de atração e conversão de leads, o Call To Action (CTA) é uma chamada curta cujo objetivo é despertar o interesse do usuário.
As ações induzidas pelo CTA podem ser desde uma inscrição na newsletter de seu site, até iniciar uma avaliação gratuita de seu produto, então invista muito nessa estratégia.
5. Construa uma Estratégia de Conteúdo
Use e abuse do inbound marketing, é por meio dele que você poderá divulgar o seu negócio utilizando estratégias de conteúdo.
Ou seja, você deve estabelecer formas de conteúdo, que ajudem o seu negócio ao mesmo tempo que informam os seus clientes.
Vamos a alguns formatos de conteúdo.
- Blog posts;
- Webinars;
- Podcasts;
- E-mails marketing;
- Vídeos no YouTube;
- Ebooks; e
- Estudos de caso.
6. Crie um Blog
Além do blog ajudar no desempenho do seu site, ele tem o poder de dar mais autoridade ao seu negócio, pois, por meio do blog a sua empresa mostra o quanto conhece do nicho onde atua.
Porém, para que o seu blog seja encontrado nos mecanismos de busca, aposte no SEO, estratégia que explicaremos a seguir.
7. Entenda o Poder do SEO
É com o Search Engine Optimization (SEO) que o tráfego orgânico do seu site e blog vai aumentar, fazendo com que o posicionamento de ambos melhore nos mecanismos de busca, como o Google.
Para isso, invista nas palavras-chave certas para o seu negócio e confira em plataformas como o SEMrush, quais são os tópicos de sua área com maior volume de busca.
8. Convide Redatores para Escrever em seu Blog e Redes Sociais
Uma ótima estratégia para dar mais autoridade ao seu conteúdo é convidar pessoas com experiências específicas para produzir os textos para o seu negócio.
Além disso, aproveite contatos que possam render backlinks para o seu blog, ou seja, eles escrevem nas próprias páginas e redirecionam para a sua.
9. Busque Oportunidades de Co-Marketing
Aposte em campanhas promocionais compartilhadas, dessa forma, os recursos de ambas empresas são aproveitados, o público aumenta e um retorno positivo é gerado.
Se você está na dúvida em quais empresas procurar para fazer a proposta, pense naquelas que não são suas concorrentes diretas e que possuem um público similar ao seu.
Leia também: 13 Diferenças de Vendas B2B e B2C e como Otimizar sua Estratégia
10. Construa Parcerias Relevantes
Se você já tem contatos profissionais em mente que tenham a ver com o seu negócio, não perca tempo e os transforme em embaixadores da sua marca.
Mantenha contato com esses profissionais, a fim de formar parcerias.
Leia também: 10 Estratégias de Prospecção B2B das Melhores Empresas
11. Experimente com o Marketing nas Redes Sociais
As redes sociais são essenciais para qualquer tipo de empresa, seja ela pequena ou grande.
É nas redes que você consegue se envolver ainda mais com possíveis clientes e clientes atuais.
Ao apostar nessas plataformas, você também poderá:
- Aumentar o reconhecimento da sua marca;
- Aumentar o tráfego direcionado para o seu site;
- Gerar leads;
- Distribuir conteúdo;
- Dar suporte aos clientes; e
- Aumentar a influência no seu planejamento de marketing.
Veja qual rede social é mais apropriada para a sua empresa e comece a investir nela!
12. Utilize Vídeos em sua Estratégia
Segundo uma pesquisa da Forbes, 90% dos consumidores afirmam que os vídeos os ajudam na hora de tomar alguma decisão de compra.
A mesma pesquisa aponta que empresas com vídeos em sua estratégia de marketing veem um aumento de 41% em seus resultados.
Então, não desperdice essa oportunidade e comece a pensar em como utilizar esses vídeos nas plataformas – redes sociais, YouTube, site – que utiliza para divulgar sua empresa.
13. Não se Esqueça do E-mail
Por mais que muitos não pensem nele, o e-mail marketing traz resultados muito positivos para o marketing de sua empresa.
Pesquisas apontam que 59% dos profissionais de marketing afirmam que o e-mail é sua maior fonte de ROI, além disso, eles também relatam que essa estratégia é um dos primeiros canais de geração de leads.
Então, não deixe de utilizá-lo, seja com newsletters, divulgação de produtos ou de promoções.
14. Teste o PPC
O pay-per-click (PPC) é mais uma estratégia de marketing, nela o anunciante paga toda vez que um usuário clicar em sua propaganda.
Mesmo que haja um custo para o anunciante, os resultados trazidos são muito positivos, uma vez que seus anúncios atingem um público muito maior.
Abaixo temos algumas plataformas para apostar no PPC:
- Facebook;
- Instagram;
- Google;
- YouTube;
- Twitter; e
- LinkedIn.
Leia também: Plano de Mídia Paga 2022: Guia para Criar Anúncios Online
15. Use o Google Ads
O Google Ads aumenta muito a sua chance de ser encontrado por possíveis clientes.
A ferramenta faz com que o nome da sua empresa apareça antes do seu concorrente, por exemplo.
Por isso, coloque na balança quais investimentos quer fazer, pois a ferramenta é paga, mas vai te trazer muito resultado.
16. Use os Anúncios do Facebook
Com os anúncios do Facebook você pode criar anúncios ainda mais específicos, ou seja, filtrar o seu público por idade, gênero, localização, interesses e hábitos.
Dessa forma, a experiência do seu usuário com suas propagandas são mais personalizadas, fazendo com que ele fique ainda mais persuadido a clicar e conhecer sua marca.
17. Ofereça Consultorias Gratuitas e Materiais Ricos
Para os seus possíveis clientes, ofereça uma consultoria gratuita, foque principalmente naqueles que estão em dúvida em comprar ou não.
Ofereça materiais ricos para ele sentir ainda mais segurança para adquirir o seu produto ou serviço.
18. Utilize o Marketing de Guerrilha
A técnica do marketing de guerrilha é baseada em elemento surpresa, podendo utilizar vídeos virais, jogadas publicitárias ou até mesmo arte de rua.
Essa estratégia pretende chocar o público, chamando sua atenção da forma mais inusitada possível.
Além disso, um dos principais pontos positivos do marketing de guerrilha é: baixo custo.
19. Crie Buzz com Estratégias de Relações Públicas
Ao lançar um novo produto ou serviço, não perca a oportunidade de fazer um press release e já contate grandes editoras e veículos de comunicação de seu nicho para publicá-lo.
20. Use o Google Meu Negócio
Ótima tática, principalmente para empresas com uma base de clientes locais.
O Google Meu Negócio faz com que, no momento que o usuário pesquisar pelo serviço que você fornece, sua empresa seja exibida no topo da pesquisa.
21. Gere Reconhecimento Local
Faça com que sua empresa seja reconhecida fora do universo online.
Você pode começar fazendo eventos locais – dessa forma sua chance de aparecer nos veículos de notícia é grande -, patrocinando outras empresas, realize workshops, eventos sem fins lucrativos, entre outros.
22. Participe de Conferências e Eventos Online
Aproveite as oportunidades de eventos na sua área de atuação, veja quais deles fazem mais sentido com a sua empresa e já prepare uma apresentação, a fim de aumentar ainda mais seus parceiros profissionais.
Leia também: Principais Estratégias de Crescimento para Aplicar na Empresa
23. Aperfeiçoe o seu “Discurso de Elevador”
Essa estratégia tem a ver com o “boca a boca”.
Saiba como apresentar a sua empresa para aqueles que demonstraram interesse e curiosidade, faça isso de forma breve, objetiva e concisa.
Aproveite também para cessar todas as dúvidas que a pessoa possa ter.
24. Faça Networking Pessoalmente e Online
O networking é a melhor estratégia para você encontrar mais profissionais do setor, divulgar seu negócio e criar ainda mais autoridade.
Por isso, aproveite todas as oportunidades que tiver, seja em eventos on-line ou presenciais.
25. Crie uma Comunidade ao Redor da sua Marca
Conquiste o máximo de clientes que puder, use sua estratégia de marketing para torná-los fãs de seu serviço ou produto.
Dessa forma, esses clientes vão divulgá-lo nas redes, fazer a estratégia boca a boca e interagir ainda mais com o seu negócio.
26. Mantenha um Relacionamento Sólido com seus Clientes
Crie uma relação de fidelidade com os seus clientes, tente se conectar com eles da forma mais profunda possível.
Mostre que os problemas, reclamações e desejos deles são importantes para todas as áreas da sua pequena empresa.
27. Solicite depoimentos de seus clientes
Os feedbacks ou cases são táticas imprescindíveis para você atrair novos clientes.
Pergunte sempre o que o seu cliente atual está achando, tire suas dúvidas, veja se eles têm alguma sugestão ou reclamação, ou seja, o escute sempre.
E aproveite depoimentos positivos como prova social para o seu negócio.
28. Conheça o Marketing Conversacional
Com o Marketing Conversacional, você consegue manter uma relação em tempo real com seu lead ou cliente.
Essa estratégia atende a todas as etapas do funil, proporcionando um atendimento personalizado, que simula o comportamento humano e dando todo o apoio que seu cliente precisa.
Para isso, use chatbots como os que a Leadster proporciona, e veja a taxa de conversão do seu site aumentar em até 3 vezes.
29. Trabalhe com Influencers
Trabalhar com influenciadores digitais não é mais uma tendência de marketing muito menos algo fora do alcance de marcas menores.
Hoje já existem influenciadores de todos os tamanhos e todas as particularidades. Também existem muitas plataformas dedicadas a encontrar esses influencers pra você.
E os influencers aceitam pagamento de várias formas. Existem os que fazem contratos de posts, mas também os que aceitam permutas e produtos.
Já é prática comum no mundo dos restaurantes, por exemplo, ter influencers que comem gratuitamente em troca de posts.
A sua marca pode sim trabalhar com influencers. Você só precisa entender como exatamente fazer esse trabalho acontecer.
Temos um post que fala sobre isso aqui no blog da Leadster. Acesse logo abaixo:
➡️ Marketing de Influência: O que é, por Onde Começar e FAQ
30. Busque Mídia Grátis (Earned Media)
Earned Media é um termo em inglês que significa “mídia merecida” em tradução literal.
O que o conceito explica de verdade é bem simples. Quando você cria um produto inovador, é possível ganhar mídia apresentando-o em outros lugares além dos que você domina no seu marketing.
Sair em programas de TV, por exemplo. Aparecer em um portal de notícias. Palestrar em algum evento. Tudo isso é Earned Media.
Para que isso aconteça bem, você vai precisar de um profissional de Relações Públicas trabalhando ao seu lado. É um investimento alto, mas que vale muito a pena fazer.
31. Teste Estratégias Primeiro
Um dos maiores problemas que o marketing para pequenos negócios enfrenta é a dificuldade em inaugurar novas estratégias com medo de falhar.
O próprio Inbound Marketing é bastante custoso. Inaugurar a estratégia, trabalhar com ela por seis meses e depois desistir por falta de resultados é algo que impacta bastante as finanças da empresa.
Então, faça pequenos testes localizados sempre que for possível antes de colocar alguma estratégia em ação.
No caso do Inbound, você pode começar por um dos seus preceitos básicos. Crie uma pequena estratégia de geração de leads para começar. E se ela der bons resultados, implemente tudo o que o Inbound exige,
32. Trabalhe com um Organograma bem Determinado
O marketing digital é um trabalho operacional e sistêmico, mas ao mesmo tempo também bastante criativo.
Ao criar sua estrutura de marketing, determine um organograma para colocar cada especialista exatamente onde ele precisa.
E claro: para determinar qual é o suporte que esse especialista vai ter.
Quando você deixa o time criativo sem alguém para cobrar, pedir mudanças e fazer os prazos valerem, o orçamento que já é curto fica ainda mais limitado.
33. Sempre Trabalhe com a Gestão de Projetos
A gestão de projetos é o lado operacional do marketing digital.
É através dele que você entende quais são as expectativas de datas para o lançamento das mais variadas campanhas, e quais são os esforços, pessoas e o prazo necessários para a criação.
O gestor de projetos, junto com ferramentas de gestão de projetos, são a organização do dia a dia que os gestores precisam para entender se tudo está acontecendo como eles precisam que aconteça.
Esse trabalho é bastante importante. Sem ele, mesmo o menor departamento de marketing encontra problemas com prazos.
Temos um texto que fala bastante sobre essas ferramentas. Saiba mais no link:
➡️ 10 Ferramentas de Gerenciamento de Projetos e como Escolher
34. Fique de olho nas Tendências de Marketing
Mas busque um olhar diferente. Procure as tendências que vão diminuir seus custos ao mesmo tempo em que eles facilitam algo na sua produção.
É bastante comum encontrar pequenas empresas que querem começar um trabalho que é tido como tendência sem nem arrumar os pontos básicos do marketing primeiro.
Por exemplo: e-commerces que investem pesado no voice commerce, uma grande estratégia para a nossa década, mas que não têm uma vitrine inteligente instalada no site.
Ou que vendem somente no site e no Instagram, ignorando os marketplaces.
As listas de tendências que você encontra pela internet afora estão recheadas de tendências antigas que estão em processo de consolidação até hoje, mas que acabam sendo ignoradas em prol de outras ferramentas mais novas e que ganharam a atenção da mídia.
Temos a nossa própria lista de tendências que você pode acompanhar no link abaixo. Ela não está listando somente ferramentas, mas busca entender as estratégias de marketing como um todo, relacionando as tendências ao trabalho do dia a dia.
Acesse logo abaixo:
➡️ Estratégias de Marketing Digital 2024: o Velho e o Novo
35. Use Ferramentas Específicas ao Invés de Gerais
Esse é um ponto muito importante de mencionar, especialmente agora com a grande revolução da IA que nosso mercado vem experimentando.
Você pode usar O ChatGPT, é claro. Mas ao mesmo tempo, existem várias outras ferramentas de IA que usam o ChatGPT de formas mais específicas.
Temos um texto aqui no blog, por exemplo, que fala sobre uma ferramenta de IA para criar anúncios.
Você poderia muito bem usar o DALL-E 2 e o ChatGPT para criar seus anúncios, mas o trabalho seria mais difícil e as mensalidades de uso seriam mais caras.
Usando essa ferramenta, você cria os anúncios já completos e só paga uma mensalidade.
É a mesma coisa com a produção de textos e imagens. Você pode usar essas ferramentas, mas existem outras que podem ter o mesmo preço (são até mais baratas em alguns casos) e oferecem, além da mesma tecnologia, funcionalidades extra.
Temos duas listonas publicadas aqui no blog que falam justamente sobre isso. Acesse logo abaixo:
➡️ Criação de conteúdo com inteligência artificial: como fazer?
➡️ 18 ferramentas de inteligência artificial para criar imagens
36. Dê a Volta no Funil de Marketing e Vendas
Outro problema relacionado à falta de recursos no marketing para pequenos negócios é a dificuldade em trabalhar os estágios pós-venda do Funil.
Quando o orçamento é limitado, a maior parte dos esforços se concentra em ações simples de Topo, Meio e Fundo de funil.
Basicamente assim:
- Topo: foco máximo na geração de leads, qualificados ou não. A qualificação ocorre, muitas vezes, só no momento em que o lead é levado para a equipe de vendas;
- Meio: foco máximo na apresentação das soluções da empresa para os leads. Pouco conteúdo. É um preview do Fundo do Funil;
- Fundo: foco máximo na abordagem com os clientes, normalmente por telefone.
Não tem nada de “errado” em seguir uma estratégia assim. Pelo contrário.
O único problema é que existe outro estágio depois do Fundo do Funil: o pós-vendas.
É nessa etapa que a recompra é estimulada e os clientes se tornam evangelistas da marca. É assim que o boca a boca começa a acontecer.
Então, mesmo com a limitação de recursos, é importante que o pós-vendas seja incluído como parte fundamental do Funil de Marketing e Vendas.
É melhor fazer pouco e ter oportunidades de fazer mais com o tempo do que nem começar, e perder bons negócios por medo de não conseguir fazer uma estrutura incrível. Vá devagar, mas vá!
37. Faça Diagnósticos de SEO
Um ponto importantíssimo que você precisa levar em conta é a saúde do seu site em relação ao SEO.
Fazer uma boa auditoria de SEO é importantíssimo para o trabalho de marketing digital que tem o site como principal canal de conversão.
Essa auditoria pode parecer difícil demais, mas com a ajuda de um desenvolvedor front-end mesmo você já consegue resolver muitos pontos.
O fundamental é contar com um crawler. O crawler é um programa que você instala no seu computador capaz de fazer a mesma varredura que o Google faz na hora de entender seu site.
Só que o crawler te entrega um relatório. Com esse relatório nas mãos, você consegue entender exatamente quais são os pontos negativos do seu site para o Google.
Depois é só corrigir.
O crawler mais tradicional do mercado hoje é o ScreamingFrog. Ele é bastante poderoso mesmo na versão gratuita.
Através dele, você vai conseguir analisar tanto pontos profundos de tech SEO quanto os mais simples. Uma auditoria básica pode ser feita em um único dia, com mais um na conta para resolver as questões mais urgentes.
Veja o funcionamento do ScreamingFrog na prática:
38. Construa Calendários Editoriais
Manter a estratégia funcionando exige a produção de conteúdo e materiais diversos.
O primeiro passo para a produção de conteúdo comercial é a abertura de uma planilha para criar o seu calendário editorial.
Esse calendário vai mostrar quais são os materiais que vão ser produzidos ao longo do período determinado.
Ele é importante porque todo mundo na empresa precisa saber o que está sendo produzido no marketing, já que o marketing impacta todo mundo também.
Mas mesmo se nem todo mundo quiser saber o que está sendo produzido em relação a conteúdo, os interessados ainda precisam dessa organização para saber quando trabalhar no que.
Temos um texto que não só fala como criar um calendário editorial como também oferece alguns modelos para baixar. Saiba mais:
➡️ Como Fazer um Calendário Editorial? + Modelo Grátis
39. Invista em Ferramentas de CRM e Plataformas de Marketing
Já comece a pesquisar os preços dessas ferramentas antes de colocar qualquer ação em funcionamento.
Isso porque essas ferramentas são absolutamente necessárias no marketing digital avançado hoje.
Se você quer começar pequeno, é melhor procurar ferramentas de marketing e CRMs mais simples do que ignorá-las completamente.
Você vai precisar delas, mais cedo ou mais tarde. Mas não dá para saber exatamente se vai ser ou mais cedo ou mais tarde.
Começando mais cedo, você não perde nada.
Temos dois textos que falam sobre esse assunto já publicados aqui no blog. Saiba mais nos links abaixo:
➡️ 85 Ferramentas de Marketing para Virar o Jogo da sua Equipe
➡️ 19 Melhores Sistemas de CRM de Vendas em 2024 – Lista Atualizada!
40. Saiba Quando Insistir e Quando Desistir
Esse é um dos erros mais comuns do marketing para pequenos negócios: não saber quando é a hora de manter uma estratégia e quando é a hora de… gasp! Matá-la 😬
Algumas ações, campanhas e estratégias não vão dar resultado para o seu nicho, seu produto e a sua marca. E as razões para isso são tão diversas quanto há estrelas no céu.
Algumas coisas simplesmente não funcionam e nem foram feitas para funcionar. É importante ter um bom framework para decidir.
Com um framework assim, você consegue saber quais são os indicadores que mostram a viabilidade de alguma ação.
Esses frameworks partem de teorias de marketing e negócios, e são expressos através de OKRs e KPIs.
Temos dois textos que falam especificamente sobre esses dois conceitos aqui no blog. Acesse para saber mais:
➡️ As Principais Teorias de Marketing para o Mundo Contemporâneo
➡️ 30 KPIs de Vendas, Marketing e CS que os Líderes Querem ver no seu Dashboard
5 Erros no Marketing Para Pequenas Empresas
Agora que você já tem em seu repertório quase 30 estratégias para aplicar em seu planejamento de marketing, nada melhor para completar do que os cinco erros que as pequenas empresas mais comentem nesse âmbito.
Logo abaixo cada um deles está explicado, confira!
1. Não ter um Plano de Marketing
Já falamos aqui sobre a importância dessa tática, afinal, se você não tiver um planejamento, como poderá andar com a sua empresa?
Você precisa se organizar, estabelecer metas e acompanhar métricas para realmente chegar a algum resultado.
2. Investir Tudo na mesma Estratégia
É necessário ter mais de uma opção quando falamos de estratégias de marketing.
Você não precisa “atirar para todos os lados”, mas é necessário investir em mais de uma estratégia para que atinja públicos de canais diferentes e consequentemente gere mais resultados.
3. Priorizar as Redes Sociais e Esquecer do Site
Por mais que estejamos na era das redes sociais, grande parte dos seus clientes o encontrarão nos mecanismos de busca, então sempre mantenha o seu site atualizado.
Além disso, as pessoas podem até achar o seu negócio através das redes, mas, tenha certeza, que em determinado momento eles irão acessar o seu site.
4. Não Medir Resultados
Se você não acompanhar suas métricas, de nada adiantará você fazer previsões para o seu negócio, pois elas não terão embasamento.
Sem medir resultados, você não irá desenvolver sua estratégia de marketing.
5. Ignorar a Concorrência
Ignorar a concorrência é fechar os olhos para aqueles que podem “roubar” seus clientes.
Além disso, uma forma de medir seus resultados é comparar suas métricas com a da concorrência.
Dúvidas Comuns no Marketing para Pequenas Empresas
Ao adentrar em uma área que não é de sua especialidade, como o marketing, é comum que surjam algumas perguntas.
Pensando nisso, a Leadster separou as 3 principais dúvidas que você pode ter ao longo do seu planejamento de marketing!
É caro o marketing para pequenas empresas?
O marketing para pequenas empresas não precisa ser caro, ele deve caber no orçamento de cada um.
O quanto você vai gastar depende da realidade financeira do seu negócio.
Mas ao mesmo tempo, o quanto você vai gastar depende do dimensionamento das suas estratégias de marketing.
Existem trabalhos de marketing que são caros por natureza. Existem os que são baratos. E existem os que são caros ou baratos dependendo da sua dimensão.
Por exemplo: trabalhar o Marketing Inbound não é necessariamente caro. Mas trabalhar marketing de conteúdo com SEO, Redes Sociais e YouTube ao mesmo tempo, como parte de uma estratégia de Inbound, é bastante caro.
Então, o mais importante é entender as estratégias de marketing como um todo antes, para depois você conseguir escolher a que faz mais sentido para a sua realidade.
É Necessário o Marketing para Pequenas Empresas?
Sim. O marketing é essencial para qualquer tipo de negócio.
O marketing é o responsável por toda inteligência mercadológica, promoções, divulgação e vendas de uma empresa, então sim, o marketing é indispensável para pequenas empresas.
A questão é entender exatamente qual é o tipo de marketing que faz mais sentido para a sua empresa.
Existem empresas que não precisam fazer anúncios para ter clientes, por exemplo. Mas também existem aquelas que poderiam ter mais clientes com anúncios e aquelas que não fazem porque não têm estrutura para um aumento das vendas.
“Fazer marketing” é necessário para todas as empresas. Mas não é todo marketing que é necessário para todas as empresas.
Lidando com o Marketing da sua Empresa: Fazer em Casa, Terceirizar ou Usar uma Outra Empresa?
Não existe resposta pronta para essa pergunta.
Tudo vai depender da situação do seu negócio.
Pense em quais seus objetivos, como está o seu orçamento e quais são suas necessidades.
Assim que responder essas três questões, conseguirá definir qual tática é melhor para o marketing da sua empresa.
Existem agências preparadas para fazer todo o trabalho, mas elas acabam tendo custos altos.
Porém, se a agência tiver uma boa reputação e um custo menor do que a contratação in-house, vale a pena fazer o teste.
Lembrando que a contratação interna é um trabalho longo e custoso. Equipes de marketing não são formadas do dia para a noite. O processo é longo e oneroso.
Temos um texto que fala justamente sobre isso aqui no blog. Acesse logo abaixo:
Leia também: É Melhor Contratar uma Agência ou Equipe de Marketing?
Após todas essas dicas, estratégias e explicações, você está mais do que pronto para montar o plano de marketing para sua pequena empresa.
Mas e aí? como escolher as melhores ações, as melhores estratégias, os melhores canais?
Temos a solução perfeita pra isso: conferir os nossos resultados aqui da Leadster!
Você pode, agora mesmo, saber como foi toda a nossa performance em Marketing Digital ao longo de 2023.
No nosso Benchmark Aberto, mostramos quais foram nossos canais de crescimento, quais não deram certo, e o que nós fizemos em cada um.
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